Planejando visitar o Panamá em dezembro? Saiba todas as dicas do mês!
Como é o clima no Panamá em dezembro?
O Panamá possui um clima tropical, apresentando temperaturas quentes e uma alta umidade.
Diferente de outros destinos, o país não tem uma clara divisão das estações do ano. Em geral, o Panamá conta com uma estação seca e chuvosa, sendo a principal diferença climática ao longo dos meses.
Na capital, as temperaturas são estáveis, com poucas variações. Você pode conferir melhor com o gráfico abaixo:
A temperatura no mês de dezembro varia entre 24°C e 30°C, assim como os restante dos meses, visto que a diferença é mínima.
O mês dá início à estação seca, que dura até abril. Nestes meses há menos chuvas, com a média inferior a três dias chuvosos por mês.
Esta é a época perfeita para passear no Panamá, conhecer suas praias paradisíacas e caminhar pelo Casco Viejo sem se preocupar com o mal tempo.
Por outro lado, de maio a novembro acontece a estação chuvosa, com pancadas de chuva em cerca de 13 dias por mês. A temperatura média baixa bem pouco, mantendo o clima quente e úmido.
Vale a pena viajar em dezembro?
Dezembro é um mês bem popular. Ele pertence à alta temporada, período de maior demanda pelos turistas, quando todos os serviços estarão mais caros, incluindo as passagens, hospedagens, pontos turísticos e muitos outros.
Se o seu plano é gastar o menos possível enquanto aproveita a viagem, é preciso fugir da alta temporada. No caso do Panamá, a dica é evitar os meses de dezembro a fevereiro, que são ainda mais buscados devido às férias escolares.
A época mais econômica compreende o período chuvoso no país, que vai de maio a novembro. Porém, os viajantes terão que lidar com as chuvas constantes que podem estragar a experiência praiana.
Uma viagem em abril, por exemplo, pode ser bem econômica, já que o mês não é tão procurado quanto o início do ano. E você ainda terá a chance de aproveitar o clima seco do Panamá.
Veja as melhores dicas de atividades para fazer no Panamá em dezembro:
1. Conheça a Praia Venao
Um paraíso desconhecido do Panamá é a praia Venao, pouco requisitada pelos turistas. Suas areias escuras e seu mar agitado tornam o destino um dos principais para quem procura surfar no Panamá.
Com poucos visitantes, você poderá relaxar pela manhã e visitar algumas das lojas e restaurantes da região pela tarde. E se quiser, confira os locais para acampamento por lá e viva uma viagem diferente de todas as outras!
2. Pratique esportes em Santa Catalina
Similarmente à praia Venao, Santa Catalina também é referência quando se fala de surf. A praia conta com escolas especializadas no esporte que dão aulas aos visitantes e fornecem pranchas para quem precisar.
E espere muita ação: as ondas de Santa Catalina chegam a ter nove metros de altura! Para acessá-la de carro, basta seguir a rodovia Pan-americana saindo da Cidade do Panamá. E ao chegar lá, não se esqueça de estender a sua viagem e dar uma passadinha na ilha de Coiba.
- Descubra onde ficar hospedado na Cidade do Panamá, um dos lugares mais belos da América Central que você precisa conhecer!
3. Celebre o Natal no Panamá
O clima festivo se inicia desde o mês de novembro, quando o país passa por vários feriados consecutivos. No dia 8 de dezembro, os panamenhos comemoram o dia das mães, que por lá é feriado nacional.
Uma semana depois, as expectativas para o Natal se iniciam e a Cidade do Panamá fica repleta de decorações natalinas que enfeitam ainda mais a beleza dos bairros, como o Casco Viejo.
Por ser um país bem ligado ao Cristianismo, a maioria dos panamenhos valoriza bastante o Natal e realizam tradições religiosas antes do dia 25. A partir do dia 16, são separadas nove noites para canções natalinas ligadas ao nascimento de Jesus e muita oração.
Da madrugada do dia 24 ao 25, é realizada a Missa do Galo, que também é bastante popular no Brasil.
Além disso, fique de olhos nos desfiles que costumam acontecer por volta do dia 14, quando as ruas se encherão de carros alegóricos e muitas pessoas estarão trajando roupas temáticas.
Para comemorar o dia 24 e 25, a dica é escolher algum restaurante ou hotel do seu interesse. Tanto um quanto o outro realizam menus e decorações especiais para as festas, sendo uma forma agradável de comemorar por lá. Só não se esqueça de reservar com antecedência.
4. Comemore o Ano Novo no Panamá
Assim como no Natal, a maioria das comemorações acontecem nos restaurantes e nos hotéis à beira da praia. As famílias passam o dia aproveitando a piscina do hotel e à meia noite, haverá a tradicional queima de fogos da virada.
É possível ver os fogos de artifício em locais públicos, como parques naturais e praias. Mas não é comum que tenha shows ao vivo ou outros eventos para acompanhar.
Quem tiver interesse em um Ano Novo marcante e glamouroso, precisa procurar festas privadas que ocorrem em barcos ou participar de um cruzeiro, sendo esta opção perfeita para quem quer conhecer todo o litoral da América Central de uma só vez.
Considere também celebrar o Ano Novo em algum dos arquipélagos paradisíacos do Panamá. San Blas e Bocas del Toro, por exemplo, são destinos procurados pelos turistas durante o ano todo, que proporcionam paisagens sensacionais!
- Gosta de fazer compras? Aproveite que o país é um dos melhores do mundo para isso, e leia já nossa matéria de dicas de compras no Panamá!
5. Relaxe em San Blas
Como dito acima, não perca a chance de conhecer o incrível Caribe do Panamá! O arquipélago de San Blas conta com 365 ilhas paradisíacas e você pode participar de uma excursão de um dia para aproveitá-las!
Localizado a cerca de 2h30 da Cidade do Panamá, as ilhas de San Blas são administradas pelas famílias indígenas da região. E todas elas se assemelham às ilhas retratadas nos filmes de Hollywood, em que você percorre tudo a pé em poucos minutos.
Passar um dia por lá é como estar no paraíso! Se puder, separe ao menos um fim de semana e se hospede nos hotéis locais.
- Dê uma olhada no site da excursão. Eles tem o melhor preço para o passeio e ainda oferecem cancelamento gratuito. Vale muito a pena!
Como economizar nos passeios do Panamá
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos pela internet é a melhor opção – sendo as excursões para as praias ou para qualquer outro lugar. Por isso, a nossa dica é que você garanta seus ingressos com antecedência e online, no conforto de sua casa!
Nós recomendamos que você utilize esse site de Ingressos para o Panamá, que é o que usamos em todas as nossas viagens. Como eles sempre conseguem descontos bacanas em diversos tours por todo o mundo, nós sempre checamos o site deles antes de viajar para garantir os melhores passeios.
A plataforma é bastante segura e conhecida; basta entrar e conferir por si mesmo. Inclusive, há passeio gratuitos que você você pode garantir por lá, como o Free tour pela Cidade do Panamá. É uma ótima maneira de passear de graça durante o seu stopover!
Economize ao máximo na sua viagem ao Panamá:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Panamá, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Panamá da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Panamá. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Panamá, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip de viagem, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Panamá, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!