Quer conhecer o Panamá em novembro? Veja tudo sobre o mês!
Como é o clima no Panamá em novembro?
O clima do Panamá é equatorial e tropical, apresentando temperaturas quentes e uma grande umidade. O país não possui uma clara divisão das estações do ano. Ao invés disso, há a estação seca e a chuvosa.
Na capital, as temperaturas são estáveis, com poucas variações. Você pode conferir melhor com o gráfico abaixo:
Como dissemos acima, há a estação seca, de dezembro a abril, e a chuvosa, de maio a novembro. O primeiro é o período com menos chuvas pelo Panamá, proporcionando um tempo agradável para curtir as praias e arquipélagos paradisíacos.
Novembro é o mês que finaliza a época chuvosa, quando chove por cerca de 13 dias por mês. Vale ressaltar que as chuvas normalmente são curtas, o que não atrapalha os passeios além da praia, uma vez que tende a ficar nublado o dia todo.
A temperatura no mês de novembro varia entre 24°C e 29°C, assim como os restante dos meses. O mês também encerra o período de furacões no país.
De junho até novembro há mais chances do fenômeno ocorrer. Mas não precisa se preocupar! São poucos os furacões no Panamá e a esmagadora maioria ocorre apenas no mar.
Contudo, as regiões de Colón, Chiriquí e Guna Yala são as mais visadas. Se pretende conhecê-las, fique atento à previsão do tempo.
Uma dica que damos é procurar se informar com o Serviço Nacional de Proteção Civil, o órgão responsável por monitorar o tempo e dar os alertas meteorológicos do Panamá, bem como as orientações de segurança durante os eventos climáticos.
Vale a pena viajar em novembro?
Por pertencer à época chuvosa, novembro não é um mês tão popular. Ele faz parte da baixa temporada de viagem, período de menor demanda, quando todos os serviços estarão mais baratos, incluindo as passagens, hospedagens, pontos turísticos e muitos outros.
Se o seu plano é gastar o menos possível, novembro é um mês bem atrativo. E a pouca movimentação de viajantes no mês gera benefícios, como filas de espera menores, mais vagas de estacionamento entre outros.
No entanto, as chuvas constantes podem estragar a experiência praiana, que é um dos principais motivos que atraem os turistas ao país.
Para economizar e aproveitar o clima seco, vale a pena planejar sua viagem para abril, por exemplo. Este mês se distancia do início do ano e seus feriados, como o Carnaval, que atraem muitas pessoas ao país. Há mais chances de promoções de viagens enquanto o clima continua seco.
Veja as melhores dicas de atividades para fazer no Panamá em novembro:
1. Aproveite os tours gratuitos
Que tal participar de excursões com guias especializados totalmente de graça? Basta acessar esse site, que oferece passeios pelo Panamá que agradam a todos os gostos.
Você pode aproveitar o Free tour pela Cidade do Panamá! É uma forma de saber mais sobre a história da cidade e curtir a sua viagem de maneira acessível.
Lembrando que, apesar de serem gratuitos, costuma-se dar algum valor simbólico pelo trabalho do guia.
2. Faça uma excursão às Grutas de Bayano
Criadas em 1976 para fornecer energia elétrica, as Grutas de Bayano são formações rochosas, com uma rica fauna panamenha. Morcegos, répteis e aranhas os acompanharam no passeio.
E o melhor de tudo é que o tour está disponível com guia em português, facilitando a experiência do turista. Dê uma olhada no site e confira mais detalhes da excursão.
- Descubra um jeito de sair do aeroporto do Panamá com total segurança! Conheça os serviços de transfer nas cidades do Panamá!
3. Confira as festividades do mês
O mês de novembro abriga quatro datas importantes para o país: o dia 3 é marcado pela separação do Panamá da Colômbia; o dia 4 é o dia da Bandeira, o dia 10 é o Grito da Independência e por fim, no dia 22 é comemorada a independência do país do governo espanhol.
Esta última data é celebrada com desfiles cívicos e militares, em trajes típicos. Bandas marciais e atividades culturais marcam a festividade, que exalta o orgulho nacional panamenho.
4. Visite a Zona livre de Colón
Quer comprar produtos gastando pouco? Visite a Zona livre de Colón, a maior zona de livre comércio da América e a segunda maior de todo o mundo, perdendo apenas para Hong Kong.
Em Colón, a mercadoria de diversos países está disponível por preços bem mais baixos, visto que é uma zona livre de imposto.
Você encontrará eletrônicos, bolsas, cosméticos, utilidades domésticas, roupas, joias, perfumes, artigos infantis e muitos outros! É o local ideal para renovar o guarda-roupa e comprar presentes para os amigos e familiares.
Para facilitar a visita, participe de um tour de compras por lá! Nesta excursão, eles te buscam diretamente no seu hotel e o levam até Colón.
5. Caminhe pelo Parque Nacional de Coiba
O Parque Nacional de Coiba é uma grande reserva marinha localizada na costa do Pacífico, declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 2005. Você pode visitar a Ilha de Coiba de barco, saindo de Santa Catalina, em um percurso de pouco mais de uma hora.
Caminhe pela floresta tropical local completamente preservada, abrigando aves, iguanas, crocodilos e macacos nativos.
Além disso, participe de atividades de mergulho e veja de perto a grande biodiversidade marinha da reserva!
Como economizar nos passeios do Panamá
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos pela internet é a melhor opção – sendo as excursões para as praias ou para qualquer outro lugar. Por isso, a nossa dica é que você garanta seus ingressos com antecedência e online, no conforto de sua casa!
Nós recomendamos que você utilize esse site de Ingressos para o Panamá, que é o que usamos em todas as nossas viagens. Como eles sempre conseguem descontos bacanas em diversos tours por todo o mundo, nós sempre checamos o site deles antes de viajar para garantir os melhores passeios.
A plataforma é bastante segura e conhecida; basta entrar e conferir por si mesmo. Inclusive, há passeio gratuitos que você você pode garantir por lá, como o Free tour pela Cidade do Panamá. É uma ótima maneira de passear de graça durante o seu stopover!
Economize ao máximo na sua viagem ao Panamá:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Panamá, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Panamá da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Panamá. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Panamá, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip de viagem, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Panamá, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!