Descubra como é o Panamá em setembro e as melhores dicas de passeios!
Como é o clima no Panamá em setembro?
O clima do Panamá é equatorial e tropical, apresentando temperaturas quentes e uma grande umidade. Além disso, o país não possui uma clara divisão das estações do ano.
Ao invés das estações tradicionais, há a divisão entre a época seca e a chuvosa.
Para exemplificar, confira as temperaturas na capital, Cidade do Panamá. De acordo com o gráfico abaixo, a variação é mínima ao longo do ano:
A temperatura no mês de setembro varia entre 25°C e 30°C. O mês pertence à estação chuvosa, época em que há grande incidência de chuvas pelo país. A média estimada é que chova por 13 dias a cada mês.
O período chuvoso dura de maio até novembro. Vale ressaltar que as chuvas normalmente são curtas, o que não atrapalha os passeios além da praia, uma vez que tende a ficar nublado o dia todo.
Consequentemente, a estação seca é a época perfeita para visitar as praias paradisíacas do Panamá, sem se preocupar com o mal tempo.
O mês de setembro também pertence ao período de furacões no país, que se encerra em novembro, ao final da estação chuvosa. Mas não precisa se preocupar! São poucos os furacões no Panamá e a esmagadora maioria ocorre apenas no mar.
Contudo, se você viajar para as regiões de Chiriquí, Colón e Guna Yala, não deixe de conferir a previsão do tempo. Estas zonas costumam ser as mais afetadas pelos tufões.
Uma dica que damos é que fique atento aos avisos do Serviço Nacional de Proteção Civil, o órgão responsável por monitorar o tempo e dar os alertas meteorológicos do Panamá, bem como as orientações de segurança durante os eventos climáticos.
Vale a pena viajar em setembro?
A estação seca é o período mais popular, a alta temporada de viagens. Todos os serviços encarecem, como as passagens aéreas, hospedagens, pontos turísticos e muitos outros.
Se quiser gastar o menos possível, você precisa se planejar para a baixa temporada, que coincide com a época chuvosa.
Ou seja, setembro é um mês econômico para conhecer o Panamá. Há menos visitantes e mais chances de promoções de turismo. Além disso, devido à baixa procura, os estabelecimentos e pontos turísticos enfrentam poucas filas e mais vagas de estacionamento.
Existem muitas vantagens para o viajante que optar pelo mês de setembro. No entanto, as chuvas constantes podem estragar a experiência praiana, que é o mais buscado no Panamá.
De modo geral, o mais indicado é conhecer o país na estação seca. Vale a pena optar por um mês como abril, por exemplo, que pertence ao período sem chuvas mas não é tão popular quanto o restante do ano, podendo gerar mais promoções de viagem.
Veja as melhores dicas de atividades para fazer no Panamá em setembro:
1. Confira a Feira do Mar em Bocas del Toro
Os turistas em Bocas del Toro podem se divertir na Feira Internacional do Mar, realizada anualmente em setembro.
A praia Istmito, local sede do evento, fornece barraquinhas de comida e artesanato, atividades para toda a família, apresentações culturais e competições aquáticas à beira-mar.
2. Participe de um ônibus turístico no Panamá
Que tal descobrir a Cidade do Panamá de uma maneira diferente? Você pode percorrer os principais pontos da cidade com um ônibus de turismo.
Ele disponibiliza 13 paradas em lugares como o Albrook Mall e o Biomuseu. E o melhor de tudo é que ao longo do trajeto são transmitidos comentários gravados em português, o que facilita muito para quem não fala bem outra língua.
- Saiba como é o ônibus turístico pela Cidade do Panamá!
- Descubra onde ficar hospedado na Cidade do Panamá, um dos lugares mais belos da América Central que você precisa conhecer!
3. Faça compras no Metromall
A apenas 15 minutos do aeroporto está o Metromall, um centro comercial de 80.000 m² com muitas lojas imperdíveis. É o local ideal para quem quer fazer compras rapidamente durante as poucas horas da conexão do seu voo.
As marcas que você certamente verá no Metromall são: Adidas, Calvin Klein, Converse, Crocs, Levi’s, Puma, Victoria’s Secret, Tommy Hilfiger e muitas outras.
Já na sua praça de alimentação, estão muitos nomes de dar água na boca: Burger King, Domino’s, KFC, McDonald’s, Taco Bell, Subway, além de várias redes nacionais deliciosas!
O horário de funcionamento vai de segunda a sábado, das 10h às 20h. E domingo, das 11h às 19h.
4. Curta os melhores bares de Bocas del Toro
Não se engane pensando que Bocas del Toro são apenas praias e belezas naturais. O arquipélago possui bares imperdíveis para você aproveitar o melhor da noite, dançando uma boa música ao vivo e experimentando os melhores drinks.
O Aqua Lounge é um dos locais mais requisitados do arquipélago e não é à toa: é o lugar ideal para quem quer festas com muita animação. Já o Toro Loco Sports Bar promove um ambiente aconchegante para amigos conversarem e jogarem cartas enquanto assistem partidas de futebol na TV.
- Dê uma conferida na nossa matéria sobre os melhores bares de Bocas del Toro e escolha um para agitar a sua noite!
5. Percorra a Cinta Costera
A Cinta Costera é um calçadão que une a área moderna da cidade com o antigo Casco Viejo. São mais de 3 quilômetros de extensão, rodeados por parques naturais encantadores.
A nossa sugestão é pedalar pela Cinta Costera, que segue pela avenida Balboa, a principal avenida da cidade. Ela oferece uma vista impressionante do oceano pacífico!
Como economizar nos passeios do Panamá
Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos pela internet é a melhor opção – sendo as excursões para as praias ou para qualquer outro lugar. Por isso, a nossa dica é que você garanta seus ingressos com antecedência e online, no conforto de sua casa!
Nós recomendamos que você utilize esse site de Ingressos para o Panamá, que é o que usamos em todas as nossas viagens. Como eles sempre conseguem descontos bacanas em diversos tours por todo o mundo, nós sempre checamos o site deles antes de viajar para garantir os melhores passeios.
A plataforma é bastante segura e conhecida; basta entrar e conferir por si mesmo. Inclusive, há passeio gratuitos que você você pode garantir por lá, como o Free tour pela Cidade do Panamá. É uma ótima maneira de passear de graça durante o seu stopover!
Economize ao máximo na sua viagem ao Panamá:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria sobre como viajar barato para o Panamá, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos do Panamá da forma mais barata e segura – para os passeios, museus e os combos de ingresso. Dá para economizar muito!
- Carro: se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Panamá. Dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Dólares: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Panamá, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip de viagem, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Panamá, para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor e mais barato seguro viagem.
- Transfer: precisa de um, do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!