Veja qual o idioma falado na Argentina, para se planejar na hora em que for se comunicar em uma viagem pelo país. Esse é um dos primeiros pontos que você precisa saber, quando for definir a cidade argentina em que irá visitar.
História por trás do idioma na Argentina
Para iniciar este texto sobre qual o idioma falado na Argentina, vamos contextualizar historicamente sobre o assunto. A partir da colonização espanhola na América Latina, cada país adaptou sua língua ao fundir a dos povos indígenas com o espanhol. Se na Espanha, por exemplo, já não se fala apenas o espanhol original, imagina em outro continente e no extremo sul do mundo.
Por isso, saiba que o espanhol falado na Argentina é o chamado espanhol latino, que teve sua origem no castelhano. O termo castelhano se deu quando os Reis de Castela reinavam a Espanha e a língua foi apelidada para homenageá-los. Com o passar do tempo, a língua da Argentina, do Uruguai e de uma parte do Chile se diferenciaram em alguns aspectos.
Pronúncias na Argentina
Em resumo, o idioma falado na Argentina é o espanhol latino. E, lá, existem algumas pronúncias que você precisa saber. Neste país, o pronome “tu”, segunda pessoa do singular, é pouquíssimo utilizado. Além disso, o povo na Argentina usa o “vos”, segunda pessoa do plural, o que faz com que a língua fique mais formal.
Uma outra pronúncia que é legal você saber é que quando for se referir a segunda pessoa do plural, na Argentina, é utilizado o “ustedes”. Então, não estranhe se ouvir isso por lá. Por fim, saiba que as gírias “Que julepe” (“Que medo”) e “Ni fu ni fa” (“Nem fede nem cheira”) são bastante comuns no país.
Dicas extras sobre o idioma na Argentina
- Rivalidade apenas dentro de campo: Mesmo que exista uma rivalidade no futebol, entre Argentina e Brasil, saiba que no idioma isso não acontece. O Brasil, Uruguai e Chile representam algo em torno de 53% do turismo na Argentina. Portanto, se você for até lá, pode ficar tranquilo, pois o português brasileiro é compreendido e muitos argentinos são solícitos na explicação do idioma.
- Uma curiosidade é que cerca de 40 milhões de pessoas na Argentina falam o espanhol latino.
- Para facilitar a sua comunicação quando for à Argentina e até mesmo para ajudar em tudo o que for fazer por lá, a dica de ouro é: esteja sempre com o celular com Internet, ande com dicionários e mapas e procure fazer algumas aulas de espanhol antes da viagem.
Economize ao máximo na sua viagem à Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!