Quando ir para a Sicília: meses de alta e baixa temporada

Ilha Isola Bella em Taormina na Sicília

Saiba quando ir para a Sicília com as opções dos meses de alta e baixa temporada!

Alta temporada na Sicília

Nos meses de verão, sobretudo entre junho e setembro, a Sicília entra na alta temporada, atraindo turistas de todo o mundo. Vale dizer que as temperaturas são elevadas, variando de 25°C a 35°C, com altas de calor, principalmente em julho e agosto. 

Isso significa que é o período ideal para aproveitar as praias da região, como as de San Vito Lo Capo, Taormina e Cefalù, famosas pela beleza natural e águas cristalinas. 

Porém destacamos que essa também é a época mais movimentada, o que pode significar preços mais altos em hospedagem e atrações turísticas cheias.

Praia em Taormina na Sicília

Dicas para alta temporada

Como já dissemos, a alta temporada tende contar com preços mais elevados, sobretudo os hotéis. Nossa principal dica para economizar é fazer a pesquisa e reserva com antecedência e usar esse Buscador de hotéis. Nele, que é um dos mais seguros e conhecidos do mundo, você poderá ver boas opções com preços muito atrativos.

Outra recomendação para a alta temporada por lá é participar daas festas típicas, como a Festa de Santa Rosália em Palermo (em julho). Também é bem interessante participar de festivais culturais, passeios a pé pelos sítios arqueológicos, como o Vale dos Templos em Agrigento, e a escalada do Monte Etna.

No entanto, é importante estar preparado para enfrentar o calor intenso, especialmente nas cidades históricas, onde as ruas podem ficar bastante quentes. Assim, é recomendável usar roupas mais leves e se manter hidratado.

Festa de Santa Rosália em Palermo

Baixa temporada na Sicília

Já se você quer evitar as grandes multidões e os preços mais altos, a baixa temporada, que vai de outubro a maio, pode ser o momento perfeito para visitar a Sicília.

Durante a primavera (março a maio) e o outono (outubro a novembro), o clima é mais ameno, com temperaturas variando de 15°C a 20°C, tornando as caminhadas e passeios ao ar livre muito mais agradáveis.

Além do mais, os preços de hospedagem e passagens tendem a ser mais acessíveis, já que o número de turistas é menor.

Cidade de Palermo

Dicas para a baixa temporada

A baixa temporada é ótima para conhecer o Vale dos Templos, em Agrigento, e a Catedral de Monreale, em Palermo, sem multidões. Além do mais, os preços de hotéis e restaurantes são mais acessíveis.

Já os mercados locais, como o Mercato di Ballarò, oferecem uma imersão na cultura local, com ingredientes e pratos típicos da estação. Portanto, vale muito a pena inserir esses mercados em seu roteiro de viagem.

Também aproveite para visitar museus como o Museu Arqueológico de Siracusa e o Museu Bellini em Catania. Se você gosta de conhecer mais da culinária local em suas viagens, saiba que essa é a melhor época para provar pratos quentes, como massas com ricota e o caponata.

Inclusive, uma boa dica é reservar e garantir os passeios com antecedência. Desse modo é possível economizar ainda mais na baixa temporada. Se interessou? Clique aqui e veja uma agência que sempre usamos!

Catania

Afinal, qual é o melhor mês para ir à Sicília?

A escolha do melhor mês para visitar a Sicília depende do tipo de experiência que você busca, como pontuamos acima. Se o seu objetivo é aproveitar praias e festivais culturais animados, os meses de maio a setembro oferecem dias quentes e longos.

Por outro lado, se você prefere explorar as cidades históricas, conhecer a culinária local e visitar sítios arqueológicos sem a agitação da alta temporada, os meses de abril, outubro e início de novembro são excelentes opções.

Portanto, sua escolha entre os meses estará muito condicionada ao que se pretende fazer por lá. Algo que também vale a pena verificar é o preço das passagens na baixa e alta temporada, essa também pode ser uma forma de escolher seu estilo de viagem.

Nós recomendamos esse comparador de passagens aéreas para fazer uma busca ativa e melhorar o seu planejamento!

Taormina

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!