Quantos dias ficar em Puerto Natales?

Veja quantos dias ficar em Puerto Natales. Como a região é cheia de bons atrativos, é comum surgir dúvidas sobre o tempo ideal para curtí-la.

Qual é o tempo mínimo para ficar em Puerto Natales?

Para abrir esta matéria sobre quantos dias ficar em Puerto Natales, decidimos falar do tempo mínimo para a sua estadia. Então, saiba que o ideal é ficar, pelo menos, 1 dia completo na cidade. Dessa forma, dá para você aproveitar os melhores atrativos de lá – mesmo que seja com um roteiro breve.

Portanto, ao preparar o seu cronograma de 24h em Puerto Natales, é muito importante ter em mente quais são as principais atrações que você quer conhecer. Assim, organizando a sua lista de prioridades, você não irá perder muito tempo procurando os locais e decidindo como chegar até eles.

Ademais, caso você esteja pensando em usar a cidade como ponto de partida para conhecer mais da Patagônia chilena, ou um dos atrativos do Parque Nacional Torres del Paine, indicamos que entre em contato com a Ciatrip. Ela é uma empresa brasileira que realiza muitos passeios e excursões bate-volta saindo de Puerto Natales, com roteiros ótimos e guias atenciosos.

Para contatar a Ciatrip e conhecer os passeios de 1 dia oferecidos por ela, como a Navegação por Balmaceda e Serrano e a Navegação pelo Glaciar Grey, basta clicar aqui. Através desse link, você será redirecionado ao Whatsapp da empresa, onde poderá tirar todas as suas dúvidas e garantir o seu tour de forma rápida, prática e segura.

Sugestão de roteiro de 1 dia completo em Puerto Natales

Para ajudar no seu planejamento de 1 dia em Puerto Natales, montamos um roteiro completo para que você consiga aproveitar ao máximo o seu tempo por lá.

  • Pela manhã:

Logo ao acordar em Puerto Natales, bem cedinho, sugerimos que você vá até o MENTA CAFE. Essa é uma pequena cafeteria localizada na Rua Manuel Baquedano, número 755, e serve diversas delícias, como doces, empanadas, cafés, chás e pães. Assim, você terá um excelente café da manhã.

Depois, caminhe pela principal praça pública de Puerto Natales, a Plaza de Armas. Rodeada por prédios históricos, igreja, hotéis, agência de turismo, cafés, restaurantes e lojinhas, ela é um ótimo local para passeios tranquilos e para apreciar a bela arquitetura.

Além disso, a Plaza de Armas é um verdadeiro ponto de encontro na cidade. Isso porque, eventualmente, ela sedia pequenos eventos culturais e apresentações artísticas, e costuma abrigar uma ótima feirinha de artesanatos. E, a partir dela, também é muito fácil caminhar até o calçadão da orla, onde é possível ter vistas maravilhosas do mar e das montanhas ao redor.

  • À tarde:

Saindo da orla de Puerto Natales, caminhe em direção ao Museu Histórico Municipal, que fica na Rua Manuel Bulnes, número 285. A entrada nele custa 2.000 pesos chilenos e garante o acesso completo às instalações, onde existe uma coleção de peças que foram utilizadas durante a pré-história e a colonização da região. Esse é, sem dúvidas, um passeio muito valioso.

Agora, para o almoço, vá até a Rua Hermann Eberhard, número 354, onde fica o Restaurante Ultima Esperanza. No menu, você vai ver muitos pratos servidos com marisco, já que é a especialidade da casa. Porém, há outros bons frutos do mar e comidas tradicionais da Patagônia. O preço médio das refeições, por pessoa, fica entre 20.000 e 25.000 pesos chilenos.

Depois dessa pequena pausa para o almoço, faça uma visita à Cueva del Milodón, um dos atrativos mais surpreendentes da região. A caverna, localizada a cerca de 24 km do centro de Puerto Natales, abriga uma réplica do Milodón, um animal pré-histórico semelhante a uma preguiça gigante. Além disso, o local tem trilhas curtas que levam a lindos mirantes naturais.

  • À noite:

Ao cair da tarde, volte para a cidade e faça uma caminhada pela Avenida Pedro Montt, onde fica a orla. Este local que, inclusive, é um dos melhores onde ficar hospedado, é bastante tranquilo, sendo possível admirar o pôr do sol e, ao fundo, as cadeias montanhosas que cercam a região, com destaque para os morros Balmaceda, Mocho, Tenerife, Ballena e Benítez.

Lá, também é muito fácil encontrar aves lindas, como as gaivotas, os cisnes de pescoço negro, os corvos-marinhos e os flamingos. E, ao longo do caminho, você vai passar por espaços fantásticos, como o píer Muelle Histórico e as esculturas Monumento La Mano e Monumento al Viento. Ou seja, aproveite para tirar muitas fotos.

Para fechar este dia com chave de ouro, que tal ter um jantar delicioso em um dos melhores lugares onde comer em Puerto Natales? Pois bem, estamos falando do restaurante La Lenga, situado na Rua Barros Arana, número 88. Comandado pelo chef Rodrigo San Martin, ele tem o foco na culinária chilena, com um toque contemporâneo.

Dessa forma, o chef e a equipe conseguem criar pratos incríveis, muito bem servidos e super saborosos, que, inclusive, podem ser acompanhados por bons vinhos. E se você gosta de saber qual é o prato mais pedido do restaurante, aqui está a resposta: é a costela de cordeiro, servida na chapa e com uma cobertura de molho de chocolate.

IMPORTANTE: para uma viagem a Puerto Natales, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Qual é o tempo ideal para ficar em Puerto Natales?

Se você está viajando para Puerto Natales com o tempo livre, um bom orçamento e muita vontade de conhecer os atrativos da Patagônia, dá para aproveitar muito ficando de 10 a 15 dias na cidade. No entanto, se esse período for demais para o seu planejamento, saiba que muitos turistas conseguem curtir bastante com uma viagem de 5 dias completos por lá.

Sugestão de roteiro de 5 dias completos em Puerto Natales

Veja, abaixo, a nossa sugestão de roteiro de 5 dias explorando a cidade de Puerto Natales e as redondezas.

  • 1º dia em Puerto Natales:

A melhor forma de começar este 1º dia em Puerto Natales é explorando a própria cidade. Então, logo pela manhã, achamos que uma caminhada pela Avenida Pedro Montt, que contorna a orla, é ideal, e você estará de frente para o lindo fiorde Última Esperanza.

O percurso pela Avenida Pedro Montt também leva a esculturas icônicas de Puerto Natales, como o Monumento al Vento, que simboliza a força dos ventos patagônicos, e o Monumento la Mano, que é de uma mão surgindo do solo e representa a conexão do ser humano com a terra. Seguindo pela orla, é possível chegar ao píer Muelle Histórico, um dos pontos mais fotografados da cidade.

À tarde, vale a pena visitar o Museu Histórico Municipal, que conta a história dos povos indígenas que habitavam a região, além do processo de colonização europeia. Nele, a entrada custa 2.000 pesos chilenos e nós garantimos que vale a pena. Já no fim do dia, vá até a Plaza de Armas, onde você passará por prédios históricos, igreja, hotéis, cafés, restaurantes e lojinhas.

Píer Muelle Histórico em Puerto Natales
  • 2º dia em Puerto Natales:

Neste 2º dia, o que acha de reservar a manhã e a tarde para visitar um dos pontos mais legais da região? Estamos falando da caverna Cueva del Milodón, que está localizada a cerca de 25 km do centro da cidade. Ela ganhou fama após a descoberta dos restos do Milodón, um animal pré-histórico semelhante a uma preguiça gigante que habitava a Patagônia há milhares de anos.

A área também conta com trilhas curtas que levam a outros atrativos naturais, como a Silla del Diablo, uma formação rochosa com vista panorâmica da paisagem, e há um pequeno museu. Ou seja, esse passeio é uma verdadeira aula de história e de paleontologia, sendo ideal para que você conheça mais sobre a fauna que, uma vez, habitou a região. 

Já no fim da tarde, após o seu retorno a Puerto Natales, vá até o Pueblo Artesanal Etherh Aike. Ele é um mercado de artesanatos incrível, reunindo 24 artesãos que trabalham com diferentes técnicas, entre elas a madeira, o lã, o couro e a ourivesaria.

Lá, você vai ter a oportunidade de conhecer de perto a arte local, e, também, conversar com os artesãos e ouvir suas histórias. Ou seja, o local é um ótimo espaço para quem gosta de, realmente, ficar por dentro das tradições da região, além de ser um lugar perfeito para comprar lembrancinhas e souvenirs da viagem.

Pueblo Artesanal Etherh Aike em Puerto Natales
  • 3º dia em Puerto Natales:

Chegamos ao 3º dia em Puerto Natales e nós achamos que você deve fazer o passeio de barco pelo fiorde Última Esperanza. À bordo da embarcação, é impossível não se encantar com as geleiras, as montanhas e as cachoeiras impressionantes. Mas, o ponto alto é a navegação por Balmaceda e Serrano, 2 glaciares que ficam dentro do Parque Nacional Bernardo O’Higgins.

Inclusive, para fechar esse e muitos outros passeios saindo de Puerto Natales, com uma excelente agência de turismo, basta clicar aqui. Através desse link, você será redirecionado ao Whatsapp da empresa Ciatrip, que, para nós, é a melhor de todas. E, assim, será possível tirar todas as suas dúvidas e garantir o seu tour de forma rápida, prática e segura.

Glaciar Balmaceda no Parque Nacional Bernardo O’Higgins

IMPORTANTE: uma dica essencial para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações de Puerto Natales é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois, veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é a melhor região e como você pode economizar muito com o hotel.

  • 4º dia em Puerto Natales:

Estamos chegando ao fim deste roteiro de 5 dias em Puerto Natales, mas, não se preocupe, pois o melhor ainda está por vir. Sendo assim, neste penúltimo dia, faça o tour pelo Parque Nacional Torres del Paine. Ele é uma das melhores atrações da Patagônia chilena, conquistando todos com suas lindas montanhas, torres de granito, lagos e glaciares. É uma verdadeira maravilha.

Contratando esse tour pelo Parque Torres del Paine saindo de Puerto Natales, com a Ciatrip, o transfer irá buscar você no seu hotel entre às 7h e às 8h. Já o retorno será às 16h30. A 1ª parada do passeio é em Cerro Castillo, que é a capital do município de Torres del Paine.

Depois, a excursão segue até chegar ao Mirante do Lago Sarmiento, que conta com uma paisagem incrível e é excelente para tirar muitas fotos. Inclusive, se o clima permitir, será possível ter uma vista panorâmica das Torres del Paine e, também, do reflexo delas na água.

Seguindo o percurso do tour, você conhecerá o Mirante Lagoa Amarga. Nele, é possível observar mais de perto as torres, a lagoa e os flamingos que habitam o local. Além disso, é ali que você entrará, de fato, na área do Parque Nacional Torres del Paine, indo em direção ao Lago Nordenskjöld e ao Salto Grande.

Após essa parada, temos a visita ao Mirante do Lago Pehoé e, depois, ao Lago Grey. Lá, você terá um tempo livre para almoçar (valor não incluso no pacote) e caminhar pela praia, que oferece uma vista belíssima do maciço Paine e da Geleira Grey.

Por fim, a excursão levará você e o grupo à Cueva del Milodón. Neste espaço, que é composto por 3 grutas, há vestígios do Milodón, um animal pré-histórico cujos restos mortais foram encontrados há mais de 100 anos. Esse local irá fechar com chave de ouro o seu tour pelo Parque Torres del Paine saindo de Puerto Natales. Completíssimo, não acha?

Lago Grey no Parque Nacional Torres del Paine
  • 5º dia em Puerto Natales:

Neste 5º e último dia em Puerto Natales, pela manhã, uma excelente opção é a trilha do Cerro Dorotea. Para você ter uma ideia, ele é um dos destinos mais fascinantes para quem ama a natureza, e conta com um ótimo mirante, que oferece excelentes vistas panorâmicas da cidade, do fiorde Última Esperanza, do Golfo Almirante Montt e da estepe patagônica do lado argentino.

Depois, siga até a Laguna Sofia para encerrar com chave de ouro o seu passeio na região. Situada a cerca de 40 km de distância do centro da cidade de Puerto Natales, ela é uma pequena lagoa de águas calmas e cristalinas, cercada por um cenário de belas montanhas e lindas vegetações.

A área ao redor da Laguna Sofia é marcada por um ambiente quase que intocado, fazendo com que o espaço seja perfeito para quem deseja escapar um pouco da cidade e se conectar com a natureza. Além disso, a lagoa é ótima para a observação de aves, já que a área ao redor abriga várias espécies, como os cisnes de pescoço negro, os patos e outras aves aquáticas.

Os visitantes mais aventureiros também se divertem bastante por lá, já que o local tem várias trilhas, com um terreno relativamente plano e fácil de percorrer. E os fotógrafos amam a Laguna Sofia, pois a paisagem é uma verdadeira obra prima, excelente para capturar imagens impressionantes.

Laguna Sofia em Puerto Natales

Como montar um roteiro por Puerto Natales?

Você pode seguir os roteiros que citamos acima ou, se preferir, montar o seu por conta própria. Neste último caso, é preciso definir o objetivo da viagem, escolher a melhor época do ano para ela, pensar no orçamento disponível e estabelecer as prioridades entre os locais que você faz questão de conhecer.

Para ajudar você a montar o seu roteiro por conta própria, leia a nossa matéria sobre como planejar uma viagem a Puerto Natales. Nela, há informações super úteis sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios e tudo que você precisa saber para planejar a sua viagem da melhor forma possível.

Economize ao máximo na sua viagem a Puerto Natales e ao Chile:

  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então, garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. Com toda a certeza, é mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Puerto Natales para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel em Puerto Natales? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!