Roma em março: Dicas, clima e o que fazer!

Afinal, como é Roma em março? Fique por dentro de todos os detalhes!

Como é o clima de Roma em março?

Capital da Itália, Roma possui o clima mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e invernos rigorosos para os brasileiros. As quatro estações são bem definidas e suas diferenças podem interferir no objetivo da sua viagem.

Março é o mês que encerra o inverno em Roma, a época mais fria do ano. Para compreender melhor, confira o gráfico abaixo com mais informações sobre a temperatura ao longo dos meses na cidade:

Gráfico das temperaturas médias anuais em Roma

Como dito acima, março faz a transição do inverno para a primavera, apresentando temperaturas entre 6°C e 16°C. À medida que o tempo passa, os dias tornam-se mais ensolarados e as noites frescas, porém suaves.

Apesar de ter finalizado o inverno, as chuvas ainda são numerosas, principalmente quando comparadas ao verão. Por isso, fique atento às previsões meteorológicas e leve sempre consigo guarda-chuva.

Com o fim da neve, aproveite para explorar as ruas, jardins e monumentos ao ar livre de Roma! Inclusive, uma visita que você não pode perder é o Coliseu de Roma, um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo inteiro.

  • Para se ter uma ideia, o Coliseu recebe cerca de 4 milhões de visitantes todos os anos. Se puder, garanta seus ingressos com antecedência antes mesmo de chegar à Itália.
Vista da área do Coliseu de Roma na Itália

 Para uma viagem na primavera, leve na mala roupas quentes, bem como roupas mais leves, para os dias mais quentes.

Onde comprar os ingressos de Roma e da Itália?

Vamos te dar várias dicas de como economizar muito na compra dos ingressos e passeios. Vai sair realmente mais barato!

Dica da antecedêcia: comprar antes, pela internet, é sempre mais barato! Nas bilheterias, além de ser mais caro, pode já ter esgotado o ingresso, para o dia desejado. E você perde um tempo precioso na fila.

Dica do IOF: Se comprar no site oficial das atrações, será uma compra na moeda do outro país. Você vai pagar os 3.5% de IOF e não poderá parcelar. Procure sites que já possuem pagamento em reais.

Um site que nós temos utilizado muito em todas as viagens é esse aqui. Ele é um dos maiores do mundo e possui todos os ingressos e passeios por lá. Ele já é um dos lugares mais baratos, mas a maior vantagem dele, é que você já pode pagar em reais (evitando o IOF) e pode parcelar. Outras vantagens:

  • Free tours: ele ofere tours gratuitos na maioria das cidades turísticas. Você só paga uma gorjeta para o guia no final do passeio.
  • Cancelamento gratuito: você pode cancelar seu ingresso sem custo algum.
  • Transfer: lá você encontra também o transfer do aeroporto até o hotel. As vezes sai mais barato que táxi, você já paga adiantado (o que evita os golpes de táxistas com turistas), ele já sabe o seu destino final e o motorista te espera com uma placa com seu nome, na saída do desembarque. Muito fácil e seguro, para chegar ao hotel com segurança e sem perrengues.
  • Atendimento em português: dão suporte 24h e em português, caso precise entrar em contato.

Os passeios mais vendidos desse destino:

E não se esqueça, que aqui no Guia de Roma, tem um guia atualizado e completo, com tudo o que você precisa para planejar sua viagem, pagando mais barato em tudo. Dicas como essa do ingresso, mas para hotel, transportes, seguro, comida, chip e toda a viagem.

Vale a pena viajar em março?

Sim! O mês de março, assim como toda a primavera, é uma ótima época para conhecer Roma. Isto pois o clima fica bem mais agradável do que o inverno, e os preços não estão tão caros quanto no verão.

Em média, o mês de março não é tão atraente para os viajantes, como os meses do verão, por exemplo. Consequentemente, Roma fica com menos movimento, o que gera poucas filas e lotações nos restaurantes, hotéis e pontos turísticos.

Saiba tudo sobre o que fazer em Roma em março:

1. Visite o Coliseu de Roma

Como destacamos acima, um dos mais famosos pontos turísticos em Roma é o Coliseu, sendo quase uma parada obrigatória para quem vai à cidade.

Ele foi construído em 72 d.C e servia como uma arena para apresentações de lutas entre gladiadores e animais ferozes.

Contratando um tour, você aprende toda a história deste monumento importantíssimo da história da humanidade!

2. Participe da Maratona de Roma

Um evento bem bacana de março é a Maratona de Roma, que apesar de ser uma simples corrida, apresenta uma das melhores vistas do planeta. Enquanto realiza o percurso, você verá de perto o Coliseu, os Fóruns Imperiais, a Basílica de São Pedro, o Castel Sant ‘Angelo, a Piazza del Popolo e muitos outros pontos turísticos marcantes de Roma!

Ou seja, a maratona será uma maneira saudável e desafiadora de conhecer a cidade! Não perca!

3. Jogue uma moeda na Fontana di Trevi em Roma

A famosa Fontana di Trevi já foi cenário de diversos filmes e é um ponto turístico imperdível da cidade!

O local é sempre bastante frequentado e reza a lenda que ao jogar uma moeda na fonte seu desejo será realizado, além de que você retornará a cidade.

4. Caminhe pela Praça de São Pedro (Piazza San Pietro)

A Praça de São Pedro é o coração do Vaticano. Projetada por Gian Lorenzo Bernini no século XVII, a praça é famosa por suas colunatas imponentes e pela vista deslumbrante da Basílica de São Pedro ao fundo. É o local onde multidões se reúnem para as bênçãos papais.

Praça de São Pedro (Piazza San Pietro) no Vaticano


5. Aprecie a Villa Borghese em Roma

Para quem busca apreciar a natureza, uma ótima opção é ir à Villa Borghese. O local é um parque belíssimo que possui muitas atrações, além de área verde, jardins, fontes e lagos.

Ele é considerado como um dos maiores parques urbanos de Roma e possui outros atrativos como o Bioparco, um pequeno zoológico, e o Museo Carlo Bilotti, um museu de arte moderna.

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!