Roteiro de 3 dias pela Áustria

Veja o melhor roteiro de 3 dias pela Áustria. Fizemos um planejamento que vai te permitir conhecer o principal do país em pouco tempo!

Roteiro de 3 dias pela Áustria

Veja o melhor roteiro de 3 dias pela Áustria. Fizemos um planejamento que vai te permitir conhecer o principal do país em pouco tempo!

Dia 1: Viena

Como Viena é o ponto de chegada mais provável, porque os voos para a Áustria costumam pousar no aeroporto da capital, vamos começar nosso roteiro de 3 dias por lá. Tente reservar um voo que chegue cedo, assim você consegue deixar sua bagagem no hotel e sair para curtir o dia.

Inclusive, não se esqueça de se hospedar em uma boa região para se locomover com facilidade – veja todas as dicas na nossa matéria de onde ficar em Viena.

Aliás, a gente tem uma dica para você conseguir encontrar o melhor voo. Use um comparador de passagens aéreas. Esse do link é o que usamos em todas as nossas viagens, porque ele costuma mostrar as opções mais baratas e com melhores itinerários.

Manhã em Viena: conheça a Stephansplatz e o Palácio de Hofburg

Vamos começar pela praça central da cidade, a Stephanplatz, que é o ponto de partida de várias ruas importantes da cidade. É nela que está a impressionante Catedral de Santo Estêvão (Stephansdom), uma construção gótica imponente com torres afiadas que despontam no céu e uma fachada super detalhada.

Ao redor da Stephanplatz, você vai observar uma mistura de edifícios de arquitetura barroca e renascentista, além de cafés e lojas de grife.

Catedral de Santo Estêvão

Próxima parada: o Palácio de Hofburg, um espaço enorme que por séculos foi a casa da família imperial da Áustria. É um complexo arquitetônico com fachadas enormes, salões super luxuosos e exposições dos tesouros imperiais que nos mostram um pouco de como era a vivência opulenta dos monarcas. Os visitantes podem explorar os aposentos dos imperadores, os vastos pátios e jardins.

Tarde em Viena: explore um museu e descubra o Palácio Belvedere

Viena é uma cidade que respira e transpira cultura. Você vai encontrar opções quase infinitas de galerias, onde estão expostas pinturas de mestres como Rembrandt, Vermeer, Schiele, Klimt, entre muitos outros. Tem alguns imperdíveis! Para saber qual escolher, veja nossa reportagem com a lista dos melhores museus de Viena.

Museu Kunsthistorisches em Viena

A seguir, faça uma pausa para almoçar. Viena é uma das cidades com mais opções gastronômicas do país, então vale a pena escolher bem o local! Para te ajudar, fizemos uma lista com os melhores restaurantes em Viena.

Com as energias recarregadas, siga para o Palácio Belvedere, que também tem um museu, que guarda, inclusive, o icônico e famosíssimo quadro ‘O Beijo’. Além dessa parte artística, o Palácio em si é lindo, com uma área verde imensa.

Palácio Belvedere

Noite em Viena: passeie pela Ringstrasse, assista a um concerto e curta a vida noturna

Quando a noite começar a cair, é hora de partir para a Ringstrasse, rua em que ficam alguns dos prédios mais impressionantes de Viena, como a Ópera Estatal de Viena, o Parlamento e o Burgtheater.

Aliás, se puder, vá a um concerto de música clássica na Ópera Estatal. Vale super a pena, porque as óperas e balés fazem parte da essência e personalidade da cidade. Vale a pena comprar o ingresso com antecedência, porque essas apresentações costumam esgotar muito rápido.

Uma outra opção legal é ver um concerto no Palácio de Schönbrunn, que é um prédio muito bonito. A orquestra do Palácio Schönbrunn é uma das mais renomadas do mundo. Eles apresentam as obras mais conhecidas de mestres da música clássica. Foi no Schönbrunn, inclusive, que Mozart e Johann Strauss disputaram para mostrar à corte quem era o melhor compositor.

Ópera no Palácio Schönbrunn

Depois, se ainda estiver no pique, é uma boa ideia curtir a vida noturna animada da cidade. Se você curtir drinks, a nossa reportagem com os melhores bares da cidade vai te ajudar a escolher uma boa opção de lugar. Caso queira ouvir um som e dançar, veja quais são as melhores baladas de Viena.

Dia 2 – Salzburgo

A segunda cidade do nosso roteiro de 3 dias pela Áustria é Salzburgo, que fica a cerca de três horas de distância de carro de Viena (o percurso de trem leva um tempo parecido). Salzburgo é famosa por ser a cidade em que nasceu Mozart e por ter sido cenário do filme “A Noviça Rebelde”. Ela fica no limite dos Alpes e é atravessada pelo rio Salzach. Seu centro histórico é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Antes de irmos ao ponto a ponto de o que fazer em Salzburgo, uma dica: quando reservar seus hotéis para esse roteiro, certifique-se de filtrar uma opção com café da manhã. Isso porque você vai conseguir ganhar tempo e sair mais cedo rumo ao próximo destino.

Para te ajudar nessa missão de escolher a melhor hospedagem, a gente recomenda usar um  comparador de reservas. Nesse do link, que é o maior do mundo, você consegue incluir preferências, como café da manhã, por exemplo. Além disso, como ele tem MUITAS opções disponíveis, dá para achar aquela com o melhor custo-benefício.

Outra coisa que a gente considera que pode valer a pena fazer para esse roteiro é alugar um carro. Isso porque com o carro você consegue se locomover mais rápido e com mais flexibilidade, podendo fazer paradas e aproveitar melhor o tempo disponível. E claro que temos nosso macete para economizar também nisso.

Para economizar na hora de alugar um carro, a dica é fazer a reserva antes mesmo de sair do Brasil. Use um comparador para avaliar o que se encaixa melhor no seu orçamento. Nós usamos dois principais, que comparam tudo o que está disponível nas locadoras mais confiáveis. São eles:

1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.

2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.

Agora, sim. Vamos lá ao roteiro para Salzburgo:

Manhã em Salzburgo: visite o Palácio Mirabell e as duas casas de Mozart

Comece o dia com uma visita ao Palácio Mirabell, que é amplo e bastante antigo (acredita-se que tenha sido construído por volta de 1600). É um prédio barroco com jardins super extensos e coloridos. Do lado de dentro, fica atualmente a prefeitura da cidade.

Talvez, ao passear pelo Mirabell, você perceba que ele aparece no filme Noviça Rebelde. Outra curiosidade: foi no Salão de Mármore de lá que Mozart, ainda jovem, se apresentou com a irmã. Até hoje, concertos de música clássica acontecem no Teatro Hedge, que fica no espaço.

Falando em Noviça Rebelde, existe um  passeio que faz um tour por todas as locações usadas no filme. Se você for fã, vale a pena fazer. Ele dura quatro horas, então avalie se cabe dentro do seu dia.

Palácio Mirabell

De lá, siga para a Casa de Mozart, onde ele viveu por mais de 30 anos. Ela fica na Makartplatz e é conhecida também como Dance Master’s House ou Mozart Residence. Hoje funciona no local um museu que, além de mostrar a residência em si, expõe o piano em que foram criadas obras clássicas. Durante a visita, você poderá ouvir mais de três mil gravações do compositor.

Para continuar na mesma vibe, atravesse a ponte dos cadeados (Marko-Feingold-Steg), para chegar ao lado mais antigo da cidade, onde fica a casa em que Mozart nasceu e viveu até a adolescência. Ela fica no número nove da rua Getreidegasse e se destaca pela cor viva amarela. O local foi transformado em um museu que conta a história do compositor por meio de vários objetos.

Casa de Mozart

Tarde: explore a rua Getreidegasse, visite a Catedral de Salzburgo, conheça a Residência de Salzburgo e suba até a Fortaleza de Hohensalzburg

Assim que você sair da casa de nascença de Mozart, você vai estar na rua Getreidegasse, uma via comercial muito charmosa, onde os nomes das lojas ficam inscritos em pequenas placas de ferro. Lá você vai encontrar cafés, lojas de roupas e souvenirs, restaurantes e lojas de marcas internacionais bem famosas. Aproveite para almoçar por lá.

Na Getreidegasse, você vai ver que todas as construções tem a idade registrada na fachada. É muito impressionante ver como os prédios são antigos. Se você der sorte, pode também cruzar com a famosa “mulher fantoche”, que desde 1987 faz apresentações na rua com seus bonecos (que ficam disponíveis para venda!).

Getreidegasse

Depois, siga para a Catedral de Salzburgo, que é uma construção barroca do século XVII. Dois incêndios e duas reconstruções marcam a trajetória dessa Catedral. A fachada já é bem interessante, mas lá dentro é ainda mais, com a cúpula toda pintada, órgãos e a pia onde foi batizado o cidadão mais ilustre da cidade: Mozart.

Bem pertinho da Catedral, na Residenzplatz, fica a Residência de Salzburgo, um palácio que no passado foi lar dos príncipes-arcebispos que governavam a região. Também conhecida como DomQuartier, ela tem diferentes estilos arquitetônicos misturados, que vão desde a Renascença até o Rococó. São muitos salões, galerias de arte e uma ornamentada Capela, tudo cercado por jardins exuberantes.

Para terminar a sequência de passeios da tarde, suba até a Fortaleza Hohensalzburg, onde fica um dos maiores e mais impressionantes castelos medievais da Europa. Localizada no topo de uma montanha a mais de quinhentos metros de altura, ela foi construída no século XI, mas até hoje tem muralhas de pedra, pátios e torres super preservados.

Para chegar até lá, você pode pegar um funicular ou fazer o trajeto a pé. A caminhada tem uma vista espetacular.

Fortaleza Hohensalzburg

Noite: faça um passeio de barco pelo rio Salzach e curta a vida noturna da cidade

Para terminar seu dia, vale a pena fazer um passeio pelo rio Salzach, que corta toda a cidade. Durante cerca de quarenta minutos, o barco navega contornando o centro histórico e atravessando pontes. É um jeito muito legal (e bonito) de ver a cidade.

A gente recomenda esse passeio aqui. Essa empresa, de todas as que testamos em nossas viagens, é a que oferece o melhor serviço. Além do preço ótimo, é legal que dá para ver avaliações de outras pessoas que fizeram o mesmo tour.

Depois, como despedida, que tal curtir a vida noturna de Salzburgo? Nesse link, reunimos várias opções de bares, restaurantes, baladas e concertos para você aproveitar.

Dia 3: Innsbruck

Acorde cedinho e parta de Salzburgo para Innsbruck. É uma viagem curta, de cerca de duas horas. Essa será a última parada do nosso roteiro de 3 dias pela Áustria.

Manhã em Innsbruck: visite o Telhado de Ouro e passeie pela rua Maria-Theresien

O Telhado de Ouro é um dos locais mais emblemáticos de Innsbruck. Construído no século XV para o imperador Maximiliano I como um símbolo de seu poder e riqueza, é uma construção conhecida por sua fachada ornamentada coberta por 2.657 telhas de cobre douradas. Lá dentro funciona um museu que conta um pouco da história do imperador e da própria cidade.

Telhado de Ouro

Em frente ao Telhado de Ouro fica a rua Maria-Theresien, que recebe esse nome por causa de Maria Teresa, a Arquiduquesa da Áustria. É a rua mais antiga e mais importante da cidade. Nela, você vai encontrar tanto monumentos importantes, quanto lojas e restaurantes. Tem vários edifícios históricos importantes e igrejas em sua extensão, então vale percorrê-la de ponta a ponta com bastante atenção.

Maria-Theresien

Tarde em Innsbruck: visite o Palácio Imperial de Innsbruck e relaxe no Jardim de Hofgarten

O Palácio Imperial de Innsbruck, também conhecido como Hofburg, é uma casa real dos tempos imperiais. Construído no século XV, ele é, assim como outros prédios austríacos, um testemunho do poder e da grandiosidade da dinastia dos Habsburgos.

Com uma fachada elegante e imponente, vários salões e jardins super bem cuidados, o Palácio Imperial é um belo exemplar da arquitetura renascentista e barroca. O espaço abriga uma coleção de arte e artefatos históricos contam um pouco mais de como era a vida na corte imperial.

Pertinho dali fica o Jardim de Hofgarten, que é um oásis verde em meio ao agito da cidade, com fontes e uma coleção impressionante de esculturas. Ao passear ao lado dos canteiros floridos, os visitantes podem desfrutar de uma atmosfera tranquila com vista para os Alpes. Vale a visita!

Jardim de Hofgarten

Noite em Innsbruck: caminhe pelo centro histórico iluminado

Para terminar nosso roteiro de 3 dias pela Áustria, a sugestão é curtir o centro histórico de Innsbruck, que fica todo iluminado e muito bonito à noite. Não deixe de experimentar uma bebida local, chamada schnapps tirolês, que tem séculos de história. Sua história começa com os agricultores locais fermentando frutas com infusões de ervas. Hoje há uma variedade imensa de schnapps.

Economize ao máximo na sua viagem para a Áustria:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Áustria, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Áustria. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Áustria, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!