Veja o melhor roteiro de 4 dias pela Áustria! Montamos um planejamento para otimizar seu tempo que vai te permitir conhecer três cidades!
Dias 1 e 2: Viena
Dia 1 em Viena – Manhã: visite o Palácio de Schönbrunn e o Zoológico de Schönbrunn
Vamos começar nosso roteiro de 4 dias pela Áustria por Viena, que é o ponto de chegada mais provável. Aliás, a gente tem uma dica para você conseguir encontrar o melhor voo. Use um comparador de passagens aéreas. Esse do link é o que usamos em todas as nossas viagens, porque ele costuma mostrar as opções mais baratas e com melhores itinerários.
Comece a desbravar Viena visitando uma construção imponente que vai te contar um pouco mais sobre a história do país: o Palácio de Schönbrunn. No passado, o espaço serviu como residência de verão dos Hasburgo, a família imperial da Áustria. São aproximadamente 20 quartos com decoração de estilo rococó, além de vários salões luxuosos e amplos jardins.
Subindo ao Gloriette que fica no local você terá um vista panorâmica sem igual de Viena. Lá, aliás, fica um café que serve pratos a la carte e um buffet de café da manhã. Depois de almoçar, é hora de visitar o Zoológico de Schönbrunn, o mais antigo do mundo! Os habitats são bastante diferentes e eles têm uma grande variedade de espécies.
Dia 1 em Viena – Tarde: caminhe pelo Naschmarkt e pela Karntner Strasse
Próxima parada: o famoso Naschmarkt, que é um mercado a céu aberto com mais de um quilômetro de extensão cheio de barracas, lojas e restaurantes. Você vai encontrar: frutas frescas, verduras, especiarias, queijos, embutidos e diversos produtos típicos. Para chegar até lá a partir do Palácio de Schönbrunn, basta pegar o metrô até a estação Kettenbrückengasse.
Depois de experimentar as delícias do Naschmarkt, vá caminhando até a Karntner Strasse, a rua comercial mais importante (e mais charmosa) de Viena, onde apenas pedestres podem circular. São dez quarteirões com lojas para agradar a todos: tem deste opções como Louis Vuitton, Rolex, BOSS, Hermès e Chanel, até outras mais acessíveis, como Forever 21, Zara e H&M, por exemplo. Se você gostar de café, não deixe de visitar a loja da Nespresso.
Inclusive, caso você queira saber mais sobre onde encontrar cada produto na cidade, nós preparamos uma reportagem com tudo que você precisa sobre compras em Viena.
Dia 1 em Viena – Noite: curta a vida noturna de Viena
A vida noturna de Viena é bem animada e tem desde opções mais tranquilas até programas para quem quer atravessar a noite em claro. Há boas opções de restaurantes, tanto de comida típica, quanto de comida internacional. Tem bares para quem aprecia drinks e cervejas diferentes. Além disso, você encontra boas opções de balada.
Por isso, reserve a noite do dia para desbravar a noite. Cada um desses links tem várias opções para você decidir o melhor local para visitar.
Dia 2 em Viena – Manhã: explore o Museums Quartier
Um dos complexos culturais mais relevantes do mundo, o Museums Quartier fica no centro da cidade.
O Museums Quartier é um dos complexos culturais mais importantes do mundo. Localizado no coração da cidade, é um quarteirão de 60 mil metros quadrados onde ficam diversos museus, galerias de arte, teatros, cafés e espaços públicos. No passado, era o local designado aos estábulos do império.
Não deixe de visitar o Leopold Museum, que tem uma coleção impressionante de arte moderna austríaca, incluindo obras-primas de artistas como Egon Schiele e Gustav Klimt.
Aliás, Viena é sinônimo de arte. Se você gosta de passeios culturais, vale a pena dar uma olhada na nossa lista de melhores museus de Viena. Tem locais imperdíveis, como o Belvedere, onde está exposto o famoso quadro ‘O Beijo’, de Klimt.
Dia 2 em Viena– Tarde: visite a Catedral de Santo Estêvão e o Palácio de Hofburg
Depois de curtir sua manhã cultural, siga para a Catedral de Santo Estêvão, construção que é símbolo de Viena. Suas torres pontiagudas que despontam no céu e a fachada toda revestida com pequenos azulejos coloridos impressionam. Por ter demorado séculos para ser totalmente concluída, ela tem uma mistura muito particular de diferentes estilos
Comece a tarde do segundo dia com uma visita à Catedral de Santo Estêvão, um marco arquitetônico e histórico de Viena. Ela é impressionante, com suas torres afiadas que espetam o céu e uma fachada toda desenhada com pequenos azulejos coloridos. Como ela foi construída ao longo de vários séculos, o prédio reflete uma fusão única de estilos arquitetônicos.
A dez minutos de caminhada dali fica o Palácio Hofburg, que era a casa de inverno na época da dinastia dos Hasburgo. Em um espaço de 20 hectares, você vai encontra 2.600 salas, entre elas: a Biblioteca Nacional Austríaca, a Escola Espanhola de Equitação, os gabinetes do presidente da Áustria, os aposentos imperiais, as salas usadas no Congresso de Viena, além de uma coleção impressionante de joias e obras de arte da família imperial.
Dia 2 em Viena – Noite: desfrute de um concerto na Ópera Estatal de Viena
Conhecida em todo o mundo, a Ópera Estatal de Viena é parada imperdível para quem visita a cidade. Inaugurada em 1869, ela tem uma fachada e um interior que chamam a atenção, com uma acústica impecável. Sua programação conta com algumas das melhores produções de ópera e balé do mundo.
A temporada de espetáculos vai de setembro a junho, com apresentações que vão do mais clássico, como Mozart, até peças contemporâneas. Para saber a programação e preço do ingresso, que varia de acordo com a apresentação, é só acessar o site oficial deles.
Por falar em ingresso e ópera, caso você não consiga ir a um concerto na Ópera Estatal, vale visitar o espaço e ver qualquer outra apresentação, já que a cidade tem uma programação robusta que se espalha por vários locais. Durante todo ano, por exemplo, tem concertos de música clássica na Igreja de São Pedro.
Dia 3 – Salzburgo
No terceiro dia bem cedo deixe Viena e siga rumo a Salzburgo. É uma viagem de cerca de três horas de distância de carro. Salzburgo é bastante conhecida por duas características peculiares: é a cidade natal de Mozart e foi cenário do filme “A Noviça Rebelde”. Ela fica nos pés dos Alpes e tem um rio que a cruza, o rio Salzach. Seu centro histórico é classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Antes de irmos aos pontos turísticos que valem ser visitados em Salzburgo, uma dica: quando reservar seus hotéis para esse roteiro, escolha um com café da manhã. Isso vai permitir que você ganhe tempo e possa partir mais cedo rumo ao próximo destino.
Para te ajudar nessa missão de escolher a melhor hospedagem, a gente recomenda usar um comparador de reservas. Nesse do link, que é o maior do mundo, você consegue incluir preferências, como café da manhã, por exemplo. Além disso, como ele tem MUITAS opções disponíveis, dá para achar aquela com o melhor custo-benefício.
Outra coisa que a gente considera que pode valer a pena fazer para esse roteiro é alugar um carro. Isso porque com o carro você consegue se locomover mais rápido e com mais flexibilidade, podendo fazer paradas e aproveitar melhor o tempo disponível.
Claro que temos nosso macete para economizar também nisso: reserve antes mesmo de sair do Brasil. Use um comparador para avaliar o que se encaixa melhor no seu orçamento. Nós usamos dois principais, que comparam tudo o que está disponível nas locadoras mais confiáveis. São eles:
1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
Agora, sim. Vamos lá ao roteiro para Salzburgo:
Manhã em Salzburgo: visite o Palácio Mirabell e as duas casas de Mozart
Comece o dia com uma visita ao Palácio Mirabell, que é amplo e bastante antigo (acredita-se que tenha sido construído por volta de 1600). É um prédio barroco com jardins super extensos e coloridos. Do lado de dentro, fica atualmente a prefeitura da cidade.
Talvez, ao passear pelo Mirabell, você perceba que ele aparece no filme Noviça Rebelde. Outra curiosidade: foi no Salão de Mármore de lá que Mozart, ainda jovem, se apresentou com a irmã. Até hoje, concertos de música clássica acontecem no Teatro Hedge, que fica no espaço.
Falando em Noviça Rebelde, existe um passeio que faz um tour por todas as locações usadas no filme. Se você for fã, vale a pena fazer. Ele dura quatro horas, então avalie se cabe dentro do seu dia.
De lá, siga para a Casa de Mozart, onde ele viveu por mais de 30 anos. Ela fica na Makartplatz e é conhecida também como Dance Master’s House ou Mozart Residence. Hoje funciona no local um museu que, além de mostrar a residência em si, expõe o piano em que foram criadas obras clássicas. Durante a visita, você poderá ouvir mais de três mil gravações do compositor.
Para seguir imerso na história de Mozart, cruze a ponte dos cadeados (Marko-Feingold-Steg) para ir ao lado mais antigo da cidade, onde está a casa em que Mozart nasceu e viveu até a adolescência. Ela fica no número nove da rua Getreidegasse e chama bastante atenção pela cor viva amarela da fachada. O lugar foi transformado em um museu que relembra a história do compositor por meio de vários objetos.
Tarde: explore a rua Getreidegasse, visite a Catedral de Salzburgo, conheça a Residência de Salzburgo e suba até a Fortaleza de Hohensalzburg
Como a gente disse acima, a casa de nascença de Mozart fica na rua Getreidegasse, que vale ser percorrida de ponta a ponta. É uma via comercial bastante charmosa que tem pequenas placas de ferro em toda a extensão com os nomes das lojas. Lá você vai encontrar cafés, lojas de roupas e souvenirs, restaurantes e lojas de marcas internacionais bem famosas. Uma boa pedida é almoçar ali mesmo.
Uma coisa muito legal na Getreidegasse é que todos os edifícios tem a idade registrada na fachada. É muito legal ver como os prédios são antigos. Se você der sorte, pode também cruzar com a famosa “mulher fantoche”, que desde 1987 faz apresentações na rua com seus bonecos (que ficam disponíveis para venda!).
Depois, vá para a Catedral de Salzburgo, que é uma catedral barroca do século XVII. Em sua história, tem dois incêndios e duas reconstruções. A fachada é muito bonito e lá dentro ainda mais. A cúpula é toda pintada, tem órgãos imponentes e uma pia onde foi batizado o cidadão mais ilustre da cidade: Mozart.
A uma curta distância da Catedral, na Residenzplatz, fica a Residência de Salzburgo, que é um palácio onde antigamente os príncipes-arcebispos que governavam a região viviam. Também chamada de DomQuartier, é uma construção que mescla mais de um estilo arquitetônico, que vão desde desde a Renascença até o Rococó. São diversos salões, galerias de arte e uma Capela com decoração muito detalhada, tudo cercado por jardins exuberantes.
Então, como último passeio da tarde, suba até a Fortaleza Hohensalzburg, onde você vai conhecer um dos maiores e mais impressionantes castelos medievais da Europa. Essa fortaleza fica a mais de quinhentos metros de altura, no alto de uma colina. Ela foi construída no século XI, mas até hoje tem muralhas de pedra, pátios e torres super preservados.
Para chegar até lá, você pode pegar um funicular ou fazer o trajeto a pé. A caminhada tem uma vista espetacular.
Noite: faça um passeio de barco pelo rio Salzach e curta a vida noturna da cidade
Para se despedir de Salzburgo, a gente recomenda muito que você faça um passeio de barco pelo rio Salzach, que atravessa toda a cidade. São cerca de quarenta minutos, em que o barco navega contornando o centro histórico e atravessando pontes. É um jeito diferente e bonito de conhecer mais da cidade.
A gente recomenda esse passeio aqui. Essa empresa, de todas as que testamos em nossas viagens, é a que oferece o melhor serviço. Além do preço ótimo, é legal que dá para ver avaliações de outras pessoas que fizeram o mesmo tour.
Depois, como despedida, que tal curtir a vida noturna de Salzburgo? Nesse link, reunimos várias opções de bares, restaurantes, baladas e concertos para você aproveitar.
Dia 4: Innsbruck
Para o último dia do nosso roteiro de 4 dias pela Áustria, escolhemos Innsbruck. Ela fica a cerca de duas horas de carro de Salzburgo, ou seja, uma viagem curta.
Manhã em Innsbruck: visite o Telhado de Ouro e passeie pela rua Maria-Theresien
O Telhado de Ouro é um dos cartões postais de Innsbruck. Construído no século XV como encomenda do imperador Maximiliano I para representar seu poder e riqueza, é um prédio conhecido por sua fachada ornamentada coberta por 2.657 telhas douradas. Lá dentro funciona um museu que conta um pouco da história do imperador e da própria cidade.
Em frente ao Telhado de Ouro está localizada a rua Maria-Theresien, que tem esse nome por causa de Maria Teresa, a antiga Arquiduquesa da Áustria. É a rua mais antiga e uma das mais importantes da cidade. Nela ficam tanto monumentos importantes, quanto lojas e restaurantes. Tem muitos edifícios históricos importantes e igrejas ao longo da via, então a gente recomenda que você a percorra de ponta a ponta.
Tarde em Innsbruck: visite o Palácio Imperial de Innsbruck e relaxe no Jardim de Hofgarten
Próxima parada: Palácio Imperial de Innsbruck, que também recebe o nome de Hofburg. É, assim como várias outras construções austríacas, uma casa real dos tempos imperiais. Erguido no século XV, ele tem uma fachada grandiosa, vários salões e jardins que são bem cuidados. Além disso, abriga uma coleção de arte e artefatos históricos contam um pouco mais de como era a vida na corte imperial.
A uma curta distância dali fica o Jardim de Hofgarten, que é um paraíso verde para tirar um intervalo do agito da cidade, com fontes, canteiros floridos e uma coleção de esculturas. O bônus é a vista para os Alpes.
Noite em Innsbruck: caminhe pelo centro histórico iluminado
Para sua última noite na Áustria, recomendamos aproveitar para dar uma volta no centro histórico de Innsbruck, que fica super bonito à noite, todo iluminado. Experimente um schnapps tirolês, bebida típica que tem séculos de história. Ela surgiu com agricultores locais fermentando frutas com infusões de ervas. Hoje você encontra uma infinidade de sabores e misturas.
Economize ao máximo na sua viagem para a Áustria:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Áustria, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Áustria. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Áustria, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!