Quer saber se vale a pena fazer um roteiro de carro pela Áustria? Veja informações, dicas e trajetos!
Como se planejar?
Primeiramente, saiba que vale muito a pena fazer um roteiro de carro pela Áustria. Isso porque o país tem vários destinos muito interessantes e, se você tiver um carro à disposição, conseguirá explorá-los com mais comodidade. Além de poder ir parando durante o caminho, dependendo de quantas pessoas estiverem viajando com você, pode sair também mais barato.
Para dirigir na Áustria, você vai precisar da PID (Permissão Internacional para Dirigir). Para emitir a sua, basta levar os seguintes documentos ao Detran da sua cidade:
- Documento de identidade com foto (de preferência, a carteira de identidade);
- Carteira Nacional de Habilitação Válida;
- Comprovante de endereço recente;
- Comprovante de pagamento da taxa de serviço (que varia conforme o estado).
O prazo de validade da PID acompanha o da CNH. Se a sua Carteira de Habilitação tiver validade inferior a 3 anos, a validade da PID será a mesma da CNH. No caso de CNH com prazo de validade igual ou superior a 3 anos, o prazo de validade da PID será de 3 anos.
Com a PID em mãos, o próximo passo é reservar o carro. Para te ajudar na missão de achar o melhor carro pelo melhor preço, nós preparamos uma reportagem com todas as informações que você precisa saber sobre aluguel de carro na Áustria.
Uma coisa que podemos adiantar é que usar um comparador de preços com certeza vai ser muito útil. Isso porque ele filtra todas as opções disponíveis nas melhores e mais confiáveis locadoras do mundo, ou seja, a ferramenta faz todo o trabalho por você. Nós costumamos usar dois em nossas viagens:
1. Comparador de aluguel de carros: melhor preço, cashback no aluguel, parcela em até 12 vezes e pagamentos em reais sem IOF.
2. Comparador de aluguel de carros: acesso às maiores empresas locadoras, mais de 900 em 160 países, além de preços e promoções excelentes.
Dicas de como dirigir na Áustria
Os limites de velocidade na Áustria variam de acordo com o tipo de estrada e as condições climáticas. Nas autoestradas (Autobahnen), por exemplo, o máximo permitido é, geralmente, de 130 km/h, enquanto em estradas secundárias (Landstrassen), o limite é de 100 km/h. Nas áreas urbanas, varia de 30 a 50 km/h.
Além disso, na Áustria, é obrigatório comprar uma espécie de tag, chamada vignette, para poder circular pelas estradas. É um adesivo que deve ser grudado no para-brisa e que tem validade por um período pré-determinado (geralmente 10 dias, 2 meses ou 1 ano). Há vários postos que vendem. Se o motorista cair em uma fiscalização e não tiver a vignette, ele pode ter que pagar uma multa de até 300 euros.
Para te ajudar a ficar por dentro de todas as regras a particularidades do código de trânsito local, preparamos uma reportagem com tudo que você precisa saber sobre como dirigir na Áustria.
Uma dica de ouro para qualquer roteiro de carro é a de adquirir um chip de internet ilimitada para poder usar o GPS. Quando você for alugar o carro, vai ver que as locadoras oferecem o serviço de GPS como adicional, mas não compensa. Isso porque, além de mais caro, é um serviço limitado.
Com um chip de internet ilimitada, você vai conseguir usar o GPS e mais várias outras funcionalidades, como redes sociais, google para pesquisas e acessar nossos blogs para tirar dúvidas. Esse do link é o que a gente usa em todas as nossas viagens e, de todos que testamos, é o que oferece a melhor conexão com um ótimo preço.
Quais cidades incluir no roteiro?
1. Viena
A capital da Áustria não pode ficar de fora de nenhum roteiro do país. Viena é um destino muito rico em história, cultura e beleza arquitetônica. Conhecida por suas magníficas óperas, palácios imponentes e cafés encantadores, é uma cidade que oferece uma experiência única aos visitantes.
2. Graz
Segunda maior cidade da Áustria, Graz é uma cidade universitária muito charmosa onde a modernidade encontra muita tradição. O labiríntico centro histórico da cidade é reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
3. Salzburgo
Salzburgo é uma cidade famosa mundialmente por ser o local onde nasceu Mozart e também por ter sido cenário do filme “A Noviça Rebelde”. Ela está localizada no pé dos Alpes e, assim como Graz, tem um centro histórico que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
4. Hallstatt
Hallstatt é um vilarejo que parece ter saído diretamente da tela de um filme. Com uma natureza exuberante e um clima bem bucólico, tem uma paisagem em que o lago é cercado por montanhas e pequenas ruas estreitas e charmosas repletas de casinhas tradicionais e lojas.
5. Innsbruck
Innsbruck, que fica no estado do Tirol, é uma cidade que combina a beleza natural dos Alpes com riqueza cultural e histórica. Situada em um vale cercado por montanhas, é um destino popular para quem gosta de praticar esportes de inverno, como o esqui e o snowboard.
Se você quiser saber mais sobre cada uma dessas cidades e ver um planejamento detalhado do que fazer em cada uma delas, veja nosso roteiro de 12 dias pela Áustria!
Economize ao máximo na sua viagem para Viena:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Áustria, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Viena da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Áustria. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Viena, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Viena para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!