O início do seu roteiro de 6 dias em Santiago do Chile precisa ser no Cerro San Cristóbal, uma das atrações gratuitas de Santiago. Ele é um local mais afastado do centro de Santiago, por isso recomendamos que você acorde cedo para isso.
Em seguida, siga até a sede do governo que é o Palácio La Moneda. Ele é um lindo prédio do século 19 e um dos mais importantes do Chile.
Caso queira fazer uma visita guiada, você deve agendar com antecedência pelo site deles.
Siga seu itinerário andando quatro quadras para a Plaza de Armas, que está em frente à Catedral Metropolitana de Santiago, que também é um belo local para visitar.
Bem próximo de lá está Mercado Central de Santiago, onde você poderá almoçar uma ótima comida típica e conhecer melhor a gastronomia local.
Após o almoço, vá até o Museu Nacional de Belas Artes, que fica bem próximo a área do Mercado. Por lá você verá obras de vários artistas importantes e conhecerá muito da cultura chilena.
Ao anoitecer, nossa indicação é conhecer os ótimos restaurantes e barzinhos da região de Bellavista. Inclusive, para um programa noturno mais agitado recomendamos a balada Las Urracas, que é uma das melhores.
Dia 2 – Museus em Santiago
A capital chilena abriga ótimos museus, por isso indicamos que você inicie o segundo dia indo conhecer o Museu La Chascona, que fica em uma das três casas que Pablo Neruda tinha no Chile.
O lugar é bem conhecido e explorado entre os turistas, justamente porque conta a história do autor.
Na sequência da tour por museus, recomendamos o Museu de Arte Pré-Colombino, que fica próximo à Plaza de Armas.
Na exposição é possível ver objetos e obras de arte dos índios que viviam nas Américas do Sul e Central antes da chegada dos espanhóis e portugueses.
Para conhecer a comida local e desfrutar de um bom almoço, vá até o Restaurante Concha y Toro, um dos melhores restaurantes da capital, e escolha um dos pratos que leva molho, pois é a especialidade do local.
A tarde aproveite para conhecer o O’Higgins Park, que é o segundo maior parque público do Chile. Nos arredores é possível encontrar uma comida típica de lá, o completo, que super recomendamos que você experimente, se assemelha ao nosso cachorro quente brasileiro.
Na parte da noite, jante no Aquí Esta Coco, localizado no bairro da Providência, ou então conheça o bar Flannery’s Irish Geo Pub, que está na mesma região.
Dia 3 – Cerro de Santa Lucía em Santiago
Ao despertar, dirija-se até o parque Cerro de Santa Lucía. É lá que exite uma linda construção antiga que abriga um mirante em que se pode observar a Cordilheira dos Andes.
O lugar é incrível para um passeio nas primeiras horas do dia e para lindos registros fotográficos.
Ao sair do local, vá para o Shopping Costanera, que é o maior de Santiago e da América Latina, e possui diversas lojas mundialmente famosas, sendo um ótimo espaço para ir às compras.
Além das compras, por lá você também poderá almoçar e ver a cidade pelo Sky Costanera, que é um observatório com janelas de vidro em um andar super alto.
Após as compras, uma boa alternativa do passeio da tarde é ir ao Museu de Arte Contemporânea de Santiago. Existem duas sedes do acervo dele, e recomendamos a do Parque Quinta Normal, pois você poderá desfrutar do ambiente e conhecer as obras.
Encerrando o dia e iniciando mais uma noite na capital chilena, dê uma volta na Plaza de Armas, que fica bastante iluminada. Na sequência vá até o Bar The Clinic da Rua Monjitas, que fica ali perto e é um dos bares mais legais da cidade.
Dia 4 – Patio Bellavista em Santiago
O Parque Quinta Normal abriga muitos outros lugares para conhecer, então recomendamos que em seu quarto dia você retorne para lá.
No local, você poderá conhecer o Museu Nacional de História Natural, o Museu de Ciência e Tecnologia e o Museu Ferroviário de Santiago.
Ao entardecer, siga para o Paseo Ahumada, que é uma rua comercial e amplamente conhecida de Santiago. As ruas possuem lojas de roupa, lembrancinhas, eletrônicos, cafeterias, galerias etc.
Por lá você poderá encontrar lojas conhecidas como a Floribella e conseguir boas promoções.
Ao anoitecer, vá ao Patio Bellavista, que está localizado no bairro de mesmo nome e abriga vários restaurantes e bares, além de diversas atrações culturais. Ele fica bastante iluminado e bonito quando cai o dia, sendo uma ótima opção para passear à noite na capital.
Dia 5 – Valparaíso/Viña del Mar
Nos arredores de Santiago, você encontrará ótimas viagens curtas e encantadoras. Em cerca de 1h30 de carro é possível chegar até Valparaíso, uma cidade litorânea com ótimos restaurantes e um belíssimo mar.
Quando estiver lá também aproveite para conhecer a casa La Sebastiana (que é outra de Pablo Neruda).
Para explorar ainda mais o entorno, siga em uma viagem de 30 minutos para Viña del Mar, outra cidade tão famosa quanto.
No entanto, em comparação a Valparaíso, ela é mais requintada e possui restaurantes mais caros, além de uma arquitetura mais moderna.
Em ambas dá para passear, tomar sorvete e curtir as praias. Se tiver sorte, poderá ver as lontras tomando sol nas pedras de Viña del Mar.
Caso você alugue um carro no Chile, esses passeios serão bem mais fáceis de fazer. No entanto, existem empresas que oferecem esse passeio e ônibus que também fazem esse roteiro.
Dia 6 – Cajón del Maipo
Para aproveitar bastante seu penúltimo dia, indicamos que conheça outra região do país. Cajón del Maipo é um local de ecoturismo com atrações incríveis.
Algumas das principais atrações são: Embalse el Yeso, que é o principal reservatório de água para o abastecimento de Santiago e o Baños Colinas e Morales, que são piscinas naturais termais com águas entre 20 e 70 graus Celsius onde os visitantes podem se banhar.
Além desses, você também vai conhecer o Monumento Natural El Morado, um parque entre as Cordilheiras dos Andes com diversas trilhas, o centro de esqui Lagunillas e o Las Cascaras, um acampamento para os trabalhadores da Construtora Vial Pascal em 1967 que foi abandonado.
A região também é ótima para fazer atividades como trekking, escalada no gelo, cavalgada, pular de bungee jumping e andar de rafting.
Você pode encontrar esse passeio na agência de viagens que indicamos mais acima, a tour oferece ida e volta para Santiago.
A dica é levar tudo que vai consumir durante o dia, pois o local não oferta.
Dia 7 – Vinícolas
O Chile, além de suas belas paisagens nevadas, é um dos melhores e mais famosos produtores de vinho do mundo.
Por isso é essencial que você reserve seu último dia para conhecer as ótimas vinícolas chilenas e saborear bons vinhos.
Há diversos passeios de um dia feito por empresas de transfers, que te levam para as vinícolas mais próximas.
Inclusive conseguimos um bom desconto para os nossos leitores em uma delas, basta clicar aqui e para preencher um formulário de contato, e então cotar os valores dos passeios.
Algumas das vinícolas ficam próximas da capital chilena e uma das mais conhecidas é a Concha y Toro, que fica a 30 km de Santiago.
No passeio até lá você vai conhecer os jardins, a parte de fora da casa de veraneio do século 19 da família Concha y Toro, as plantações, que contam com 26 tipos de uvas, as adegas do famoso vinho Casillero del Diablo e fazer boas degustações da produção local.