Saiba qual é o roteiro perfeito de 3 dias em Dubrovnik. Descubra quais passeios fazer para conhecer bem a cidade!
Dia 1 – Manhã: caminhe pelas muralhas e explore a cidade velha
Dubrovnik, cidade que é apelidada de “Pérola do Adriático”, é um destino que com toda a certeza você vai gostar muito. Para te ajudar na hora do seu desembarque, nós temos uma reportagem sobre como ir do aeroporto ao centro. Assim você não perde tempo, que será precioso nesse roteiro. Deixe suas malas no hotel e vá até nossa primeira parada: as muralhas da cidade.
Reserve aproximadamente duas horas para conseguir fazer todo o percurso que ao redor das muralhas. Apesar de ser um trajeto longo, vale a pena. Durante a caminhada, além de ter uma vista espetacular, você vai conhecer os diferentes fortes, entre eles o de Lovrijenac, conhecido como “Gibraltar de Dubrovnik”. Vale também passar pelos vários portões de entrada das muralhas, como o Portão Pile e o Portão Ploce, que eram protegidos por pontes levadiças e outras fortificações defensivas.
Ao terminar o percurso, aproveite para já conhecer mais do centro histórico. Percorra toda a extensão da rua Stradun, principal via da cidade, para conhecer lojas, restaurantes, cafés e monumentos históricos, como o Grande Fonte de Onofrio, uma obra-prima da engenharia medieval, a Igreja de São Salvador e o Mosteiro Franciscano. Não deixe de entrar nas ruas laterais para explorar e descobrir mais lugares dessa parte da cidade que é considerada Patrimônio da UNESCO.
Dia 1 – Tarde: visite o Palácio do Reitor e a Catedral de Dubrovnik
Continuando na Cidade Velha, vá ao Palácio do Reitor, uma construção do século XV que serviu diferentes funções: foi residência do líder da República de Ragusa, uma cidade-estado marítima que existiu entre os séculos XIV e XIX, e também foi sede de governo. É um prédio impressionante que mistura arquitetura gótica, renascentista e barroca.
A próxima parada é a Catedral de Dubrovnik, também conhecida como a Catedral da Assunção da Virgem Maria. É um prédio bastante imponente que foi construído sobre os destroços de uma antiga igreja destruída em 1667. Lá dentro, você vai ver pinturas de artistas de diferentes nacionalidades.
Além disso, uma das capelas abriga uma espécie de tesouro. São três urnas minuciosamente decoradas com ouro e pedras preciosas. No interior dessas urnas estão guardados o crânio, uma perna e um braço de São Brás, o padroeiro de Dubrovnik.
Dia 1 – Noite: passeie pelo Porto Velho e experimente a rica gastronomia local
Para encerrar o primeiro dia em Dubrovnik, siga até o Porto Velho para ver o sol se pôr. Como é um momento em que os barcos estão estacionados, a paisagem fica super bonita, parecendo uma pintura.
Aliás, por falar em barco, uma boa ideia de passeio para antes do jantar é fazer um passeio a bordo de um. Nós sugerimos um cruzeiro noturno, que você pode reservar aqui e que com toda a certeza você vai gostar. É um passeio de 45 minutos, em que você vai navegar a bordo de uma réplica de uma karaka, um galeão do século XVI. O barco circunda as muralhas, dando uma visão completa do centro histórico, com uma vista linda do mar sob à luz da lua e do céu estrelado.
Depois, para encerrar, escolha um restaurante para jantar e provar mais da gastronomia local, rica em frutos do mar, peixes e vegetais muito frescos. Nós montamos uma lista de cinco bons restaurantes de Dubrovnik que sem dúvida vai te ajudar a escolher uma boa opção.
Dia 2 – Manhã: curta a praia Banje
Vamos deixar o segundo dia mais dedicado às praias de Dubrovnik. Reserve a manhã para curtir a praia de Banje. Como a maioria das praias croatas, ela é de cascalho, com águas cristalinas. Ela mistura a natureza com a paisagem da cidade antiga de fundo. Além disso, lá dá para fazer passeios de caiaque e jet ski.
Dia 2 – Tarde: relaxe na praia de Sveti Jakov
Depois de almoçar, caminhe por cerca de 20 minutos para chegar na praia de Sveti Jakov, uma das mais bonitas da cidade. Muito menos movimentada, ela é perfeita para passar uma tarde tranquila relaxando e desfrutando da paisagem. Inclusive, lá tem disponíveis muitas espreguiçadeiras e guarda-sóis disponíveis para alugar.
Dia 2 – Noite: caminhe pelo centro histórico
Para curtir a segunda noite em Dubrovnik, que tal ir a um bar ou a uma balada e conhecer mais da parte boêmia da cidade? Há várias opções bem legais. A gente te conta mais detalhes na nossa reportagem sobre a vida noturna em Dubrovnik.
Dia 3 – Manhã: faça um passeio para a Ilha de Lokrum
Acorde cedo no terceiro dia para aproveitar bastante a manhã, que será dedicada a um passeio para uma ilha próxima. Inclusive, essa é uma dica que a gente gosta bastante de dar. Sempre que possível, reserve hotéis com café da manhã. Dessa forma, você economiza tempo e consegue sair mais cedo para curtir.
Uma ferramenta que nos ajuda a encontrar hospedagens com esse benefício, e por um preço justo, é o comparador de reservas. Isso porque, quando você busca nele, dá para adicionar um filtro de café da manhã, de nota, de localização e ainda classificar por preço. Ou seja, ele faz o trabalho todo por você.
Dito isso, vamos ao passeio matinal do último dia. Pegue um ferry rumo à Ilha de Lokrum. Já deixe reservado com antecedência para não ter dores de cabeça. A gente usa esse comparador de preços de ferry boat para comprar nossos bilhetes, porque ele filtra as datas, horários e os valores disponíveis de todas as empresas confiáveis.
A Ilha de Lokrum fica a apenas 600 metros da costa de Dubrovnik. Ela é famosa por seus exuberantes jardins botânicos, ruínas de um mosteiro beneditino do século XII e uma fortaleza que oferece vistas panorâmicas da cidade velha de Dubrovnik. Lokrum também abriga uma piscina natural conhecida como “Mar Morto” e diversas praias de pedras, ideais para nadar e relaxar.
Dia 3 – Tarde: pegue o teleférico até o Monte Srd e caminhe pelo Mercado de Gruž
Depois que voltar do tour pela Ilha de Lokrum, pegue um teleférico até o topo do Monte Srd, de onde você terá vistas panorâmicas de Dubrovnik e do Mar Adriático de cima. Uma vez que o passeio terminar, siga para a região do porto de Gruž.
Lá fica o Mercado de Gruž, que é o maior mercado de alimentos de Dubrovnik. É um passeio legal para conhecer mais da gastronomia local. Lá você encontrará uma vasta seleção de peixes frescos, carnes, queijos, frutas, vegetais e outros produtos alimentícios típicos da região.
Dia 3 – Noite: passeio pelo Centro Histórico iluminado
Para se despedir de Dubrovnik, aproveite para caminhar pelas ruas do Centro Histórico à noite e apreciar os pontos turísticos que você já conheceu, mas agora com uma perspectiva diferente. Se as muralhas estiverem abertas, é bem legal voltar até lá para vê-las todas iluminadas. E não se esqueça de saborear um gelato, já que há várias sorveterias excelentes espalhadas pela cidade!
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Dubrovnik para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!