Procurando por um roteiro perfeito de 3 dias em Zagreb? Montamos um planejamento completo que vai te ajudar a conhecer o melhor da cidade!
Dia 1 – Manhã e tarde em Zagreb: explore a Cidade Alta (Gornji Grad)
Zagreb é dividida em duas partes principais: Gornji Grad, a parte que fica no alto, é mais antiga e histórica, com características medievais; e Donji Grad, a região mais baixa e também moderna. Aliás, temos uma reportagem sobre onde ficar hospedado em Zagreb que vai te ajudar a escolher o melhor local para a sua estadia.
Por falar nisso, tem um truque que a gente sempre recomenda para amigos e familiares que com certeza vai te ajudar a achar hotéis com bom custo-benefício em qualquer época do ano. Basta usar um comparador de reservas. Essa ferramenta reúne muitas opções diferentes de hospedagens e, sem dúvida, vai te ajudar a achar a que melhor se encaixa.
Manhã: visite a Catedral de Zagreb, a praça Ban Jelacic e a Igreja de São Marcos
Vamos começar nosso roteiro por Zagreb pela zona Gornji Grad. Para a primeira parada, vá até a impressionante Catedral de Zagreb, que é uma igreja gótica que está no topo de uma colina. A partir de lá, siga para a Praça Ban Jelacic, que fica a poucos metros de distância. É nela que está a Igreja de São Marcos, famosa por seu telhado peculiar, cheio de detalhes coloridos.
Aguarde pela região até pelo menos meio-dia, que é o momento em que o tradicional canhão dispara. Essa tradição existe desde o século XIX. Vale a pena subir ao topo da Torre Lotrscak, onde fica o canhão, porque o local proporciona uma vista panorâmica incrível da cidade.
Tarde: passeie pela Rua Tkalčićeva e visite o Museu dos Relacionamentos terminados e o Parque Maksimir
Para o almoço e um passeio bem gostoso, vá até a Rua Tkalčićeva, que é uma das principais da cidade. Ela é cheia de cafeterias, bares, lojas e restaurantes. Vale caminhar por toda a sua extensão.
Com as energias recarregadas, que tal um passeio cultural? Em Zagreb, fica um dos museus mais legais da Croácia. Ele se chama Museu dos Relacionamentos Terminados. Como o próprio antecipa, é uma galeria que tem o objetivo de exibir itens que contam a história de relacionamentos que chegaram ao fim. Embora o espaço não seja muito grande, vale muito a pena conhecer por causa da originalidade da proposta.
Para terminar os passeios da tarde, dê uma volta pelo maior e mais antigo parque da cidade, o Maksimir. É um passeio muito agradável, ideal para relaxar em meio a um amplo espaço verde, com trilhas e lagos. Aliás, lá dentro fica um zoológico bem legal, com espécies de vários países. Eles fazem um trabalho importante de conservação e educação ambiental.
Dia 1 – Noite em Zagreb: conheça a Cidade Baixa (Donji Grad)
À medida que o sol se vai, um outro parque fica bem bonito, o gigante Zrinjevac. Com mais de três quarteirões de extensão, ele merece também uma visita. Durante a noite, ele e os prédios históricos que estão ao redor ficam iluminados. Aproveite para caminhar tranquilamente pelos arredores e conhecer mais do parque e desses prédios.
Como falamos antes, a parte baixa de Zagreb é mais moderna e, consequentemente, tem uma noite mais agitada. Então, depois de sair do Parque Zrinjevac, vá para as ruas boêmias, como por exemplo a Bogoviceva, a Gajeva e a Nikola Tesla. Sem dúvida, você vai encontrar opções de bares e restaurantes que te agradam para encerrar o dia.
Dia 2 em Zagreb – Manhã: explore o mercado Dolac e visite o Portão de Pedra
Na manhã do segundo dia, vá ao Dolac, que é um mercado a céu aberto que vende uma variedade imensa de produtos, como por exemplo: frutas, legumes, souvenirs, antiguidades, flores, entre muitos outros produtos típicos. É um local legal para conhecer mais do dia a dia local, porque muito do comércio local é feito ali.
Em seguida, vá o Portão de Pedra, que dá acesso à parte antiga de Zagreb. Ao chegar, busque pelo local onde fica o altar da Virgem Maria. Uma lenda de 1731 conta que um incêndio varreu a cidade e destruiu tudo por onde passou, com exceção de um quadro que retrata a mãe de Jesus. O local onde o quadro estava virou uma espécie de lugar sagrado, onde as pessoas deixam homenagens e velas.
Dia 2 em Zabreb – Tarde: faça o tour para conhecer mais sobre a Guerra da Croácia
Existe um tour bem legal que ensina mais sobre a história da Croácia, que é o passeio da guerra. Nele, você vai entender melhor como foi o conflito, quais foram suas consequências e como o país se reconstruiu. O itinerário passa pelos pontos que foram mais afetados pelos bombardeios e percorre os túneis subterrâneos da Segunda Guerra Mundial. É como fazer uma viagem no tempo para a Croácia de meados do século XX. Se quiser reservar, é só acessar aqui.
Dia 2 em Zagreb – Noite: veja uma apresentação no Teatro Nacional da Croácia
Um local bem legal para explorar mais do lado cultural de Zagreb é o Teatro Nacional da Croácia. Muito tradicional na cena artística local, ele tem uma programação que conta com apresentações de ópera, balé e peças de teatro. Para quem gosta de música clássica, por exemplo, a Zagreb Philharmonic Orchestra faz concertos inesquecíveis.
Dia 3 – Manhã e tarde: faça um passeio para os Lagos Plitvice
Para a manhã do terceiro dia, a nossa sugestão é que você faça um passeio para uma das reservas naturais mais lindas da Croácia, os Lagos Plitvice. É um conjunto de dezesseis lagos classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO. As águas são cristalinas e tem diferentes tons, que variam entre verde e azul.
No meio das cascatas deslumbrantes e das florestas que as cercam, há uma rede de trilhas e passarelas. Além disso, a biodiversidade é impressionante. Nós preparamos um guia completo sobre os Lagos Plitvice com tudo que você precisa saber antes de ir para lá.
Dia 3 – Noite: curta a vida noturna de Zagreb
Para se despedir de Zagreb, escolha o programa que mais te agradar. Dá para jantar e depois curtir um bar. Para os mais animados, dá até para emendar uma balada depois. Para te ajudar a escolher o programa ideal, temos uma reportagem com detalhes sobre a vida noturna de Zagreb.
Como comprar ingresso para os passeios de Zagreb
Não importa a viagem, comprar ingressos e reservar passeios na última hora pode te fazer gastar mais e, no pior dos cenários, fique sem lugar em algum passeio, já que os ingressos para muitas atrações podem esgotar.
Para evitar dores de cabeça, nós gostamos sempre de deixar tudo planejado antes de embarcar. Por isso, testamos várias plataformas de adquirir ingressos com antecedência, até que encontramos a que mais gostamos. Hoje em dia, é ela que usamos em todas as nossas viagens.
Nós gostamos muito do serviço que eles oferecem, porque além de ser confiável, tem ótimos preços. Um benefício é que, grande parte das vezes, os guias falam mais de um idioma. Há, inclusive, opções de passeios com guias que falam português. A política de cancelamento deles é uma das melhores do mercado, permitindo que você desista a poucas horas do passeio sem cobranças extras.
Economize ao máximo na sua viagem para Croácia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Antes de mais nada, leia a nossa matéria de como viajar barato para a Croácia, porque nela com toda a certeza você vai encontrar todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Croácia da forma mais barata e segura para que você não fique sem lugar nos passeios e para que evite filas.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar dentro do país e também para visitar países próximos. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Croácia. São dicas que sem dúvida vão te ajudar a alugar pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Croácia, com os prós e contras de cada opção. Atualmente, existe uma forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem e todas as vezes em que for necessário, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. Sem dúvida é mais fácil e mais barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Zagreb para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: eventualmente, você pode precisar de atendimento médico no exterior, e isso pode sair bem caro. Por isso, é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos sempre que necessário. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor, e ao mesmo tempo mais barato, seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!