Leia este roteiro perfeito de carro pelo Chile e fique por dentro das nossas dicas para que você aproveite tudo que o país tem a oferecer.
Sobre o roteiro perfeito de carro pelo Chile
Viajar de carro pelo Chile é uma excelente maneira que os turistas têm para explorar a diversidade do país, com paisagens que vão desde desertos até lagos e vulcões. E diferente de outros lugares do mundo, a geografia chilena se estende de norte a sul, permitindo que se contemplem contrastes impressionantes ao longo de uma só rota.
Com um carro à disposição, também é possível ajustar o ritmo da viagem conforme o seu interesse em cada região, o que é ótimo. Dessa forma, dá para você ir parando em pequenas cidades e pontos de interesse menos acessíveis e turísticos, garantindo uma experiência muito mais autêntica e próxima da cultura chilena local, com total autonomia.
Como alugar um carro no Chile?
Para você que está planejando o roteiro perfeito de carro pelo Chile, mas ainda não fez o principal, que é alugar o carro, veja as dicas abaixo. Trouxemos dois comparadores ótimos, que vão ajudar você a achar as melhores ofertas disponíveis para alugar um carro no país:
- Comparador 1: tem ótimas parcerias, trazendo descontos imperdíveis, assim como a possibilidade de parcelar em 12x sem juros. Sendo uma empresa brasileira, você também não vai precisar pagar o IOF de 6%, porque o pagamento é feito em reais.
- Comparador 2: tem mais opções em seu catálogo, pois é o maior comparador do mundo. Inclusive, com chances de achar empresas mais baratas do que o comparador anterior. Mas, por ser uma empresa internacional, você não poderá parcelar o serviço.
Nós recomendamos que você utilize os dois comparadores e veja qual atenderá melhor as suas necessidades.
Agora, veja o roteiro perfeito de carro pelo Chile
1. Santiago
Para abrir com chave de ouro este roteiro perfeito de carro pelo Chile, indicamos que você conheça Santiago, pois é um ponto de partida prático. Além disso, como a capital abriga o principal aeroporto internacional do país (Aeroporto Arturo Merino Benitez – SCL), será mais fácil chegar nele, pegar o seu veículo alugado e, a partir daí, começar os passeios.
Por sua vez, a cidade oferece uma mistura de história e modernidade, com atrações como o Palácio de La Moneda, o Mercado Central e o charmoso bairro de Bellavista. E estando lá, também indicamos que você conheça os pontos mais elevados, como o Cerro San Cristóbal e até a Cordilheira dos Andes chilena.
- Para seguir de carro até o próximo destino, que é Valparaíso, pegue a Rota 68. A estrada é bem sinalizada, com pedágios, e a viagem dura cerca de 1h30, em um percurso de 120 km.
2. Valparaíso e Viña del Mar
Seguindo em direção ao litoral, o próximo destino deste roteiro perfeito de carro pelo Chile é Valparaíso, um local cheio de história e belezas naturais. Conhecida por ter sido o primeiro porto comercial do país, a cidade é, hoje, um Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecido pela UNESCO.
Então, ao chegar lá, não deixe de explorar pontos turísticos incríveis, como os cerros Concepción e Alegre, que, inclusive, são os melhores lugares onde ficar em Valparaíso; o Museu Casa La Sebastiana, que foi uma das casas do poeta Pablo Neruda; e o charmoso Paseo Gervasoni, onde dá para apreciar vistas fantásticas da cidade e do mar.
Logo ao lado, a cidade vizinha, Viña del Mar, fica a poucos quilômetros e oferece um clima mais descontraído, com belas praias e jardins naturais. Ambos os destinos são imperdíveis; entretanto, fique atento ao trânsito nas áreas mais turísticas, que pode ser intenso em determinados dias e horários.
- De Viña del Mar, siga pela via Panamericana Norte, também conhecida como Ruta 5, que conecta diretamente a La Serena, o próximo destino. A viagem tem cerca de 430 km e o trajeto é feito em uma bela estrada costeira.
3. La Serena
Embora pouco conhecida entre os viajantes, La Serena é uma das cidades mais antigas do Chile, localizada na Região de Coquimbo. E ela conta com praias lindas, igrejas coloniais e, principalmente, o famoso Valle del Elqui, considerado um dos melhores pontos de observação astronômica do hemisfério sul do país.
Para você ter uma ideia, o Valle del Elqui abriga diversos povoados com vastas opções de atividades e atrações. Sendo assim, por lá, você consegue visitar desde observatórios astronômicos e fábricas de pisco até fazer trilhas e comer em deliciosos restaurantes. Esta região é verdadeiramente encantadora e achamos que você vai gostar bastante.
- Para ir até San Pedro de Atacama, volte à Ruta 5 e siga para o norte até Calama. De lá, pegue a Ruta 23, que cruza o deserto até San Pedro. Esta é uma viagem mais longa, totalizando, aproximadamente, 1.200 km saindo de La Serena.
Sendo assim, sugerimos que você faça paradas na estrada e, se for necessário, escolha um bom hotel para descansar. Inclusive, se você ainda não decidiu os lugares onde se hospedar durante este roteiro perfeito de carro pelo Chile, temos certeza que esse Pesquisador de Hotéis vai ajudar você a achar ótimas hospedagens, com preços incríveis e na região que você quiser.
Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo. E por ele ter todas as hospedagens do Chile e do mundo nas suas pesquisas, os preços são imbatíveis, pela forte negociação que faz com os hotéis.
4. San Pedro de Atacama
Sendo um dos destinos mais famosos do Chile, San Pedro de Atacama é a porta de entrada para os visitantes que têm a intenção de conhecer o Deserto de Atacama, o mais seco do mundo. Além disso, a região conta com paisagens únicas, como o Valle de la Luna e os Geiseres del Tatio.
E embora seja uma viagem longa, sair de La Serena até San Pedro de carro, saiba que ela vale cada quilômetro. A região do Deserto de Atacama é indescritível, e, certamente, você irá vivenciar muitos momentos fantásticos lá.
- Para seguir até Antofagasta, volte pela Ruta 23 até Calama. Depois, pegue a rampa de acesso a Antofagasta e siga na Av. Circunvalación, ou Ruta 25; e, mais adiante, retorne à Ruta 5. A distância é de cerca de 310 km e o caminho é lindo, com vista da região desértica.
5. Antofagasta
Mais ao norte, Antofagasta é uma cidade costeira que mistura o visual do deserto com o Oceano Pacífico. A partir dela, os turistas podem visitar o Monumento Natural La Portada, um arco natural no mar.
Além disso, Antofagasta é um excelente ponto para quem quer explorar o litoral norte do Chile, porém, é importante estar atento à infraestrutura local, que pode ser limitada em alguns trechos.
- Para o próximo destino, Valle del Huasco, volte pela Ruta 5 Norte e siga em direção ao sul. Após cerca de 670 km, chegará a Vallenar e ao vale, conhecido por suas vinícolas e paisagens do deserto florido.
6. Valle del Huasco
O sexto destino deste roteiro perfeito de carro pelo Chile é um local fantástico, mas bastante diferente dos que já foram citados. O Valle del Huasco, também chamado de “Jardim do Atacama”, se destaca pela grande quantidade de aldeias agrícolas, sendo uma região boa para quem busca um ritmo mais tranquilo, apreciando a rica biodiversidade local.
O Valle del Huasco conta com vinícolas maravilhosas, onde você vai poder degustar de bons vinhos; e dispõe de lindas paisagens de deserto florido, que é um fenômeno natural que ocorre quando as sementes e bulbos que resistem ao clima rigoroso brotam como flores. É, simplesmente, encantador.
- Para seguir até Chillán, retorne à Ruta 5 e continue para o sul, viajando cerca de 1.100 km ao longo da rodovia, passando por Santiago novamente até chegar a Chillán.
7. Chillán
Voltando para o sul do país, Chillán é um destino muito indicado para os amantes dos esportes na neve. Isso porque, durante o inverno, o centro de esqui Nevados de Chillán se torna a principal atração da cidade, recebendo turistas dos mais diversos locais. A estação conta com 35 km de pistas esquiáveis, separadas por diferentes níveis de dificuldade.
E tão requisitadas quanto a estação de esqui, estão as piscinas termais, que também são um super atrativo do inverno em Chillán. Com as águas quentinhas e um visual maravilhoso, o Parque de Águas de Chillán é onde você pode se esquentar nas piscinas abertas.
- De Chillán, continue pela Ruta 5 em direção a Pucón e Villarrica, cerca de 380 km ao sul. A estrada leva até a região dos lagos e vulcões.
8. Pucón
Um dos destinos mais encantadores do sul é Pucón, que, aliás, também é uma das principais cidades turísticas do país. Por isso, não poderíamos deixar a cidade de fora deste roteiro perfeito de carro pelo Chile.
Lá, os turistas encontram diversos atrativos, como os belos lagos, as piscinas de águas termais e os lindos centros urbanos. Mas, o que chama mais atenção em Pucón é o famoso vulcão Villarrica, que pode ser escalado em passeios guiados.
Aliás, para muitos passeios que estamos indicando nesta matéria, é super importante que você garanta os seus ingressos com antecedência e pela Internet. Dessa forma, você evita os perrengues de ter que esperar nas enormes filas e até correr o risco de não conseguir o ticket necessário. Nós comprando todos os ingressos neste site e gostamos muito.
- Para seguir a Puerto Varas, continue pela Ruta 5 por mais 200 km. A viagem passa por lindas paisagens de lagos e montanhas.
9. Puerto Varas
Seguindo ainda mais ao sul do Chile, Puerto Varas abriga um lindo visual, com seus lagos e vulcões. A cidade tem uma forte influência alemã e é conhecida como a “cidade das rosas”. Ou seja, ela é encantadora.
A partir de Puerto Varas, é possível explorar o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde se encontra o belo Lago Todos los Santos e o vulcão Osorno. Esse trecho é um dos mais bonitos do país e você viverá momentos únicos por lá.
- Para chegar a Chiloé, siga pela Ruta 5 até Pargua, onde poderá pegar o ferry até a ilha. O trajeto leva cerca de 50 km desde Puerto Varas até o terminal do ferry.
10. Chiloé
Por fim, este roteiro perfeito de carro pelo Chile termina indicando que você conheça Chiloé, uma ilha repleta de cultura e tradições. Com suas igrejas de madeira tombadas pela UNESCO e suas palafitas coloridas, ela é surpreendente.
Para chegar até Chiloé, é necessário pegar um ferry a partir de Pargua, mas o carro será um ótimo aliado para explorar todos os cantos da ilha. Ademais, uma das maiores curiosidades de lá é o seu clima, dito como imprevisível, pois é comum encontrar neblina e chuvas em um dia majoritariamente ensolarado. Mas, isso só aumenta o charme local, portanto, aproveite.
Economize ao máximo na sua viagem ao Chile:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Chile. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Chile, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar no Chile para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!