Roteiro rápido de 1, 2 e 3 dias por Montalcino

Confira um roteiro rápido de 1, 2 e 3 dias por Montalcino e aproveite as melhores atrações da cidade!

Roteiro de 1 dia em Montalcino

Comece seu dia conhecendo o centro histórico de Montalcino, onde você pode caminhar pelas ruas de paralelepípedos e observar as construções antigas que refletem a história da região.

Depois visite a Fortaleza de Montalcino, que proporciona uma visão ampla dos arredores. Você pode caminhar pelas muralhas e, se desejar, fazer uma breve pausa para uma degustação de vinhos no interior da fortaleza, que abriga uma enoteca.

Fortaleza de Montalcino

Após o almoço em um dos restaurantes locais, faça uma degustação de vinhos Brunello. Essa experiência permite que você conheça mais sobre o processo de produção do vinho e deguste algumas variedades dessa especialidade local.

Guias locais compartilham detalhes sobre o Brunello di Montalcino e os métodos de cultivo das uvas, que tornam essa bebida especial.

Aproveite o tempo para explorar as lojas de vinho e, se quiser, levar uma garrafa como lembrança. Veja aqui esse passeio através de uma agência especializada e que super recomendamos!

Adega em Montalcino

Finalize seu dia com um passeio pela cidade ao entardecer. Aproveite o ambiente tranquilo de Montalcino e as luzes noturnas que destacam a paisagem urbana. Para o jantar, explore as opções de restaurantes que oferecem pratos tradicionais toscanos.

Montalcino à noite

IMPORTANTE: para uma viagem à Itália, o seguro viagem e o chip de celular são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e, além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Roteiro de 2 dias em Montalcino

Dia 1: Siga o roteiro do primeiro dia.

No segundo dia, visite a Abadia de Sant’Antimo, um mosteiro que fica a poucos minutos de Montalcino. A abadia é um local sereno, onde você pode explorar a igreja e ouvir o canto gregoriano, dependendo do horário da visita.

Esse passeio proporciona uma experiência única e um contato direto com a história medieval da região.

Abadia de Sant'Antimo

Para a tarde, faça uma caminhada pelos vinhedos que cercam a cidade ou escolha uma vinícola para conhecer de perto o processo de cultivo das uvas e produção dos vinhos locais.

Durante a visita, você pode observar o cuidado com que cada etapa é realizada e desfrutar da vista dos vinhedos que se estendem pelo vale. Ou mesmo fazer um tour privado para conhecer melhor os aspectos culturais e históricos de lá. Um que super recomendamos é este aqui!

Abadia

Para o jantar, experimente outro restaurante que ofereça pratos típicos, completando a experiência gastronômica. A cidade tem boas opções de locais que servem massas frescas e sobremesas da região, a exemplo do Osteria di Porta al Cassero.

Osteria di Porta al Cassero

IMPORTANTE: compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro e muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos!

Roteiro de 3 dias em Montalcino

Dias 1 e 2: Você pode seguir o roteiro dos dias anteriores.

Comece seu terceiro dia conhecendo o Museu Cívico e Diocesano de Arte Sacra, que abriga uma coleção de arte e artefatos religiosos da região.

No museu, você pode aprender mais sobre a influência da igreja na história local e apreciar esculturas, pinturas e relíquias.

Museu Cívico e Diocesano de Arte Sacra

Na parte da tarde, faça uma excursão a uma vila vizinha, como San Quirico d’Orcia, onde você pode explorar as pequenas ruas e conhecer uma das cidades menores que refletem o estilo de vida toscano.

Aproveite para relaxar em uma das praças ou caminhar pelos jardins da cidade, se tiver tempo.

San Quirico d'Orcia

Para finalizar sua estadia em Montalcino, escolha um restaurante para o jantar e experimente uma última refeição típica no Il Moro.

Com isso, você encerra sua visita com uma experiência completa da cultura, gastronomia e vinhos da região.

Il Moro

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!