San Pedro de Atacama em Janeiro: como é o clima e o que fazer!

San Pedro de Atacama em Janeiro: como é o clima e o que fazer!

Saiba tudo sobre San Pedro de Atacama em janeiro. Aqui, você vai ficar por dentro de todas as informações sobre o clima e o que fazer por lá.

Sobre o clima em San Pedro de Atacama em Janeiro

Os turistas que visitam San Pedro de Atacama em janeiro costumam dizer que é uma combinação interessante de clima peculiar e experiências inesquecíveis. Isso porque, por estar no auge do verão no hemisfério sul, o período é caracterizado por temperaturas elevadas durante o dia, podendo chegar aos 30 °C, enquanto as noites são mais frescas, com mínimas em torno de 10 °C.

Porém, janeiro também coincide com o fenômeno do “inverno altiplânico”, quando chuvas ocasionais podem ocorrer na região, trazendo a possibilidade de alterações no roteiro, como o cancelamento de alguns passeios. Por isso, é importante planejar a sua viagem com flexibilidade e, principalmente, estar preparado para os imprevistos que podem acontecer.

Mas, ainda assim, janeiro reserva surpresas que tornam a viagem única. Para você ter uma ideia, as chuvas no deserto criam espelhos d’água em salares e lagunas; intensificam as cores das formações rochosas e revitalizam a vegetação local. Ou seja, é perfeito para quem busca capturar a beleza de San Pedro de Atacama, e de toda a região, em sua versão mais incomum.

San Pedro de Atacama

O que fazer em San Pedro de Atacama em janeiro?

Conhecer o Vale da Lua e o Vale da Morte

Esses vales oferecem algumas das paisagens mais emblemáticas do deserto do Atacama. O Vale da Lua, com suas formações rochosas esculpidas pelo vento e pela água – ao longo de milhões de anos – lembra bastante a superfície lunar. Além disso, ele é especialmente impressionante ao pôr do sol, quando as cores da paisagem variam entre tons de dourado, laranja e roxo.

Já o Vale da Morte (também conhecido como Vale de Marte) é famoso por suas imensas dunas e desfiladeiros, que atraem os visitantes mais aventureiros para atividades diversas, como o sandboard. Em janeiro, o sol forte durante o dia ressalta ainda mais os contornos do local, criando um espetáculo visual único.

  • Como chegar: localizados a, aproximadamente, 6 km e 4 km do centro de San Pedro de Atacama, esses vales são acessíveis por estradas de terra em boas condições. Sendo assim, é possível fazer esse trajeto (via B-241 e Ruta 23) a pé, com uma bicicleta alugada ou de táxi.
  • Valor do passeio: agências de turismo oferecem tours guiados com preços variando entre CLP 15.000 e CLP 20.000 por pessoa. Mas, se optar por ir por conta própria, o ingresso custa cerca de CLP 10.000 para o Vale da Lua e CLP 3.000 para o Vale da Morte.

Visitar as Lagunas Altiplânicas

As lagunas Miscanti e Miñiques, localizadas a mais de 4.000 metros de altitude, são joias naturais cercadas por vulcões. Lá, você vai ver águas na cor azul-turquesa que contrastam com a vegetação dourada ao redor, ou seja, são vistas surpreendentes.

No mês de janeiro, o volume das águas pode ser maior por conta das chuvas ocasionais, e a vegetação ao redor costuma estar mais vibrante, tornando o cenário ainda mais especial. É importante saber, porém, que a altitude pode exigir um cuidado a mais com o esforço físico. Mas a recompensa é válida, já que será uma experiência indescritível.

  • Como chegar: situadas a cerca de 90 km de San Pedro de Atacama, o acesso é feito por estradas pavimentadas e trechos de terra. E, devido à altitude e às condições das vias, o mais recomendado é utilizar veículos 4×4.
  • Valor do passeio: passeios guiados custam entre CLP 60.000 e CLP 80.000, geralmente incluindo transporte, guia e refeições leves. O ingresso para as lagunas é pago à parte e custa cerca de CLP 3.000.
Lagunas Altiplânicas no deserto do Atacama

Passear pelo Salar de Atacama e pela Laguna Chaxa

O Salar de Atacama, uma vasta extensão de sal cristalizado, abriga diversas espécies de flamingos que encantam os visitantes. Na Laguna Chaxa, localizada dentro do salar, as chuvas de janeiro tendem a criar espelhos d’água marcantes, refletindo o céu e as aves com perfeição.

  • Como chegar: a Laguna Chaxa está a cerca de 120 km de San Pedro de Atacama (via Ruta 23 e B-355), sendo acessível por estradas de terra em bom estado. É possível ir de ônibus, contratar um tour ou de carro próprio.

Aliás, se você quer optar por essa última opção, mas ainda não sabe onde alugar o seu veículo em San Pedro de Atacama, recomendamos este Comparador de aluguel de carros. Nele, você só precisa preencher os campos e, em poucos segundos, terá todas as opções de carros disponíveis, nas melhores empresas.

Outra recomendação é este Comparador de preços de aluguel de carros, que é o maior do mundo. A diferença dele para o anterior é que ele busca mais empresas e, por isso, acaba achando preços mais baratos do que o outro. Sendo assim, utilize os dois comparadores e veja qual atenderá melhor as suas necessidades.

  • Valor do passeio: tours guiados têm preços entre CLP 30.000 e CLP 50.000, incluindo o transporte e o guia. Mas, se você quer ir por conta própria, o ingresso custa cerca de CLP 13.800.

Encantar-se com os Gêiseres El Tatio

Situados a mais de 4.300 metros de altitude, os Gêiseres El Tatio oferecem uma visão impressionante de jatos de vapor emergindo da terra ao nascer do sol. Em janeiro, as manhãs geladas fazem o contraste com o calor das águas ainda mais fantástico, criando um espetáculo imperdível.

  • Como chegar: localizados a cerca de 80 km de San Pedro de Atacama (via B-245), os gêiseres são um pouco complicados de serem acessados, já que é por estradas de terra que podem ser desafiadoras, especialmente antes do amanhecer.
  • Valor do passeio: passeios guiados custam entre CLP 50.000 e CLP 70.000, incluindo o transporte, o guia e o café da manhã. Mas, por conta própria, o ingresso para os gêiseres custa cerca de CLP 10.000.
Gêiseres El Tatio no deserto do Atacama

Mergulhar na Laguna Cejar

A Laguna Cejar é famosa por sua alta salinidade, que faz com que os visitantes flutuem naturalmente em suas águas. Em janeiro, o calor torna o mergulho uma experiência ainda mais convidativa.

As margens da laguna oferecem vistas incríveis dos Andes, e o cenário ao entardecer é simplesmente deslumbrante. Embora a entrada tenha um custo, a experiência única compensa o investimento.

  • Como chegar: estando a cerca de 20 km de San Pedro de Atacama (via B-241), em uma estrada de terra com boas condições, é possível ir de bicicleta, de carro próprio ou contratando uma agência.
  • Valor do passeio: tours custam entre CLP 30.000 e CLP 50.000, incluindo o transporte e o guia. Já o ingresso avulso custa cerca de CLP 15.000.
Laguna Cejar no deserto do Atacama
  • Dica importante

Para muitos passeios na região de San Pedro de Atacama, você vai precisar contratar um guia ou uma empresa de turismo. Todos os nossos tours, e até os ingressos para a entrada em outras diversas atrações do Chile, nós compramos neste site que tem o melhor preço. Fica a dica.

Economize ao máximo na sua viagem a San Pedro de Atacama:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Chile, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Chile da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Chile, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em San Pedro de Atacama. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para San Pedro de Atacama, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em San Pedro de Atacama para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!