Tudo sobre peso e quantidade de bagagens para viajar à Itália

Saiba tudo sobre peso e quantidade de bagagens para viajar à Itália, para estar bem preparado na hora de escolher as malas que você levará.

Casal com malas de viagem na Itália

Saiba tudo sobre peso e quantidade de bagagens para viajar à Itália, para estar bem preparado na hora de escolher as malas que você levará.

Quais as dimensões permitidas para bagagens para viajar à Itália?

Em geral, as regras para os voos com partidas do Brasil são definidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Porém, há variações dependendo da política da companhia aérea, o destino final do voo e a classe do bilhete. Por isso, a nossa dica é sempre conferir com antecedência com a sua companhia aérea.

Malas no aeroporto

Com base em critérios de segurança, as bagagens devem ter as seguintes medidas:

  • Malas despachadas: 80 x 50 x 28 cm, sendo estas altura, largura e profundidade respectivamente (a altura e largura podem ser invertidas dependendo da posição da mala – vertical ou horizontal). Ou, então, uma soma entre 158 cm e 203 cm.
  • Malas de mão: 55 x 35 x 25 cm, sendo estas altura, largura e profundidade respectivamente.

Esses tamanhos incluem alças, bolsos e rodinhas.

Qual a quantidade e peso permitidos para bagagens para viajar à Itália?

No voo do Brasil para a Itália, a classe econômica comum permite levar no máximo 1 mala despachada de 23 kg por passageiro. Contudo, a classe econômica premium aumenta esse limite para até 2 malas despachadas. Assim como na classe executiva e primeira classe, com a quantidade de 2 malas, porém o peso máximo é de 32 kg cada.

Informações de bagagens para viagem de avião internacional

Em contrapartida, cada passageiro pode levar apenas uma mala de mão, com peso entre 5 e 12 kg, dependendo da companhia aérea. Além dela, é possível levar mais uma peça menor, como por exemplo mochila, bolsa ou sacola, sendo que esta deve caber debaixo da poltrona do avião.

Qual a quantidade e peso permitidos para bagagens para voos internos na Europa?

Já nos voos internos entre cidades da Itália, assim como entre países da Europa, geralmente cada passageiro pode despachar até 1 mala de 23 kg. Do mesmo modo, apenas uma mala de mão por pessoa. Ainda assim, confira as regras de sua companhia aérea, pois podem variar, inclusive de acordo com a categoria da passagem aérea.

Mala de viagem em Veneza

Como funciona a multa por excesso de bagagem?

Tanto na partida do Brasil quanto no retorno da Itália, é aplicada uma multa em caso de excesso de peso, quantidade superior ao limite de malas, bem como medidas fora dos padrões. O calculo dessa multa é feito com base nas regras vigentes no Brasil e utiliza o sistema de unidade de peças.

Mulher com mala em aeroporto

Portanto, no caso do peso de sua mala ultrapassar o limite permitido, por exemplo, é considerado como se você estivesse carregando uma mala a mais. E, então, você deverá pagar por essa peça adicional. Esse valor pode variar entre 100 e 200 dólares em viagens internacionais.

IMAGEM

É importante destacar que esse peso adicional deve ser de até, no máximo, 45 kg, mesmo com o pagamento da multa. E, para algumas companhias, pode ser menos. Isso porque há um balanceamento da aeronave na hora do embarque, considerando seu limite de peso.

Mais dicas sobre peso e quantidade de bagagens para viajar à Itália

Antes de escolher suas bagagens para viajar à Itália, é imprescindível que você verifique as regras de sua companhia aérea, como citamos anteriormente. Esses requisitos variam bastante. Além disso, uma dica é pesar suas malas com uma balança doméstica antes de ir ao aeroporto. E, se possível, levar essa balança em sua viagem para utilizá-la na volta.

Fechando a mala de viagem

Se você pretende fazer compras durante a sua viagem, não se esqueça de deixar um espaço livre em sua mala para esses itens. E, às vezes, pode sair bem mais barato levar uma maior quantidade de malas menores em vez de uma grande fora dos padrões.

Economize ao máximo na sua viagem à Itália:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Itália, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Itália da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no continente e nas ilhas. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Itália. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Itália, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!