
Frio, neve e um clima mais tranquilo: saiba como é a Turquia em janeiro; seu clima e o que fazer nas cidades!
Clima da Turquia em janeiro
As temperaturas esfriam bastante em janeiro, tendo máximas em mínimas diferentes em cada cidade:
Istambul: entre 3°C e 8°C, com dias nublados e possibilidade de chuva ou neve.
Capadócia: de -6°C a 4°C — frio seco, com mais chance de neve.
Pamukkale e Éfeso: clima ameno, entre 5°C e 12°C.
Região do Mar Negro e leste da Anatólia: bem mais frio, podendo chegar a -10°C!
- O que levar na mala? Não se esqueça de levar um casaco bem quente e, preferencialmente, impermeável. Aposte em segundas pele térmicas, roupas de lã, luvas, gorro, lipbalm, pijamas quentes (caso seu hotel não tenha calefação) e cachecol, além de bota impermeável ou calçado com solado antiderrapante. Ah! E apesar de não ser verão, leve os óculos de sol, pois a neve reflete bastante luz e pode te queimar!

- E não deixe de conferir o nosso guia completo da Turquia. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem, economizando ao máximo em TUDO!
Movimentação da Turquia em janeiro
Alta ou baixa temporada? Janeiro é considerada baixa temporada para o turismo internacional (exceto nas áreas de esqui!), o que significa menos filas em atrações famosas e preços mais baixos em hotéis e voos domésticos. Além de, claro, uma maior tranquilidade para explorar cidades como Istambul e Ankara!
No entanto, saiba que é normal haver atrasos nos voos por conta do clima (especialmente em áreas com neve). As estradas nas regiões montanhosas também podem ficar escorregadias, aumentando o trânsito.
- Dá para voar de balão na Capadócia em janeiro? Dá, sim! Os voos de balão acontecem, e com neve tudo fica ainda mais mágico! Mas dias muito fechados, com mau tempo, podem fazer os planos mudarem, então fique de olho nas previsões.

IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.
Eventos e festas da Turquia em janeiro
Embora janeiro não tenha festas típicas turcas, ainda rolam alguns eventos legais, como:
Celebrações de Ano Novo (Yılbaşı): o clima de festa se estende até os primeiros dias de janeiro.
Grandes cidades como Istambul e Antalya ainda têm luzes natalinas, feiras de inverno e decorações lindas!
2. Festival de Inverno de Erzurum: um evento de esportes de neve, com esqui, snowboard, trenó e shows culturais! A cidade de Erzurum vira o centro do inverno turco — ótima pedida pra quem quer ver neve e cultura local.

3. Temporada ideal para os banhos turcos (hamams): nada melhor do que relaxar num hamam tradicional, especialmente no friozinho. Alguns dos mais lindos estão em Istambul, como o Ayasofya Hurrem Sultan Hamami e o Cagaloglu Hamami, que indicamos! Inclusive, indicamos muito esse banho turco com massagem em Istambul, que fizemos e foi maravilhoso! Outro bem recomendado é esse aqui, no Hilton, além de outros dois nas cidades de Side e de Alanya.
4. Temporada de esqui: Uludağ (próximo a Bursa) é o destino de esqui mais popular dos turcos.
Também há boas estações em Kartepe, Palandöken e Erciyes. Dá pra alugar tudo por lá e curtir a neve sem precisar ser expert!
IMPORTANTE: Uma dica essencial, para aproveitar melhor todos os pontos turísticos e atrações da Turquia, é ficar hospedado em uma boa localização. Isso faz TODA a diferença por lá. Depois veja nossa matéria de onde ficar, que nós explicamos qual é essa melhor região e como economizar muito com o hotel.
Em Istambul, aproveite janeiro para visitar museus, mesquitas e palácios sem multidões.
Prove comidas típicas bem quentinhas, como sopa de lentilha, kebabs, chá turco e salep (bebida quente de orquídea com canela!). Já em Pamukkale, as piscinas termais naturais ficam ainda mais mágicas no frio. Dá pra entrar nas águas quentes mesmo com o clima gelado! Há outras regiões termais como Afyon ou Yalova também.
Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!