
O guia completo para montar sua viagem à Turquia!
Esse é um guia completo que elaboramos com TUDO o que você precisa saber para montar toda a sua viagem à Turquia, você mesmo. E sempre da forma mais barata possível e economizando em tudo.
Reunimos em uma só página todas as dicas de viagem que você precisa. Quando ir, documentos, onde ficar, hotéis, passeios, ingressos, como se locomover, clima, dinheiro, chip de celular, seguro viagem e aeroporto.
1: O que preciso para viajar à Turquia?
Para viajar à Turquia, o único requisito é ter em mãos um passaporte válido por mais seis meses além da data de chegada ao país. Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias neste país. Além disso, pode ser preciso apresentar suas reservas da hospedagem e o bilhete de retorno ao país de origem (ou do seu destino seguinte).
2: Quando viajar para a Turquia?
- Inverno: Jan/Fev/Mar
- Primavera: Abr/Mai/Jun
- Verão: Jul/Ago/Set
- Outono: Out/Nov/Dez
A melhor época para visitar a Turquia é na primavera (abril a junho) e no outono (setembro a novembro), quando o clima está bom e há poucas chuvas –além de menos turistas do que o verão, que encarecem a hospedagem e passeios. Já o inverno (dezembro a fevereiro) pode ser uma opção mais econômica, especialmente para quem deseja visitar Istambul com menos gente ou aproveitar as estações de esqui (mas é bom estar preparado para o frio intenso em algumas regiões!)
3: Quantos dias ficar na Turquia?
De 7 a 10 dias pra conseguir ver Istambul (3-4 dias), Capadócia (2-3 dias) e Costa Turquesa (2-3 dias). Se tiver mais tempo disponível, considere passar duas semanas para ver também Éfeso, Pamukkale e a região leste do país.
4: Onde ficar em Istambul
Em Istambul, as melhores áreas para se hospedar dependem do estilo de viagem. Para quem deseja explorar os principais pontos turísticos, Sultanahmet, no centro histórico, é a melhor escolha, pois fica perto da Mesquita Azul, da Basílica de Santa Sofia e do Grand Bazaar. Já para quem prefere uma vibe mais moderna, com vida noturna agitada, bares, restaurantes e lojas, Beyoğlu/Taksim é ideal.
Já na Capadócia, Göreme é a opção com melhor custo-benefício, com diversos hotéis-caverna e passeios acessíveis. Para quem busca um ambiente mais sofisticado, Ürgüp é conhecida pelos hotéis boutique e vinícolas. Já Uçhisar oferece algumas das vistas mais impressionantes da região, com hotéis-caverna incríveis!
Nós criamos esse mapa personalizado com a melhor região de Istambul para você ficar super bem localizado e perto de tudo. Quando abrir o mapa, fecha ele, coloque a data da sua viagem, clique em pesquisar e depois clique em mostrar mapa para abrir ele novamente.
Ele vai abrir já com os hotéis e preços na sua data de viagem. Já configuramos para só aparecer hotéis com notas e avaliações boas dos hóspedes. Já está tudo pronto para você fazer a reserva no site em que sempre fazemos, é o mais confiável e quem tem sempre os melhores preços.
Dica para economizar no hotel: esse site, por ser o maior do mundo, tem uma negociação muito boa com a maioria dos hotéis de cancelamento gratuito. Isso é ótimo, pois o que mais faz você economizar é a antecedência. Quanto antes você reserva um hotel, mais barato você paga. Então você já pode reservar, garantindo um preço menor. Se precisar cancelar no futuro, você não paga nada e é só um clique.
Hotéis que já nos hospedamos e recomendamos:
4 Estrelas com bom preço: um hotel super confortável, na melhor localização e com um preço justo.
Melhor hotel que conhecemos nessa região: um hotel sofisticado, com boa vista e máximo conforto para uma estadia inesquecível!
5: Chip de viagem para o celular
Durante a sua viagem, você vai precisar ter acesso a internet de qualidade para poder utilizar seu celular no exterior. Hoje a melhor forma é comprar um chip pré-pago internacional.
Nós sempre utilizamos esse chip de viagem. Ele tem um bom preço, comparado aos outros, e funciona sempre muito bem na Turquia (Plano Mundi) e no mundo todo. E a internet é ilimitada. Eles já possuem o eSim, que é o chip virtual que você recebe por e-mail mesmo, em um QR Code, e instala na hora em seu celular.
6: Seguro viagem internacional
Para garantir a sua segurança e a da sua família na Turquia, é necessário contratar um seguro viagem. Ele te protege e oferece auxílio em eventuais imprevistos, como assistência médica, odontológica, furto e extravio de bagagem.
Ele não é um item exigido na imigração, mas só para se ter ideia da importância, a Europa exige que você tenha um para entrar em seus países. Então se o seu primeiro destino for por lá, não se esqueça de fazer um seguro!
Por um pequeno custo, você evita arcar com um grande prejuízo! Lembrando que uma consulta médica pode custar bem caro! E para encontrar o melhor seguro e o mais barato, temos uma super dica. É só utilizar esse comparador de seguros, que separa as melhores opções oferecidas no mercado em poucos segundos.
Uma dica: caso você se sinta perdido entre os seguros, as nossas principais recomendações são as empresas SulAmerica, Travel Ace, Assist Card, GTA, Green Card e Affinity.
7: O que fazer em Istambul
Ler o artigo completoA Turquia é um mundo, cheio de coisas a fazer a depender da cidade. Nas principais delas, você encontrará:
- Istambul: a antiga capital dos impérios Bizantino e Otomano, encanta com a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Grand Bazaar.
- Capadócia: formações rochosas surreais, passeios de balão e hotéis-caverna.
- Pamukkale: piscinas termais de travertino branco, é um espetáculo natural!
- Éfeso: as ruínas da cidade greco-romana impressionam, especialmente a Biblioteca de Celso e o Templo de Ártemis.
- Costa Turquesa: para quem busca praias paradisíacas, com destinos como Antalya e Bodrum, de águas cristalinas e resorts sofisticados.
- Monte Nemrut: guarda estátuas gigantes da era helenística, proporcionando um nascer do sol inesquecível.
- Se quiser ver a lista completa é só ler nossa matéria de o que fazer em Istambul que tem todos os lugares com todas as dicas!
8: Ingressos das atrações e tours
Comprar os seus ingressos da Turquia com antecedência pela internet é sempre a opção mais fácil e mais barata. Nós utilizamos sempre esse site, que é um dos maiores do mundo e possui tudo lá, pelo melhor preço.
Os ingressos e excursões mais vendidos da Turquia são:
- Cruzeiro pelo Bósforo ao entardecer: um passeio que sai do porto de Istambul para ver o pôr do sol sobre o estreito do Bósforo. Dá para ver a Torre da Donzela, a Ponte do Bósforo ou a majestosa mesquita de Ortaköy –acompanhado de aperitivos turcos e uma taça de sharbat, a bebida típica local.
- Visita guiada pela Mesquita Azul: o nome diz tudo: é para quem quer se aprofundar nessa visita com um profissional que, em inglês, explica tudo!
- Passeio de balão pela Capadócia: um passeio super seguro de uma hora para ver, de cima, toda a Capadócia –acompanhada de uma taça de champanhe ao amanhecer.
Dica do transfer: Nesse site também vende o transfer do aeroporto ao hotel. É ótimo, pois é o mesmo preço de um táxi, mas é de confiança e evita os golpes. Você já paga o valor antes, ele já sabe o seu destino final e te espera na saída do desembarque com uma placa com seu nome. Estamos comprando em todas as cidades que vamos.
9: Transportes e como andar na Turquia
Em Istambul, não vale muito a pena alugar um carro porque o trânsito na cidade é caótico –o que significa tempo a mais, além de que estacionar é um desafio em algumas áreas.
O transporte público (metrô, bondes e ônibus), uber e táxis funcionam bem, então não é preciso pegar no volante caso você vá ficar só em Istambul.
No entanto, se você quer viajar barato pela Turquia, conhecer cidades menores (Éfeso e Pamukkale) e explorar a Capadócia ou a Costa Turquesa (de Antalya a Bodrum) com liberdade, vale a pena alugar um carro! As estradas na Turquia são ótimas, e dirigir por lá é relativamente tranquilo.
Se você for alugar um carro, saiba que existem sites que comparam o preço do aluguel de carro, mostrando todos os veículos disponíveis durante a sua viagem. Eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro do Canadá e de todo mundo!
Se quiser abrir todas as dicas do aluguel de carro e como alugar o mais barato possível, clique aqui.
Como alugar um carro na Turquia por um preço imbatível?
Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros. Em poucos segundo você vai ter na sua tela todas as opções de aluguel de carro da Turquia nas melhores empresas e é só escolher a mais barata.
Ele é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Eles também parcelam em até 12 vezes sem juros e por ser uma empresa brasileira você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real. Você realmente vai economizar muito.
Outra opção boa no mercado é esse outro Comparador de preços de aluguel de carros que é bem parecido com o anterior, mas por ser o maior comparador do mundo ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Como às vezes ele encontra preços ótimos e mais baratos que o outro, vale a pena conferir também. A dica para economizar ainda mais é utilizar os dois comparadores e ver qual encontra o melhor preço.
- Dica: dê preferência para alguma das locadoras mais famosas do mercado, como a Alamo, Hertz, Dollar, Budget e Avis.
- Não se esqueça de fazer o seguro básico na hora da reserva, que já está incluído no preço. Na hora de retirar o carro pessoalmente, muitos funcionários tentam empurrar um seguro extra, que não vale a pena, você só gastará mais.
10: Como levar dinheiro para a Turquia
A moeda usada na Turquia é a Lira Turca, com a nomenclatura TRY. A conversão da lira para reais varia, mas atualmente, 1 TRY equivale a aproximadamente R$ 0,16. Você pode comprar a moeda em casas de câmbio, porém, existe uma forma MUITO mais barata e prática de levar dinheiro para suas viagens, como o uso de cartões internacionais com menor taxa de conversão.
Se quiser todas as informações, clique aqui.
Recentemente surgiu uma nova forma de levar seu dinheiro de maneira segura e online, estando ainda no Brasil, e usar tranquilamente em sua viagem para qualquer lugar do mundo.
Trata-se de abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior (independente da moeda do seu destino)!
De forma geral, a compra dos dólares em uma conta global acaba saindo MUITO mais barato, pois você compra na cotação comercial, que é a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara.
E, além disso, ao invés de pagar 5% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% (além de não pagas tantas taxas)! É uma economia gigantesca, não só de dinheiro, mas de tempo (já que você faz tudo online e com muita segurança).
Como abrir essa conta global, do Brasil?
Se já quiser baixar o app e começar a criar sua conta global, basta clicar aqui na conta digital. Só precisa do RG. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs (e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa), conseguimos um cupom para nossos leitores!
Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio, em até 15 dias desde a abertura da conta.
Com a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. E já dá para utilizar, fazer compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país!
Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar.
11: Como ir do aeroporto ao hotel
Os meios de transporte mais utilizados pelos turistas para ir até o hotel são: Uber (que na verdade são táxis no app), transfer, táxi (BiTaksi) e ônibus.
O Aeroporto Internacional de Istambul é o maior da Turquia e está localizado a aproximadamente 40 km do centro da cidade. Se você pretende alugar um carro, o aeroporto oferece uma seção exclusiva para locadoras, onde é possível garantir o aluguel usando apenas o seu cartão de crédito, passaporte e a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O trajeto até o centro da cidade leva cerca de 40 a 50 minutos, dependendo do trânsito.
Para quem prefere usar transporte público, é possível pegar o ônibus público ou o metrô. O aeroporto tem uma estação de metrô que conecta diretamente o centro de Istambul. A viagem de metrô leva cerca de 45 minutos e o custo é de aproximadamente 10 TRY (R$ 1,60). Já os ônibus, com várias linhas que conectam o aeroporto ao centro, levam cerca de 1 hora a 1h30 e custam em média 35 TRY (R$ 5,50).
Nossa dica sobre a melhor forma para chegar ao hotel
O transporte público como ônibus e metrô são sempre uma opção mais barata, mas nós não recomendamos, pelo fato de você estar em um lugar novo, em outro idioma e sem conhecer nada da cidade. Já passamos por isso várias vezes e as chances de se perder e passar perrengue são grandes. Sem falar que você chega cansado do voo e ainda carregando todas as malas.
Com os táxis, são comuns os casos de golpes em turistas, então pegue sempre os credenciados que já tem o preço fixo. O Uber funciona e você consegue pedir, mas tem que achar a área certa de embarque.
Uma ótima opção que nós temos utilizado muito é o transfer. É o mesmo preço de um táxi, mas você já deixa reservado e pago antecipadamente. É sempre com empresas credenciadas e saindo do embarque já terá alguém segurando uma placa com seu nome. É a garantia de não perder tempo e passar apuros até a chegada no hotel.
Nós sempre compramos os transfers nesse site aqui. Ele é um dos maiores do mundo, tem o melhor preço e você já paga em reais, economizando no IOF. E esse também é o site que a gente compra todos os ingressos, passeios e excursões.
13: Gorjetas na Turquia
Na Turquia, as gorjetas NÃO SÃO obrigatórias, mas é comum ver pessoas deixando. Em restaurantes, é usual deixar cerca de 5% a 10% do valor total da conta como gorjeta, especialmente se o serviço for bom! Em cafés e bares, uma gorjeta de 1 a 2 liras turcas (TRY) por pessoa/casal é suficiente.
Para taxistas, normalmente não é necessário dar uma gorjeta, mas arredondar o valor da corrida para cima é uma prática comum. Em hotéis, é recomendável deixar cerca de 5 a 10 TRY por noite para o pessoal de limpeza. Lembre-se de que, em alguns lugares, já pode haver uma taxa de serviço incluída na conta, então sempre confira antes de deixar uma gorjeta extra!
14: Voltagem e tomada na Turquia
Na Turquia, a voltagem padrão é 220V e as tomadas utilizadas são do tipo C e F, que são as mesmas usadas na maioria dos países europeus.
A tomada tipo C é aquela com dois pinos redondos, enquanto a tipo F também possui dois pinos redondos, mas com dois pinos adicionais nas laterais.
15: Dicas importantes sobre a Turquia
A maioria da população da Turquia segue o islã, com cerca de 99% dos turcos sendo muçulmanos. A maior parte desses muçulmanos é de tradição sunita, mas vale lembrar que há uma separação entre a religião e o governo –portanto, existe a liberdade religiosa.
Além disso, os turcos são muito hospitaleiros! E o chá turco e o café turco são símbolos de hospitalidade, geralmente são oferecidos gratuitamente em lojas e mercados.
Aperto de mão e beijos no rosto entre amigos são comuns como cumprimento. Mas atenção: Demonstrações públicas de afeto podem ser vistas como desrespeitosas em áreas mais conservadoras.
As bebidas alcoólicas costumam ser vendidas somente entre 6h e 22h, e drogas são extremamente proibidas e resultam em penas severas! Fotografar prédios governamentais e bases militares também não é permitido.
16: Compras na Turquia
A Turquia tem uma boa variedade de produtos artesanais, têxteis e itens típicos com excelente custo-benefício.
Os tapetes turcos são provavelmente seus itens mais visado, mundialmente famosos pela qualidade e pelo trabalho artesanal. Em cidades como Istambul, Cappadócia e Konyá, você pode encontrar belos tapetes feitos à mão, com uma grande variedade de designs e tamanhos.
Mas não são só os tapetes: toalhas de banho (pestemals), lençóis, cobertores de lã e roupas de algodão, são de alta qualidade e têm preços competitivos, especialmente no Grand Bazaar e o Mercado de Têxteis em Istambul.
Aliás, o Grand Bazaar é ótimo para adquirir ainda especiarias turcas, como o famoso za’atar (mistura de ervas), chá turco, baunilha e o saffron (açafrão), bem como o lokum (delícias turcas) e baklava, além de joias e bijuterias.
Por fim, dê uma olhada na cerâmica turca, especialmente as peças de Iznik, que é muito apreciada por suas cores vibrantes. Istambul e Bursa são ótimos lugares para comprar azulejos e cerâmicas decorativas, como pratos e vasos.
Vale ressaltar que na Turquia, especialmente em mercados e bazares, é sempre bom estar preparado para negociar preços, uma prática comum e esperada!