Voltagem e tomada usada na Turquia

Se você está planejando uma viagem para a Turquia, se adiante e saiba qual a voltagem e a tomada usada no país:

Qual a voltagem na Turquia?

Para carregar seu celular ou usar seu secador de cabelos, saiba que a voltagem na Turquia é de 220V e a frequência é de 50Hz. Se você vem de um país onde a voltagem padrão é 110V (como algumas regiões do Brasil), é bom verificar se seus aparelhos são bivolt! Caso contrário, pode ser necessário um transformador para evitar “aquele “susto” de “queimar” seu eletrônico.

Mas hoje em dia muitos dispositivos (como carregadores de celular e notebook) já são bivolt, então geralmente não há com o que se preocupar!

IMPORTANTE: Para uma viagem à Turquia, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

Como são as tomadas na Turquia?

Assim como a voltagem, a tomada usada na Turquia seguem o padrão europeu, ou seja, é do tipo F (também compatíveis com o tipo C). Elas têm dois pinos redondos e podem não ser compatíveis com os plugs de três pinos.

Se por acaso seus eletrônicos têm três pinos ou outro tipo diferente do europeu (como aqueles pinos finos), a solução é simples: leve um adaptador universal! Esse pequeno acessório pode salvar sua vida e evitar dores de cabeça durante a viagem.

Caso esqueça de levar um, muitos hotéis e Airbnbs oferecem adaptadores para hóspedes, então vale perguntar antes de comprar um.

Economize ao máximo na sua viagem à Turquia:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Turquia, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da Turquia da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito para transitar no país. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro na Turquia. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
  • Liras turcas: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Turquia, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Istambul na Turquia para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!