Se você pretende visitar o Vaticano, confira este guia completo com TODAS as dicas para conhecer esse destino! Localizado no coração de Roma, ele é o o menor estado independente do planeta, com tesouros históricos, religiosos e culturais que atraem milhões de visitantes todos os anos.
Onde fica o Vaticano?
O Vaticano é um enclave soberano dentro da cidade de Roma, Itália. Com uma área de apenas 0,44 km² é o menor país do mundo, tanto em território quanto em população. Ele está localizado na margem oeste do rio Tibre, próximo a bairros como Prati e Borgo.
- Se quiser se hospedar próximo ao Vaticano, confira aqui algumas opções de hotéis muito bons na região!
Como chegar ao Vaticano?
É possível chegar ao Vaticano usando a linha A do metrô, descendo na estação Ottaviano-San Pietro, que fica a poucos minutos a pé da entrada da Praça de São Pedro. Diversas linhas de ônibus, como a 40, 62 e 64, também têm paradas próximas ao Vaticano.
E de trem, a estação Roma San Pietro é uma opção conveniente para quem está viajando de outras regiões da Itália. Ainda, se você estiver hospedado no centro de Roma, é possível chegar ao Vaticano a pé, aproveitando para conhecer os arredores.
Táxis e serviços de transporte por aplicativo são amplamente disponíveis, mas o trânsito em Roma pode ser intenso, especialmente nos horários de pico.
Principais atrações do Vaticano
1. Basílica de São Pedro: é a maior e uma das mais importantes igrejas do cristianismo. A visita à Basílica é gratuita, mas vale a pena considerar a subida à cúpula, de onde se tem uma vista panorâmica de Roma e do Vaticano. Chegue cedo para evitar filas.
2. Capela Sistina: é famosa pelos afrescos de Michelangelo, incluindo o icônico teto e o “Juízo Final”. Ela faz parte do percurso dos Museus Vaticanos e é um dos pontos altos da visita. A capela é uma das razões pelas quais muitos turistas visitam o Vaticano, então reserve ingressos com antecedência para evitar filas.
3. Museus Vaticanos: abrigam uma das maiores coleções de arte do mundo, com obras de artistas renomados como Rafael, Leonardo da Vinci e Caravaggio. O percurso pelos museus inclui a Capela Sistina e diversas galerias de arte e arqueologia. Reserve pelo menos meio dia para explorar os museus.
4. Praça de São Pedro: projetada por Gian Lorenzo Bernini, é o principal ponto de entrada para o Vaticano. A praça é cercada por colunas monumentais e é onde acontecem as audiências papais. Acesso livre durante todo o dia, a praça é um ótimo local para apreciar a arquitetura e a grandiosidade do Vaticano.
5. Jardins do Vaticano: ocupam cerca de dois terços do território do Vaticano e são um oásis de tranquilidade em meio à agitação de Roma. As visitas aos jardins são restritas e devem ser feitas como parte de uma visita guiada, que pode ser reservada com antecedência.
Dicas práticas e importantes para visitar o Vaticano
Um guia completo com todas as dicas do Vaticano não poderia deixar de mencionar dicas muito importantes como estas:
Código de Vestimenta: ao visitar a Basílica de São Pedro e outros locais religiosos no Vaticano, é importante seguir um código de vestimenta. Os visitantes não podem entrar com roupas curtas, como shorts e saias acima do joelho, e os ombros devem estar cobertos.
Melhor horário para visitar: o Vaticano pode ficar muito cheio, especialmente durante o verão e em datas religiosas importantes. O melhor horário para visitar é logo pela manhã, antes das 9h, ou no final da tarde. Se possível, evite visitar aos domingos, quando a Basílica de São Pedro pode estar mais movimentada devido às missas.
Ingressos e reservas: para evitar filas, é altamente recomendável comprar ingressos para os Museus Vaticanos e a Capela Sistina com antecedência, online. Existem opções de ingressos com horários agendados, o que pode ajudar a otimizar o tempo da sua visita. Confira aqui algumas opções!
Audiência Papal: se você deseja ver o Papa, as audiências papais acontecem às quartas-feiras na Praça de São Pedro, dependendo da agenda do Papa. Os ingressos para a audiência são gratuitos, mas devem ser reservados com antecedência.
Serviços e facilidades: o Vaticano oferece uma variedade de serviços para os visitantes, incluindo lojas de souvenirs, cafés e banheiros. Também há caixas eletrônicos e serviços postais dentro da Cidade do Vaticano.
Economize ao máximo na sua viagem a Roma:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!