Veja todas as dicas de onde ficar hospedado em Roma e como reservar hotéis por bons preços!
Como escolher minha acomodação em Roma?
Onde ficar hospedado em Roma é sempre um questionamento de diversos viajantes, justamente por ser uma cidade bem turística. Mas a boa notícia é que por lá não faltam opções, que vão desde os hostels até os hotéis 5 estrelas.
Os preços das hospedagens também podem variar de acordo com a alta e baixa temporada, por isso é importante ficar atento e organizar bem a sua viagem.
Inclusive, apesar das regiões próximas ao centro turístico terem algumas acomodações com valores atrativos, essas áreas não possuem metrô e nem acesso fácil ao centro, algo que também é bom considerar.
Qual a melhor região para se hospedar em Roma?
Nesse destino, vale a pena custear um pouco mais com hospedagem e optar por uma boa localização. Isso fará com que você consiga se locomover bem a pé e reduzir custos, a menos que o aluguel de carros em Roma esteja em seus planos.
Abaixo preparamos um mapa com a localização dos hotéis, sendo os que estão em laranja, os mais bem localizados na cidade.
Essas hospedagens estão entre as mais bem localizadas porque ficam próximas às atrações mais conhecidas da cidade, a exemplo do Vaticano e o Coliseu.
Na sequência, listamos as várias regiões que você encontrará nessa área:
Quais são as melhores regiões do centro histórico de Roma?
Seguindo o planejamento de onde ficar hospedado em Roma, indicamos os hotéis próximos à Piazza Navona, que é super bem localizada, e a região próxima ao Panteão.
Essa última possui várias opções de hospedagens e apesar de serem mais caras, valem a pena pela facilidade de locomoção.
Inclusive, para conhecer e ver melhor essa região, dispomos de um mapa que já mostra os principais hotéis dele. Para vê-lo, é só clicar aqui.
Por lá colocamos um filtro para mostrar hospedagens com nota acima de 8, mas você pode editar as opções, assim como preços e data da viagem.
Bairro Trastevere em Roma
Um bairro muito legal para ficar hospedado em Roma é o Trastevere. Ele possui um clima boêmio e fica bem próximo ao centro histórico, tendo que atravessar apenas uma das pontes que cortam o Rio Tibre.
Essa região é bem frequentada por jovens em razão dos bares, restaurantes e vida noturna romana com muitas baladas. A parte que deixa a desejar é porque o bairro Trastevere não tem metrô.
Bairro Monti em Roma
Entre a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, a Via Nazionale e a Via dei Fori Imperiali está o bairro Monti. Ele possui uma ótima localização e viabiliza o percurso a pé até o Coliseu.
Inclusive, para os que adoram experimentar e conhecer a gastronomia local, esse bairro é excelente, pois conta com vários restaurantes.
Por ser um bairro maior, a principal dica é se hospedar na Via Nazionale, que é uma das principais avenidas de Roma, ou em áreas mais próximas.
Outra grande vantagem dessa região é que ela recebe a linha B do metrô, o que garante uma locomoção bem prática por lá.
Bairro Prati em Roma
Outro bairro muito bom para ficar hospedado em Roma é o Prati, que fica bem próximo ao Vaticano.
Ele fica perto da Praça São Pedro, do Castelo Sant’Angelo e dos Museus do Vaticano, além de ficar a 15 minutos a pé da Praça Navona e do bairro Trastevere. Ou seja, é uma excelente opção de hospedagem.
Além disso, o bairro Prati também possui linha de metrô, ônibus e VLT, este último conhecemos por “bondinho”. Por lá também é possível encontrar lojas de marcas famosas, bares e restaurantes.
Bairro Ludovisi em Roma
Quando se pensa em boa locomoção, logo vem à mente o bairro de Ludovisi. Isso porque ele é atendido linha A do metrô.
Além disso, ele também é considerado um dos mais escolhidos pelos turistas porque possui desde hostels, mais baratos, até hotéis muito luxuosos.
Em geral, o bairro é bem tranquilo, não possui muito comércio e nem grandes agitações.
Bairro Sallustiano em Roma
Próximo ao bairro de Ludovisi está Sallustiano. Ele, diferente do que indicamos acima, possui vários comércios e animação.
Por lá também é possível encontrar ótimos centros gastronômicos, como gelaterias, lanchonetes, mercearias e padarias.
O ponto negativo é que ele não possui metrô, mas em compensação existem linhas de ônibus que vão para o centro da cidade.
Bairro San Giovanni em Roma
Esse é um bairro bem central e atendido pelas linhas A e C do metrô. Por ser uma área residencial, existem centros e ruas de compras, várias lojas, além de restaurantes e pizzarias.
Além disso, ele também conta com linhas de ônibus. Caso você alugue um carro, San Giovanni pode não ser muito atrativo em razão do trânsito intenso.
Região de Termini em Roma
Essa região ganhou esse nome justamente por causa da estação de trem. A área é dividida em três principais bairros, que são: Castro Pretorio, Esquilino e San Lorenzo.
- Castro Pretorio – Caso opte pela região de Termini, a principal dica é para que fique no bairro Castro Pretorio. Esse bairro não é dos mais agitados, porque é cercado por quartéis, embaixadas e uma biblioteca. No entanto, fica perto da Via XX Setembre e da Via Goito.
- San Lorenzo – Sua prioridade é um bairro mais animado? Caso sim, opte por San Lorenzo, que possui uma das maiores universidades da Itália, a Università di Roma La Sapienza. A área é cheia de baladas e bares, além de lugares bem interessantes.
- Esquilino – Já para quem procura uma viagem barata para Roma, indicamos o bairro Esquilino pelas hospedagens mais baratas. Em geral é uma região que possui muitos imigrantes, sobretudo chineses e indianos, sendo uma área bem movimentada.
Hotéis com preços incríveis na melhor região de Roma
Em Roma os valores dos hotéis podem variar bastante e vão depender do lugar. Você pode optar por hospedagens mais próximas ou mais afastadas dos pontos turísticos, ou ainda da região central da cidade. Abaixo colocamos dicas para escolher o melhor.
Utilize o buscador de hotéis: a dica para encontrar bons hotéis com preços incríveis e economizar muito com hospedagem é usar esse incrível Pesquisador de Hotéis na Itália. Todas as vezes que nós usamos, sempre encontramos boas ofertas. Além disso, você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.
Dica bônus: quanto antes fizer sua reserva, mais você irá economizar. Então você pode reservar seu hotel pelo pesquisador com antecedência e caso algo aconteça há a opção de cancelamento grátis em quase todos os hotéis, o que é uma boa segurança para quem quer uma viagem econômica.
Economize ao máximo na sua viagem a Roma:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!