Planeje sua viagem sabendo como é o clima na Argentina. Confira todas as informações necessárias para saber quais roupas levar e programar seu roteiro!
Temperaturas na Argentina mês a mês
A Argentina possui uma variedade de climas devido à sua vasta extensão territorial, que se estende desde regiões tropicais no norte até áreas subantárticas no sul. Mas em geral, o clima predominante na Argentina é temperado, com estações bem definidas.
Nas regiões central e norte, o clima é mais quente e úmido, com verões quentes e invernos amenos. Nas regiões sul e na Patagônia, o clima é mais frio e seco, com invernos rigorosos e verões frescos. Em áreas como a Cordilheira dos Andes, o clima pode variar significativamente de acordo com a altitude e a proximidade com o oceano ou com o continente.
Abaixo dispomos de um gráfico com as informações referentes a Buenos Aires, tendo em vista que a capital é a porta de entrada do país e um dos locais mais visitados por lá.
Buenos Aires tem a temperatura média em 18 graus Celsius. Isso se dá porque a capital argentina está em uma região de clima temperado úmido.
Clima em Buenos Aires: Verão
O verão de Buenos Aires e do Brasil iniciam juntos, ou seja, vai de dezembro a fevereiro. Por isso, essa época é quente, úmida, e com bastante chuva.
A temperatura pode passar dos 30 graus Celsius durante o dia, sendo janeiro o mês mais quente.
Apesar disso, a noite é mais agradável e ótima para explorar a vida noturna portenha, pois a temperatura cai até para 18 graus Celsius ao final do dia.
Dicas para esse período
Roupas: Além de usar bastante protetor solar e se hidratar, é fundamental levar roupas leves e óculos escuros, mas não deixar de separar um casaco um pouco mais quente e um par de calças jeans para sair à noite.
Passeios: Os bairros San Telmo e Puerto Madero contam com feirinhas e apresentações ao ar livre, que são ótimas opções para um dia de sol. Além disso, nesse período o local da Floralis Generica está ainda mais bonita, não deixe de visitar!
Preços: O verão é a alta temporada em Buenos Aires. Por isso, é natural que lojas, hotéis, restaurantes e outros setores de turismo tenham preços elevados. Além disso, a cidade fica com as ruas repletas de turistas.
Eventos e celebrações: Buenos Aires fica ainda mais bonita nos meses de dezembro e janeiro, tendo em vista as celebrações do Natal e o Ano Novo. Você encontrará diversas atrações e muitas luzes por toda a cidade.
Além desses eventos, Buenos Aires também conta com atrações excelentes como o Festival Verano en la Ciudad (shows de jazz e o pop rock) e Festival Internacional Buenos Aires Jazz (que faz com que os amantes de jazz fiquem encantados pelo evento).
Clima em Buenos Aires: Outono
Durante o outono, que começa em março e vai até maio, Buenos Aires tem uma temperatura mais amena e são esperadas as mesmas chuvas que no verão.
Nos dias de sol uma ótima opção fazer passeios, que tanto podem ser gratuitos como pagos. Inclusive clicando aqui têm várias dicas de ingressos por ótimos preços.
A temperatura pode aumentar ao longo do dia e cair à noite, assim como no verão.
Ao se aproximar o inverno, os dias em Buenos Aires são mais frios. Por isso, em março a média fica nos 22 graus Celsius, porém em maio eles já marcam algo em torno de 15 graus Celsius.
Dicas para esse período
Roupas: Prefira casacos e blusas que você possa tirar ao longo do dia.
Passeios: Os lugares legais e fechados, de modo a evitar pegar chuvas, para aproveitar nesse período são: Museu Bicentenário, a Catedral Metropolitana e a Galerias Pacífico.
Preços: O outono representa a baixa temporada em Buenos Aires, é uma boa opção para quem busca economizar na viagem e aproveitar a tranquilidade das ruas com menos turistas.
Eventos e celebrações: Entre abril e maio acontece o Festival Internacional do Livro em Buenos Aires. Ele é considerado um dos maiores festivais de livro do mundo, e reúne obras importantes de diferentes lugares.
Clima em Buenos Aires: Inverno
Entre junho e agosto, a temperatura se mantém estável durante o dia, mas cai bruscamente durante a noite, pois é o inverno por lá.
Os termômetros ficam entre os 12 graus Celsius, mas não chegam a 0 graus. A temperatura mais baixa já registrada foi de -5 graus Celsius, mas é bem raro.
Julho é o mês mais intenso de todos, pois as temperaturas ficam entre 8 e 15 graus Celsius. E esse período possui os meses com menor quantidade de chuva e menos horas de sol.
Dicas para esse período
Roupas: Opte por levar casacos quentes e acessórios como: luvas, gorros e protetores de orelha.
Passeios: As temperaturas são baixas nesta época, então recomendamos: show de tango, visitar o Hipódromo de Palermo e fazer algumas compras nos melhores shoppings de Buenos Aires.
Preços: Você pode esperar preços altos e bastante fluxo de pessoas nos meses de inverno em Buenos Aires, mas com planejamento é bem fácil conseguir ótimos preços!
Clima em Buenos Aires: Primavera
A primavera de Buenos Aires ocorre entre setembro e novembro e é semelhante ao outono. No entanto, nesse período as temperaturas vão aumentando pouco a pouco.
Nessa época, é comum alternar de 11 graus Celsius em setembro até a máxima de 25 graus Celsius em novembro.
Além disso, as chuvas também aumentam, podendo chegar a 80 mm por mês. As paisagens ganham mais cor e a Buenos aires ganha um ar mais romântico.
Dicas para esse período
Roupas: Leve roupas leves, mas não esqueça de calças e casacos para prevenção. Pois é uma época de chuvas e comprar um guarda-chuva ou até mesmo uma capa de chuva é essencial.
Passeios: Buenos Aires estará cercada de flores, é ótimo fazer passeios pela Plaza de Mayo, Jardim Japonês e Obelisco.
Preços: Assim como no outono, Buenos Aires estará mais calma e vazia. A vantagem é que os preços ficam mais atrativos.
Eventos e celebrações: Neste período acontece o FIBA, um festival que oferece aos visitantes muita música, dança, workshops e apresentações.
Então, qual é o melhor mês para visitar Buenos Aires?
Dependerá do seu perfil e dos passeios que pretende fazer, além, é claro, do modelo da viagem. Caso opte por uma ida mais econômica ou com mais gastos.
No entanto, listamos algumas dicas valiosas:
- Quer mais sossego? Opte pelo verão, quando a cidade está menos movimentada (meses como dezembro, janeiro e fevereiro);
- Quer curtir as estações de esqui? Vá até lá no inverno, quando a cidade conta com baixas temperaturas, propícias para atividades na neve (meses como final de junho, julho e agosto);
- Quer encontrar Buenos Aires toda florida? Vá até lá na primavera, quando os parques parecem mais cenários de filmes (meses como final de setembro, outubro e novembro);
- Quer um clima mais agradável para aproveitar todos os atrativos desta cidade? Vá até lá no outono (meses como final de março, abril e maio).
Há neve em Buenos Aires?
Apesar de fazer muito frio no inverno, lá não neva. É bem raro acontecer isso em Buenos Aires. Mas existem outras regiões que nevam na Argentina e onde vale a pena se aventurar, como Bariloche.
Economize ao máximo na sua viagem a Argentina:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para a Argentina, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba qual é o melhor lugar para comprar ingressos de passeios da Argentina da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito para transitar pelo país. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler sobre o aluguel de carro barato na Argentina. São dicas de como alugar um veículo pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para a Argentina, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!