Confira os melhores meses para viajar para Roma! Faça seu itinerário de viagem com as melhores dicas e informações.
1. Qual a melhor época para conhecer Roma?
Roma é uma cidade ótima para visitar o ano inteiro. No entanto, a primavera de lá é simplesmente encantadora.
Na Europa, essa estação acontece entre os meses de abril e junho, deixando as cidades com um clima maravilhoso.
São nesses meses que as temperaturas em Roma ficam mais amenas, entre 23°C e 18°C. Abaixo dispomos de um gráfico com as médias de temperatura:
Vale pontuar que os dias são mais ensolarados e possuem um ótimo clima, fazendo com que os passeios se tornem muito agradáveis.
Desse modo, indicamos que conheça a cidade durante a primavera! Mas logo abaixo listamos todas as dicas para que a sua viagem seja inesquecível em qualquer estação que escolher.
2. Verão e alta temporada em Roma
O verão em Roma inicia dia 21 de junho e termina dia 20 de setembro, coincidindo com o período de férias na Europa.
E justamente pelos europeus estarem curtindo as férias, é comum que a cidade fique mais cheia, com pontos turísticos lotados, além de filas imensas.
Então se você prefere uma viagem mais tranquila, não indicamos viajar nessa época do ano. Também vale destacar que por lá no verão faz bastante calor, chegando até os 40°C.
Além disso, essa época é também a alta temporada desse destino e por isso as passagens aéreas e hospedagens ficam bem mais caras.
3. Setembro: um ótimo mês para conhecer Roma
Setembro é o mês em que há a transição entre o final do verão e o começo do outono europeu, que vai de 21 de setembro ao dia 20 de dezembro.
As temperaturas durante esse mês ficam entre 15°C e 27°C, que caracteriza a diminuição do calor do verão e das chuvas em Roma.
Outro ponto que vale destacar é que a cidade também está mais vazia, ou seja, com preços de passagens aéreas e hospedagem melhores. Além de setembro, saiba que o mês de outubro também carrega boas características, mas com maior chance de chover e as temperaturas bem mais amenas, com médias de 11°C a 21°C.
4. Meses de outubro e novembro em Roma
Outra coisa que vale pontuar é acerca do período chuvoso em Roma. Ele acontece no início do outono, que vai de 21 de setembro até 20 de dezembro
Portanto, se você quer uma viagem com preços mais em conta e temperaturas amenas, esse é o período ideal.
As chuvas acontecem com maior intensidade nos meses de outubro e novembro, e em razão da maioria dos passeios serem ao ar livre, pode não ser muito atrativo.
No entanto, a chuva possui uma frequência média de 8 a 10 dias por mês, e como explanamos mais acima, podem existir algumas vantagens de viajar nessa época.
5. Inverno em Roma
O inverno em Roma é marcado pelo frio e a chuva. A estação acontece entre os meses de dezembro até março, e o pôr do sol pode ocorrer mais cedo nesse período. Dessa forma, assim como o verão, não o indicamos muito para viajar.
Dessa forma, assim como o verão, não indicamos muito para viajar. Inclusive em dezembro costuma anoitecer mais cedo na cidade, por volta das 17h, e você acabará tendo menos tempo à luz do dia para explorar os pontos turísticos.
6. O que encontro em cada época do ano em Roma?
Após ver as características de cada estação em Roma, confira os eventos e atrações que acontecem por lá e não deixe de colocá-los em seu itinerário de viagem.
Eventos na primavera em Roma
A primavera em Roma é uma ótima oportunidade para conhecer o Jardim Municipal das Rosas, que só abre nesse período do ano.
Ele possui mais de mil tipos de rosas, além de ser um dos lugares mais atrativos da cidade. Outro local que fica tão incrível quanto o Jardim é a Piazza di Spagna. Ela fica bem florida e recebe ainda mais visitantes.
Abril: esse é o mês em que acontece o “Natale di Roma”, que celebra o aniversário da cidade. Acontece no dia 21 de abril e é uma das festividades mais tradicionais de toda a itália, em que ocorre um desfile temático com mais de 2 mil participantes. O maior destaque é para a caracterização das pessoas, que saem vestidas como na época da Roma Antiga.
Outro evento que também acontece em abril é a “Settimana dei Beni Culturalli”. Ele dura cerca de 9 dias, e vários museus do estado ofertam entradas gratuitas para visitação.
Maio: o 1° de maio marca Roma com shows de música gratuitos na Piazza San Giovanni, em comemoração ao dia do trabalho. É também nesse mês que ocorre o BNL Internacionazionali D’Italia, uma grande oportunidade de ver os grandes nomes do tênis internacional e com preços mais acessíveis que no Brasil.
Eventos no verão em Roma
Julho: essa costuma ser a temporada mais quente e movimentada de Roma. E é nesse mês que acontecem festivais de música, gastronomia e até cinema. Os meses de junho, julho, agosto e setembro marcam o verão na Europa e por isso é nesse momento do ano que a prefeitura patrocina esses festivais gratuitos, além de shows com preços mais acessíveis para que moradores e turistas apreciem a cidade.
Outra coisa que o verão pede é praia. Em Roma existe a Praia Ostia, que fica a cerca de 30 minutos da cidade.
Em geral, a Itália possui ótimas praias, a exemplo Santa Marinella e Santa Severa, que também ficam mais perto de Roma.
Agosto: esse mês é o ápice do verão e do calor intenso na Itália, quando a maioria dos moradores tira férias e decide viajar, fazendo com que comerciantes também aproveitem para fechar suas portas e descansar. Por isso, se você viajar para Roma nessa época será comum ver alguns comércios e áreas residenciais fechadas.
No entanto, o fluxo de turismo fica a todo vapor e os bairros que possuem a maior concentração de visitantes funcionam normalmente.
Além disso, em 15 de agosto ocorre o feriado italiano Ferragosto, em que se comemora a Assunção da Virgem Maria aos céus. Por ser uma data bem no meio do verão, as pessoas geralmente vão à praia, fazem piquenique nos parques locais ou mesmo descansam.
Eventos no outono em Roma
O outono é uma das épocas que mais recomendamos para visitar Roma, pois é quando a cidade possui um fluxo menor de turistas e fica bem mais agradável.
Os preços das hospedagens e passagens aéreas também costumam cair, o que pode tornar sua viagem muito econômica.
Aos que adoram vinhos, recomendamos o mês de novembro, em que é possível encontrar nos mercados romanos rótulos da uva novello.
Esse vinho começa a aparecer nos estabelecimentos locais em razão de ser a época pós colheita. Ele é uma ótima opção para degustar com a culinária local e aproveitar os dias mais amenos de Roma.
Eventos no inverno em Roma
Janeiro: o ano inicia em Roma com a Festa da Befana, que marca o encerramento das comemorações de Natal e de fim de ano na Itália. O dia 06 de janeiro é feriado em Roma, além do último dia dos mercados de Natal. Também é uma tradição local deixar doces nas meias das crianças que se comportaram bem no ano que passou.
Fevereiro: o Carnaval de Roma é marcado pela apresentação com cavalos na Piazza del Popolo, a qual acontece geralmente no sábado.
Março: esse mês é quando acontece a Maratona de Roma, evento perfeito para os esportistas e uma chance única de correr pelas atrações principais da cidade. Para participar é preciso se inscrever com muita antecedência.
Como achar passagens muito baratas para Roma?
Quando se trata de planejar uma viagem, geralmente o primeiro passo é procurar as passagens. Com essas dicas você poderá viajar de maneira muito barata para Roma e encontrar as melhores opções de maneira fácil e prática.
Em vez de perder muito tempo checando vários sites de companhias aéreas, você pode otimizar sua busca usando um Comparador de Passagens Aéreas. Por lá é possível ver todas as opções e valores disponíveis.
Hospedagem barata em Roma
Outro gasto que pode sair bem caro na sua viagem é com a hospedagem. Desse modo, é importante que você siga as próximas dicas para viajar barato para Roma e economizar muito!
Utilize o buscador de hotéis: a dica para encontrar bons hotéis com preços incríveis e economizar muito com hospedagem é usar esse incrível Pesquisador de hotéis em Roma. Todas as vezes que nós usamos, sempre encontramos boas ofertas. Além disso, você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um.
Dica bônus: quanto antes fizer sua reserva, mais você irá economizar. Então já pode ir reservando seu hotel pelo pesquisador, caso algo aconteça há a opção de cancelamento grátis com quase todos os hotéis, que é uma boa segurança para quem quer uma viagem segura e econômica.
Economize ao máximo na sua viagem a Roma:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!