O que fazer no verão em Veneza?

Quer viajar para Veneza durante o verão? Aqui mostramos todos os passeios e atividades para fazer na cidade.

O que fazer no verão em Veneza?

Quer viajar para Veneza durante o verão? Aqui mostramos todos os passeios e atividades para fazer na cidade.

Um pouco sobre o verão em Veneza

A estação dura em Veneza de 21 junho até 22 de setembro e é marcada por ser a mais quente da cidade, quando as temperaturas oscilam entre 17ºC e 28ºC.

Vista de Veneza no verão.

O que levar na mala? Roupas mais frescas são super bem-vindas, como shorts e camisetas. Contudo, é importante também levar um casaquinho, para o caso de as temperatura caírem de noite. Outros itens que fazem a diferença são chapéus, bonés, protetor solar e garrafas d’água para os passeios.

O que fazer durante o verão em Veneza?

Opções não faltam nessa época, já que no verão você pode aproveitar tanto lugares mais fechados quanto pontos turísticos abertos.

Vista do Grand Canal em Veneza.

1. Ponte Rialto

Nossa primeira opção é a Ponte Rialto é a mais antiga de Veneza e uma das mais bonitas de toda a cidade. Construída entre os anos 1588 e 1591, ela cruza o Grande Canal e hoje é também um pequeno centro de compras, pois tem diversas lojas e barracas ao seu redor.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem para Veneza e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Vista da Ponte Rialto em Veneza. Sua estrutura conta com duas rampas que se encontram através de um pórtico no meio. ponte.

2. Basílica de São Marcos

A principal igreja e berço religioso da cidade é também um pedaço da história de Veneza. Começando a ser construída em 828 d.C., a Basílica de São Marcos sofreu diversas modificações ao longo dos séculos até chegar à estrutura que impressiona nos dias de hoje.

Carinhosamente apelidada de “Igreja de ouro”, os mais de 4.000 metros quadrados da basílica comportam mosaicos delicados e cheios de detalhes sobre passagens bíblicas e referências ao catolicismo. Além disso, nesta igreja é onde está enterrado o corpo do evangelista São Marcos.

Interior da Basílica de São Marcos. Nota-se o interior de cor dourada e, próximo ao teto, percebe-se alguns mosaicos.

3. Praça de São Marcos

Ainda pela região da Catedral de São Marcos, você pode passar pela praça de São Marcos. Também conhecida como Piazza San Marco, essa é uma das praças mais bonitas de Veneza e da Itália.

Ela é formada por construções históricas, como a Basílica de São Marco, o Palazzo Ducale, a Torre do Relógio e a Campinale, que é a torre que tem os sinos da basílica. Também é um lindo espaço para tirar fotografias na cidade!

Vista da Praça São Marcos em Veneza.

4. Palácio Ducal

Localizado ao lado da Basílica de São Marcos, esse é provavelmente o espaço mais interessante para quem gosta de arquitetura e história.

Conhecido como Palácio do Doge, o Palácio Ducal foi inaugurado em 1424 e tem uma arquitetura gótica, podendo hoje ser visitado pelos turistas (mediante pagamento da entrada). O local foi lar, por quase sete séculos, dos Doges de Veneza, os governantes da cidade.

Interior do Palácio Ducal. Nota-se uma série de pinturas que cobrem as paredes e o teto.

5. Ponte dos Suspiros

Outra ponte muito famosa é a dos Suspiros, que liga o Palazzo Ducale ao prédio onde funcionava a antiga prisão de Veneza. Inclusive, ela tem esse nome por causa de prisioneiros. Segundo a lenda, eles suspiravam ao passarem por ali, vendo o mundo pela última vez.



Vista da Ponte dos Suspiros em Veneza.

6. Fazer um passeio para Burano, Murano e Torcello

Esse é um passeio “extra” que nem todo mundo faz, mas que vale MUITO a pena. Existem três ilhas ao lado de Veneza que podem ser visitadas em um único passeio, de cerca de 7 horas.

São as ilhas Burano, Murano e Torcello, cada uma famosa por um motivo. Murano, por exemplo, tem aproximadamente 5.500 habitantes e está distante 1 km de Veneza. Ela é famosa pelas obras em vidros de murano (tipo de vidro produzido na ilha veneziana de Murano há vários séculos)!

Vale a pena se você tiver mais de dois dias em Veneza – ou se tiver dois dias completos na cidade, e fizer questão de conhecer as ilhas. Para saber mais sobre esse passeio, é só clicar aqui.

Ilha de Murano

7. Curtir a vida noturna em Veneza

Há muito o que fazer à noite pela cidade! Além de visitar os ótimos bares e pubs da cidade, você pode visitar a região de Dorsoduro, que é uma região universitária bastante animada e com diversas opções de bares. Ou ainda, se divertir no Cassino de Veneza, bem como curtir as baladas da cidade.

Instrumentos usados no Jazz em frente à parede do clube. Há duas camisetas com o nome do lugar penduradas atrás destes objetos.

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Veneza e toda Itália!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Veneza, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Vista da Basílica de São Marcos em Veneza.

Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.