Roma

Principais pontos turísticos de Roma

Confira os principais pontos turísticos de Roma!

Principais pontos turísticos de Roma

Confira os principais pontos turísticos de Roma e já defina os melhores lugares para explorar na capital italiana.

Coliseu de Roma

Um dos principais pontos turísticos em Roma é o Coliseu, sendo quase uma parada obrigatória para quem vai à cidade.

Ele foi construído em 72 d.C e servia como uma arena para apresentações de lutas entre gladiadores e animais ferozes.

Por ser um dos mais importantes, é comum que exista uma fila imensa. A nossa dica para fazer esse passeio tranquilamente é que você acesse o link que dispomos no final da matéria e reserve a tour que inclui a visita ao Coliseu, Fórum e Palatino.

Vittoriano e Piazza Venezia em Roma

Outro dos principais pontos turísticos em Roma é o Monumento a Vitor Emanuel II. Ele foi construído como uma homenagem ao primeiro rei da Itália e possui 70 metros de altura.

No interior está o Museu do Ressurgimento, que reconta a história da unificação italiana. Lá existem vários objetos como bandeiras, armas e vários outros pertinentes a essa época.

Esse é um dos monumentos mais imponentes da cidade e fica situado na Piazza Venezia.

Fórum Romano e o Palatino em Roma

No mesmo dia da visita ao Coliseu, é possível também conhecer o Fórum Romano e o Palatino, pois o ingresso desse primeiro garante a entrada nesses dois últimos.

O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma, que emana história e exibe um pouco da construção dessa cidade. Já o Forúm Romano, também conhecido por “berço do Direito”, é bem interessante e reconta mitos locais.

Além dessas atrações históricas, há ainda o Arco de Tito, a Basílica Giulia e o Templo de Saturno, que são locais incríveis e discorrem a história de Roma.

Panteão de Roma

Também conhecido como Pantheon, esse templo dedicado aos deuses romanos é visitado por inúmeros turistas diariamente.

É lá que estão enterradas várias personalidades amplamente conhecidas, como os pintores Raffaello e Annibale Caracci, os reis Vittorio Emanuele II e Umberto I, e a rainha Margherita.

A principal dica é fazer o tour no local, que custa cerca de 35 €, e retornar à noite para jantar em algum dos restaurantes que ficam no entorno.

Praças de Roma

Em Roma existem várias praças bem incríveis e que são ótimos pontos turísticos da cidade. Abaixo listamos algumas delas, que são imperdíveis:

Piazza di Spagna

Uma praça belíssima que não pode faltar no seu planejamento dos melhores pontos turísticos Roma é a Piazza di Spagna.

Ela foi construída entre os anos de 1723 a 1726 e tem a Escalinata di Trinità dei Monti como um ponto alto da visitação, isso porque a escadaria é bem bonita e rende ótimas fotografias.

Inclusive a curiosidade é que o Papa Urbano VIII foi o responsável por encomendar a Fontana della Barcaccia, uma fonte em formato de barco, justamente por causa de uma grande enchente que deixou uma embarcação ilhada no meio da praça em meados de 1598.

Piazza Navona

Essa é uma das praças mais conhecidas e visitadas de Roma, sobretudo porque ela possui a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quatro Rios), que foi esculpida por Gian Lorenzo Bernini, entre 1648 e 1651, e representa os quatro rios mais importantes do mundo naquela época.

Vale destacar que a Piazza Navona é bem extensa e possui diversos restaurantes muito bons em seu entorno.

Campo di Fiori

Outra praça que é bastante conhecida é a Campo di Fiori, que em tempos passados era um campo de flores e por isso recebeu esse nome.

A construção dela foi em 1456, sob a ordem do Papa Calixto III. Inclusive no centro da praça existe uma estátua do filósofo Giordano Bruno, que foi acusado de heresia e condenado à fogueira em 1600.

O mais legal é que por lá você também vai encontrar uma feira livre que oferta muitos produtos locais, além de flores.

Villa Borghese em Roma

Para quem busca apreciar a natureza e ainda aproveitar um dos principais pontos turísticos em Roma, uma ótima opção é ir à Villa Borghese.

O local é um parque belíssimo e que possui muitas atrações, além de área verde, jardins, fontes e lagos.

Ele é tido como um dos maiores parques urbanos da cidade e possui outros atrativos como o Bioparco, um pequeno zoológico, e o Museo Carlo Bilotti, um museu de arte moderna.

Fontana di Trevi em Roma

A famosa Fontana di Trevi já foi cenário de diversos filmes e é um ponto turístico imperdível, que está na lista dos melhores locais de Roma

O local é sempre bastante frequentado e reza a lenda que ao jogar uma moeda na fonte seu desejo será realizado, além de que você retornará a cidade.

IL Gelato di San Crispino em Roma

Ao visitar a Fontana di Trevi, aproveite para ir a IL Gelato di San Crispino, que é uma das melhores gelaterias de Roma.

Assim como a maioria, essa sorveteria também não usa conservantes ou emulsificantes nos sorvetes, fazendo com que o sabor seja incrível e super natural.

A IL Gelato di San Crispino está situada Via della Panetteria, 42, e funciona de domingo à quinta-feira, das 11h à 00h30, e às sextas-feiras e sábados das 11h à  01h30.

O que fazer no Vaticano em Roma?

Recomendamos que tire um dia só para conhecer o Vaticano. Lá é a sede da igreja católica e também cidade-estado, que possui todo um contexto histórico e cultural que não pode faltar no seu roteiro a Roma.

Comece conhecendo a Piazza di San Pietro, que fica em frente à Basílica de São Pedro. Ela é uma praça emblemática e possui um belíssimo estilo barroco. Na sequência, se dirija para a Basílica que mencionamos acima.

O interior dela é o abrigo de várias obras de arte importantes que datam dos séculos XI, XVII, XII, além de possuir bastante ouro, o que a torna bem rica em detalhes. Vale pontuar que para entrar na basílica é necessário que tanto homens quanto mulheres tenham os ombros e joelhos cobertos. Também é proibido entrar com decotes, além da entrada ter um detector de metais.

Há cerca de 20 minutos estão os museus de Roma, que também são incríveis pontos turísticos da cidade. Inclusive a reserva para o Museu do Vaticano e a Capela Sistina  pode ser feita online no site que indicamos no final da matéria. Essa é uma ótima opção para evitar estresses e filas.

Vale ressaltar que os museus funcionam todos os dias, de segunda a domingo, exceto alguns feriados.

Além de todos os museus, é possível conhecer a Galeria dos Candelabros, a Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael, a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea e a Sala da Biga.

Museus em Roma

Os museus de Roma são incríveis complexos de arte e cultura local, por isso não deixe de conhecê-los. Abaixo listamos alguns deles:

  • Os museus Capitolinos são divididos entre 6 áreas: Palácio dos Conservadores, onde fica a obra original da Loba Capitolina de Rômulo e Remo, Palácio dos Senadores, Palácio Clementino-Caffarelli, Palácio Novo, Galeria Lapidaria e Central Montemartini. A coleção dos museus é grandiosa e conta com obras de vários períodos da história da arte. Eles estão na lista dosmuseus mais visitados da Europa e a visita guiada de 3h custa cerca de 50.
  • Além desse, existe o Museu Nacional Romano, tido como um dos museus mais conhecidos da Itália. O interessante é que ele possui um grandioso acervo constituído por coleções preservadas ao decorrer dos anos.

Termas de Caracalla em Roma

As Termas de Caracalla não podem ficar de fora da sua lista de passeios e pontos turísticos em Roma. Isso porque elas já foram uma das sete maravilhas da cidade e os monumentos datam de 212 e 216 d.C.

A curiosidade é que o nome “Termas” vem da época dos romanos, que eram muito adeptos dos banhos públicos e utilizavam esse local.

  • Horários de abertura: fechado na parte da tarde de segunda-feira, aberto a partir das 9h.
  • 30 de Março a 31 de Agosto – encerramento às 19h15
  • 1 a 30 de Setembro – encerramento às 19h
  • 1 a 30 de Outubro – encerramento às 18h30
  • 31 de Outubro a 15 de Fevereiro – encerramento às 16h30
  • 16 de Fevereiro a 15 de Março – encerramento às 17h
  • Endereço do Termas de Caracalla: Via delle Terme di Caracalla, 52
  • Ingresso: a entrada do Museu custa 15, mas a nossa dica é para que escolha a opção de 19, que além da entrada inclui um áudio guia bem completo.

Bairro de Trastevere

Esse bairro possui um clima boêmio e charmoso, além de tranquilo. Ele é uma ótima opção para quem deseja conhecer e experimentar a culinária local.

No Trastevere você encontrará lojas encantadoras, praças com artistas, ruelas e restaurantes incríveis. O tour gastronômico custa em média 28 € e merece destaque por ser um dos passeios mais legais em Roma.

No mesmo local também é possível conhecer a antiga Basílica de Santa Maria e a fonte que fica em frente à igreja.

Ela foi fundada no século III, pelo Papa Calisto I, e possui um lindo estilo medieval. Uma curiosidade é que ela se divide por várias colunas, as quais vieram das Termas de Caracalla.

Ilha Tiberina em Roma

O mais impressionante é saber que no meio da cidade de Roma está a Ilha Tiberina, que fica a cerca de 10 minutos de carro do bairro de Trastevere.

O local é um dos principais pontos turísticos da cidade e está classificada como uma das menores ilhas habitadas do mundo.

Além disso, ela está situada no Rio Tibre e carrega uma lenda bem curiosa acerca do seu formato. Dizem que ela surgiu sobre um barco afundado, por isso se assemelha a uma embarcação.

Outra lenda que permeia a ilha, diz que após a queda de Tarquínio, o último rei da capital italiana, os moradores jogaram o corpo dele no rio Tibre e em seguida a ilha começou a ganhar forma.

Independente da lenda que faça mais sentido para você, vale pontuar que ela possui cerca de 300 metros e conta com muitas atrações como:

  • Ponte Fabrício: a Ilha Tiberina conta com a ponte mais antiga da cidade, que possui o nome de Ponte Fabrício e foi construída em 62 a.C. Vale pontuar que essa ponte preserva até hoje a sua estrutura original, sendo uma verdadeira relíquia de Roma.
  • Ponte Cestio: outra ponte da Ilha Tiberina é a Cestio, que liga o Rio Tibre ao bairro de Trastevere. Esse também é um marco histórico de Roma, pois a Ponte Cestio foi construída em 46 a.C. por Lucio Cestio, e restaurada em 152 d.C. A última reforma realizada nessa ponte foi em 370 d.C.
  • Igreja de San Giovanni Calibita: ela guarda a imagem de Madonna della Lampada do séc. XIII. Há relatos que em 1557, aconteceu uma enchente nas margens do Rio Tibre, porém a luz da lamparina do local não se apagou, mesmo debaixo da água, dizem que é um sinal pela imagem lá guardada.

Via Del Corso em Roma

A rua de compras mais famosas em Roma é a Via Del Corso e por isso você não pode deixar de coloca-la em sua lista de pontos turísticos.

Essa rua é uma das mais conhecidas e extensas da cidade! Nela existem várias lojas muito famosas e com preços bem atrativos.

Algumas das lojas que estão nessa rua são: Zara, Yamamay, Adidas, Puma, Mango, H&M, Kiko, Sephora, Disney e Diesel.

Também há vários restaurantes, cafés e sorveterias, que são ótimos locais para fazer boas refeições e dar uma pausa nas compras.

Onde comprar os ingressos para passeios em Roma

Para poupar tempo e gastos maiores, comprar ingressos de viagem pela internet é sempre a melhor opção, na nossa opinião.

Nós já viajamos bastante e, depois de muito pesquisar, testar e conhecer, descobrimos a empresa que faz os melhores passeios em Roma, com preços muito bons.

Por isso, a grande dica é navegar no site de Ingressos para Roma e checar as melhores opções de passeios junto aos seus valores, na ordem dos mais vendidos.

A plataforma é bastante segura e conhecida, e vende os principais ingressos para que você não perca tempo da sua viagem com longas filas, e nem corra o risco de ter ingressos esgotados.

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!