Roma em janeiro: Dicas, clima e o que fazer!

Planejando conhecer Roma em janeiro? Fique por dentro de todas dicas para a sua viagem!

Como é o clima de Roma em janeiro?

Capital da Itália, Roma possui o clima mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e invernos rigorosos para os brasileiros. Cada uma das quatro estações traz diferenças notáveis, que podem interferir no objetivo da sua viagem.

Em janeiro há o inverno em Roma, a época mais fria do ano. Para compreender melhor, confira o gráfico abaixo com mais informações sobre a temperatura ao longo dos meses na cidade:

Gráfico das temperaturas médias anuais em Roma

Como dito acima, janeiro pertence ao inverno, apresentando a variação de 2°C a 13°C. É o mês mais frio do ano, resultando em noites congelantes. Além disso, os dias são mais curtos e o pôr do sol acontece por volta das 17h.

Embora a neve seja rara em Roma, as chuvas são constantes durante a estação. Elas costumam ser moderadas, sem apresentar tempestades fortes. Consequentemente, o recomendado para o turismo são visitas a museus, shoppings e pontos turísticos cobertos.

  • Dica: a procura pelos museus aumenta no inverno. Ou seja, se puder, garanta seus ingressos com antecedência. Nós compramos nossos ingressos online diretamente no site de Ingressos para Roma, que oferece boas promoções.

Levar na mala roupas que aqueçam bastante é essencial, como por exemplo calças e casacos que tenham um tecido mais grosso. Também é indicado levar luvas, cachecóis, toucas e sapatos apropriados.

Museu do Vaticano

Vale a pena viajar em janeiro?

Viajar durante o inverno traz vantagens e desvantagens. O ponto positivo é que menos turistas optam por conhecer Roma nestes meses, o que faz com que a cidade fique mais vazia e tranquila. Não haverá lotações nos pontos turísticos e os hotéis terão vagas com facilidade.

Além disso, a baixa procura faz com que torne-se bem mais barato viajar para Roma. Muitos serviços abaixam o preço e entregam boas promoções para atrair os viajantes.

Em contrapartida, o clima chuvoso e os dias curtos podem atrapalhar visitas ao ar livre e estragar o planejamento do seu roteiro de viagem. Se puder, invista em meses de transição, como a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro), que fogem da alta temporada e do clima chuvoso, proporcionando dias econômicos e agradáveis em Roma.

Neve em Roma

Saiba tudo sobre o que fazer em Roma em janeiro:

1. Celebre a Festa da Befana 

Este evento marca a finalização das festas de Natal e de final do ano. Befana é o nome popular dado a Epifania, feriado anual em toda a Itália. 

Neste dia, 6 de janeiro, é comum famílias se reunirem em restaurantes, centros comerciais e pontos turísticos, que receberão mais visitantes. Também será a última data para aproveitar a feira da Befana na Piazza Navona.

A festividade é representada pela figura de uma bruxa bondosa com sua vassoura, que visita casas oferecendo “doces ou carvão?”. 

Festa da Befana 

2. Conheça a Basílica de São Pedro em Roma

O Vaticano possui locais incríveis para visitar, e por isso a conhecida Basílica de São Pedro (Basilica San Pietro) está na lista das melhores coisas para fazer em Roma!

O interior é o abrigo de várias obras de arte importantes que datam dos séculos XI, XVII, XII, além de possuir bastante ouro.

Vale pontuar que para entrar na basílica é necessário que tanto homens quanto mulheres tenham os ombros e joelhos cobertos. Também é proibido entrar com decotes e a entrada possui detector de metais.

Basílica de São Pedro em Roma

3. Explore o Museu Napoleônico em Roma

O Museu Napoleônico possui um grande acervo com pinturas, documentos, bustos e muitos outros objetos dedicados a Napoleão Bonaparte.

Ele é super interessante, além de ser uma boa alternativa de passeio gratuito em Roma. O local possui três divisões, que são exatamente a ascensão de Napoleão I, a queda e a ascensão de Napoleão III e a era do Segundo Império.

Museu Napoleônico em Roma

4. Aprecie a Basílica de Santa Maria Maggiore

Outro lugar que não pode faltar em seu itinerário é a Basílica de Santa Maria Maggiore. Ela foi construída no século IV e é a maior igreja dedicada à Virgem Maria de toda Roma.

A arquitetura da igreja é bem diversa, o que torna a visita ainda mais atrativa. Vale ressaltar que ela está localizada na Piazza di Santa Maria Maggiore e fica aberta das 7h às 18h30.

Basílica de Santa Maria Maggiore


5. Visite o Museu do Vaticano e Capela Sistina em Roma

Ambos os locais são muito importantes e patrimônios de Roma. Dessa forma, super indicamos que faça esse passeio.

Sua reserva para o Museu do Vaticano e Capela Sistina também pode ser feita online no site que indicamos no final da matéria. Essa é uma ótima opção para evitar estresses e filas, e é algo que recomendamos mesmo na baixa temporada.

Vale ressaltar que os museus funcionam todos os dias, de segunda a domingo, exceto alguns feriados.

Visita ao Museu do Vaticano e Capela Sistina em Roma

Economize ao máximo na sua viagem a Roma:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]