Vai viajar para a Holanda? Veja um roteiro de 5 dias em Amsterdã com todas as dicas para conhecer a capital do país:
Dia 1 – Manhã: passeio de barco pelos canais de Amsterdã
Um jeito clássico de conhecer Amsterdã é por meio dos passeios de barco pelos canais. Neles você consegue observar as construções, pontos turísticos e moradias da região. Existem diversas opções de trajetos em diferentes canais da cidade, então você pode escolher aquele que tem a partida mais próxima ao seu hotel.
Como há passeios de diferentes durações, o legal é pensar no que você pretende fazer no resto do dia e, então, calcular seu tempo. Existe, por exemplo, um tour de dia inteiro, em que você sobe e desce dos barcos quando quiser, em determinados pontos.
Quer comprar seu passeio com antecedência para evitar dor de cabeça e poder comparar as opções? A gente recomenta este Site de Ingressos de Amsterdã. Vale inclusive para o passeio que vamos mostrar a seguir, e para todos deste roteiro.
Dia 1 – Tarde: Rijksmuseum e Museu Van Gogh em Amsterdã
O Rijksmuseum em Amsterdã é o Museu Nacional da Holanda. É um dos mais importantes de todo o país. Ele é enorme e guarda uma coleção de obras de arte de pintores como Rembrandt e Jan Steen, além de vários outros artistas do século 17.
Como é um museu bem grande, você consegue passar toda uma tarde lá, se quiser conhecer tudo com calma. O tempo de duração desse passeio depende do quanto você se dedicará a observar cada obra, mas vale a pena reservar um bom tempo para apreciar tudo que está disponível.
Esse museu fica em um lugar chamado Praça dos Museus em Amsterdã, onde estão também o Museu Van Gogh e o Stedelijk. Neste primeiro dia, vale também dar uma volta por lá para conhecer. Mas caso prefira dedicar bastante tempo a cada museu, é possível passear apenas pelo Rijksmuseum e voltar em outro momento para conhecer os outros.
Tour no Museu Van Gogh em Amsterdã
Como falamos ali em cima, outro museu que merece a fama e fica na Praça dos Museus é o Museu Van Gogh em Amsterdã. Ele guarda as principais obras, telas, ilustrações e outros objetos originais do artista.
Esse museu também possui uma vasta coleção com toda a biografia e trajetória de Van Gogh, além de pinturas inspiradas nele feitas por outros artistas. Se quiser fazer um passeio completo na Praça dos Museus, reserve o primeiro dia do seu roteiro de 5 dias em Amsterdã para isso. Você pode até alugar um tour com áudio em português para entender um pouco mais sobre cada detalhe.
Uma visita completa dura cerca de duas horas, mas conte um tempo a mais para a fila, que costuma ser grande. Portanto, se você preferir fazer um passeio completo na Praça dos Museus, vale a pena reservar a tarde inteira para isso.
Dia 1 – Noite: bares em Amsterdã
Para encerrar seu primeiro dia do roteiro de 5 dias em Amsterdã, a gente recomenda dar uma passada nos bares de Amsterdã. São muitos, de diversos tipos e estão espalhados por diversos bairros. Alguns deles, por exemplo, são considerados coffee shops e há pubs também.
Alguns estabelecimentos que a gente recomenda:
- O Gollem’s Ploeflokaal, que é um café e bar com três unidades espalhadas por Amsterdã. Ele oferece mais de 60 opções diferentes de cervejas, a maioria delas belgas. Vale a pena!
- O Hiding in Plain Sight (se escondendo em plena vista, numa tradução livre) é uma boa escolha para quem quer algo mais intimista, descolado e que serve ótimos drinks.
- Não abre mão de uma boa comida para acompanhar as bebidas? O Restaurant de Plantage tem um espaço incrível. Cercado por árvores centenárias, o prédio de 1870 resistiu à guerra e à ocupação nazista. A comida mediterrânea pode ser servida com ótimos drinks.
Dia 2 – Manhã: bairro Jordaan em Amsterdã
Vamos para o segundo dia do nosso roteiro de 5 dias em Amsterdã. O bairro Jordaan é um dos mais legais da cidade, com uma vibe romântica e ares de vilarejo. Ele fica dentro da zona turística e é repleto de ruas e canais charmosos, além de ter uma quantidade grande de galerias de arte, restaurantes, lojas e cafés.
A melhor forma de conhecê-lo é andando, por isso saia com calçados confortáveis nesse segundo dia. Outra ideia legal é alugar uma bicicleta, um dos principais meios de transporte dos holandeses. Você pode alugá-la por apenas algumas horas, de manhã, enquanto estiver pelo Jordaan.
Por lá, dá para ir às 9 Straatjes, “nove ruas”, um lugar bem famoso para fazer compras. Por lá, você encontra boutiques, lojas de antiguidades, brechós, cafés, lojas de arte e várias outras. Nessa área, ainda há opções de lojas mais famosas internacionalmente, como H&M. É um lugar bem legal para conhecer. Vale ficar para o almoço!
Dia 2 – Tarde: Casa da Anne Frank em Amsterdã
A Casa da Anne Frank em Amsterdã é um dos museus e lugares turísticos mais importantes na capital holandesa. Ela também está no bairro Jordaan, então ficará fácil chegar até lá depois da sua manhã passeando por ali.
O local foi a casa onde Anne Frank e sua família moraram ao longo da Segunda Guerra Mundial, quando a menina escreveu os diários que ficaram famosos no mundo todo. Seus cômodos e boa parte dos objetos estão intactos e expostos aos visitantes. Você também pode ir à livraria e ao café que ficam lá dentro, no fim do seu passeio.
Dia 2 – Noite: Red Light District em Amsterdã
Ir ao Red Light District em Amsterdã é um passeio imperdível. Ao contrário do que muita gente pensa, esse local é visitado por todos os tipos de turistas, desde famílias, casais e até grupos de amigos. Mas é legal dizer que, durante a noite, o público por lá se restringe mais aos adultos. Se estiver com crianças, prefira passar por lá no período da manhã.
As casas noturnas bombam, além dos coffee shops e de alguns bares. O legal de lá é ir andando, enquanto vê os lugares e entra naqueles onde você se sente mais à vontade. Saiba que é estritamente proibido tirar fotos das mulheres nas vitrines e infringir essa regra pode trazer problemas seríssimos, como multas e punições.
Dia 3 – Manhã: Leidseplein e Canal Singel em Amsterdã
A região de Leidseplein é uma das mais legais para se visitar, porque é uma área bem badalada, cheia de cafés, pubs, bares e lojinhas. Por lá, você pode caminhar até o Canal Singel em Amsterdã e conhecê-lo, juntamente com o Bloemenmarkt, que é o Mercado de Flores Flutuante da cidade. Além das próprias flores nas barcas flutuantes, você também pode comprar diversas lembrancinhas e souvenirs da capital holandesa.
Se você estiver viajando no inverno, pode repensar esse passeio, mas na primavera, verão e até outono, não dá para pular.
Dia 3 – Tarde: Praça Dam em Amsterdã
A Praça Dam em Amsterdã é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. É lá onde estão o Palácio Real e o Museu Madame Tussauds. Se você viajar no inverno e não for ao mercado das flores ou se preferir uma atração mais cultural, então pode optar por um ou até os dois museus.
O Palácio Real é aberto ao público para visitação e tem uma bela arquitetura. Ele foi construído há cerca de 350 anos, entre 1648 e 1665, e está muito conservado. O edifício possui um estilo clássico holandês e, apesar de ter sido construído como prefeitura, hoje em dia representa o palácio real. A família real da Holanda não mora lá, mas ele serve como uma representação e como casa de hóspedes para visitas oficiais do Estado.
Já o Madame Tussauds em Amsterdã é o famoso museu das réplicas de personalidades feitas de cera. Muitos turistas passam pela região sem saber que ali existe uma filial. Se sobrar um tempinho, vá, pois é um passeio bem divertido. É impressionante a riqueza de detalhes dos bonecos, sendo que muitos deles realmente parecem exatamente com o homenageado.
Além dessas grandes atrações, a praça Dam possui diversos bares, restaurantes e lojas em sua volta.
Dia 3 – Noite: Leidseplein em Amsterdã
Termine o seu terceiro dia do roteiro de 5 dias em Amsterdã na Leidseplein, um dos melhores lugares para ir à noite na cidade. A Praça Leidse e todo o bairro são bem boêmios, cheios de casas noturnas, restaurantes e coffee shops.
No verão, muitos artistas se apresentam ao vivo no centro da praça e, no inverno, o pessoal costuma frequentar mais as baladas fechadas, que tocam pop e eletrônico. As ruas por ali costumam ficar bem movimentadas durante a noite, e os bares e pubs atendem vários clientes. Não se preocupe com transporte, porque os trams (bondinhos) te levam até lá.
Dia 4 – Manhã – Vondelpark em Amsterdã
O Vondelpark é o maior e também o mais popular parque de Amsterdã. O espaço é grande, muito verde, cheio de plantas e animais. Ele atrai turistas do mundo todo.
Lá, você pode andar de bicicleta e patins, fazer uma caminhada ou simplesmente ficar na grama aproveitando o pôr do sol, que termina por volta das 21h durante o verão. O Vondelpark possui algumas atrações, como teatro ao ar livre, jardim botânico, lojas para alugar skates e patins, bares e restaurantes.
Dia 4 – Tarde: tour na Heineken Experience em Amsterdã
Essa atração vale até para quem não é tão fã de cerveja assim. Isso porque, na visita a uma fábrica da Heineken, é possível conferir todos os processos de fabricação da bebida, que tem mais de 150 anos de existência. É bem legal saber as etapas de como é feita a cerveja vendida em tantos lugares do mundo.
O tour demora em média uma hora e meia, sendo que boa parte dele acontece com os turistas em pé ou caminhando. Menores de 18 anos só entram ali acompanhados, já que envolve degustação de cervejas – essa parte faz valer ainda mais para quem é fã da bebida dourada.
Dia 4 – Noite: A’dam Lookout em Amsterdã
Para encerrar o quarto dia com chave de ouro, visite o A’dam Lookout, uma experiência interativa que vai te proporcionar a melhor vista de cima da cidade. Ele está localizado no 20º andar da A’dam Tower, cujo nome significa Amsterdam Dance and Music, então você pode esperar uma noite agitada por lá.
O edifício tem cerca de 100 metros de altura e 22 andares, com um terraço que oferece fotos maravilhosas. O passeio já começa no elevador, que é moderno e percorre todos os andares em apenas 22 segundos.
Esse elevador conta com uma barra de ferro para você se sentar e enquanto um fotógrafo faz sua foto com um belo cenário de Amsterdã ao fundo. À noite, o edifício fica mais bonito ainda, com muitos efeitos luminosos.
Ao desembarcar no terraço, você encontra paredes de vidro com vistas panorâmicas. Lá também estão ótimos restaurantes, bares e, para os mais corajosos, o balanço mais alto da Europa. É um ótimo passeio para você aproveitar a sua última noite na cidade e se despedir em grande estilo.
Dia 5 – Manhã: Keukenhof ou Sloterpark
Keukenhof é um dos maiores símbolos da Holanda e um dos pontos turísticos mais visitados durante a primavera. Esse jardim costuma abrir apenas de março a maio e possui milhares de tulipas de diversas cores. É de tirar o fôlego!
É a paisagem perfeita para tirar fotos. Por ser um passeio um pouco distante, você precisará de pelo menos 1h30 para chegar ao parque. Existem ônibus que saem do Aeroporto de Schiphol e vão direto para o jardim.
Como a gente disse ali em cima, tem um limitador: só funciona em alguns meses do ano. Então temos uma dica extra: caso vá em outro período do ano, troque o Keukenhof pelo Sloterpark, um dos maiores parques de Amsterdã e um ótimo lugar para aproveitar o seu último dia na cidade. O espaço tem piscinas, campo de golfe, zoológico e muita área verde para caminhar, descansar ou até mesmo fazer um piquenique.
Dia 5 – Tarde: bate e volta para as cidades vizinhas
Amsterdã tem cidades vizinhas muito legais e que valem a visita. Volendam, por exemplo, é uma vila de pescadores super legal que fica a apenas 20 quilômetros da capital. Por lá, você vai encontrar casinhas charmosas, um museu do queijo e até algumas pessoas vestindo as típicas roupas holandesas.
De lá, você pode pegar um barco e atravessar para Marken, onde você terá uma vista de tirar o fôlego ao subir no farol e onde poderá visitar uma fábrica que faz os famosos tamancos de madeira holandeses.
Para você poder rodar sem dor de cabeça, a gente indica alugar um carro. Existem alguns comparadores de preços que são excelentes e fazem todo o trabalho por você, achando as melhores condições. Você entra no site, coloca a data de sua viagem e eles fazem uma busca em todas as grandes empresas de aluguel de carro de Amsterdã, da Holanda e do mundo.
É a melhor forma de encontrar o melhor preço entre todas as empresas, achar promoções incríveis e economizar muito no aluguel de carro para sua viagem até Amsterdã. Se quiser fazer a pesquisa, clique aqui em Comparador de aluguel de carros.
Dia 5 – Noite: visita ao The Bulldog Coffee Shop em Amsterdã
Conhecido por ser o primeiro coffee shop de Amsterdã, o Bulldog foi inaugurado em 1975. Como no começo o consumo de maconha não era tolerado, o lugar funcionava como uma cafeteria comum e, no andar inferior, os frequentadores usavam a erva.
Com o passar do tempo, o Bulldog se desenvolveu e hoje possui várias filiais espalhadas pela capital da Holanda, além de um hotel, uma loja de souvenirs e um bar. Vale lembrar que só é permitida a entrada de maiores de idade que tenham um documento comprovando. Vale a pena retornar ao Red Light District para encerrar a sua viagem em um dos principais atrativos de Amsterdã.
Economize ao máximo na sua viagem por Amsterdã:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Amsterdã, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Amsterdã da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Amsterdã e toda a Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Amsterdã. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Amsterdã, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Amsterdã para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!