Roteiro perfeito pelo Uruguai

Conheça mais desse país encantador com o roteiro pelo Uruguai:

Roteiro perfeito pelo Uruguai

Conheça mais desse país encantador com o roteiro pelo Uruguai e as dicas principais para a viagem!

Quais cidades visitar no Uruguai?

O Uruguai possui várias cidades encantadoras para visitar, cada uma com muitos atrativos. Mas as principais são Montevidéu, a capital, que possui a famosa Rambla à beira-mar e um rico centro histórico; Punta del Este, conhecida pelas praias e a escultura “La Mano”; e Colonia del Sacramento, uma cidade colonial declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Há também a cidade de Salto, com suas Termas del Daymán; e Carmelo, famosa por ter vinícolas e o Puerto de Yates. Ambas são cidades que valem a pena conhecer pela diversidade cultural e geográfica do Uruguai, caso tenha mais tempo no país!

Parque em Montevidéu

Quantos dias ficar no Uruguai?

Se você pretende conhecer as atrações mais famosas como de cada cidade, é recomendável passar ao menos 5 dias no Uruguai. No entanto, caso você queira ter uma experiência completa, é legal ter um itinerário de 7 dias ou mais.

Abaixo, dispomos de um roteiro completo (porém totalmente adaptável para o seu estilo de viagem e quantidade de dias)! Inclusive, você já pode checar os valores das passagens (nacionais e internacionais) em um comparador de passagens, que verificar se é mais vantajoso ir direto para Punta del Este ou Montevidéu.

Vamos ao roteiro!

Uruguai

Primeiro dia – Montevidéu

Indicamos que você comece seu roteiro pelo Uruguai na capital Montevidéu, que é onde os aviões vindos do Brasil costumam pousar. Indicamos que comece conhecendo as atrações mais conhecidas da cidade, mais precisamente no bairro Ciudad Vieja, pois ele concentra a maioria dos pontos turísticos.

Uma dica é pegar um ônibus turístico, se você não for alugar um carro em Montevidéu. Através dele, é possível fazer todo o trajeto pelos principais pontos, que dura em média duas horas, e depois parar nos lugares que tiver mais interesse.

Uma vez na Plaza, você não pode deixar de ir ao Teatro Solís, que fica logo ao lado e foi inaugurado em 1856. O local oferece visitas guiadas na língua portuguesa e em outros idiomas.

Além disso, também existe um aplicativo que você pode usar no tour e ver mais informações sobre os objetos que estavam no lugar.  Inclusive na parte da noite, o teatro segue uma programação com vários espetáculos.

Já na parte da tarde, recomendamos que conheça o Parque El Rosedal. Esse lugar é repleto de rosas, abrigando cerca de 12 mil roseiras de aproximadamente 300 espécies. Para quem adora contemplar a natureza na viagem, esse espaço é imperdível.

Além do jardim de rosas, o parque oferece áreas verdes, ideais para se exercitar ou simplesmente relaxar, ou ainda fazer um piquenique. Vale informar que ele fica localizado no bairro Prado, numa área mais tranquila e distante da agitação da cidade.

Parque El Rosedal

Ao anoitecer, você pode conhecer uma das opções que compõe a lista dos melhores restaurantes em Montevidéu. O Primuseum, no bairro Ciudad, possui um menu com ótimas carnes e vinhos, além de ofertar uma bela apresentação de tango durante o jantar.

O ambiente remonta um museu e possui mais de três mil antiguidades utilizadas em casas, bares, lojas e outros locais na cidade ao longo dos anos.

Para ir até esse restaurante é necessário que você faça uma reserva, que pode ser feita online no site deles. O horário de funcionamento é das 20h30 à meia-noite, de quarta a domingo.

Segundo dia – Montevidéu

Em seu segundo dia, que tal continuar o tour pelos parques da cidade?! O próximo do roteiro pelo Uruguai é o famoso Parque Rodó. Localizado às margens do Rio da Prata, o parque proporciona tranquilidade e é acessível a pé, de bicicleta ou de carro.

Por lá você irá desfrutar de áreas verdes, lagos e trilhas; além de poder fazer atividades ao ar livre, como caminhadas, corridas e piqueniques. Ademais, o local abriga o Museu Nacional de Artes Visuais e o Teatro de Verano, que oferecem experiências culturais bem ricas e super vão entreter a sua manhã.

Nas proximidades, existe a Rambla de Montevidéu, uma extensa avenida à beira-mar, com uma belíssima vista; e o restaurante Rodelú, uma boa opção para o seu almoço do segundo dia.

Após aproveitar uma bela manhã no Parque, se dirija para o bairro de Ciudad Vieja. Por lá, você poderá conhecer e compreender mais sobre as histórias locais em dois museus bem conhecidos.

O primeiro deles é o Museo Andes 1972 que apresenta uma comovente exposição dedicada ao trágico acidente do voo 571 da Força Aérea Uruguaia nos Andes em 1972. Inclusive essa história foi retratada em filme recentemente e voltou a despertar curiosidade de diversas pessoas no mundo todo.

Esse museu conta com uma coleção detalhada de artefatos, fotografias e informações que narram a história de sobrevivência e solidariedade dos passageiros. Diante disso, essa visita é bastante impactante, mas que trará muitas informações impressionantes!

Museo Andes 1972

Na sequência, bem próximo está o Museu de Arte Pré-colombiana e Indígena, que se destaca pela vasta coleção de artefatos que revelam as riquezas culturais das civilizações que habitavam a região antes da chegada dos europeus.

É um espaço em que você poderá e contemplar esculturas, cerâmicas e tecidos que retratam a diversidade artística e cultural dessas sociedades indígenas.

Vale frisar que ambos os museus proporcionam uma vivência singular, pois será possível entender as narrativas históricas e culturais.

Café Brasilero no Uruguai

Nas proximidades também está o famoso e antigo Café Brasilero, fundado em 1877, que até os dias atuais atrai moradores locais e turistas pela sensação de nostalgia e preservação do espaço.

Aberto diariamente, o Café Brasilero oferta uma variedade de pratos que refletem a tradição culinária do Uruguai. Sendo assim, você pode aproveitar a tarde para se deliciar com croissant da casa e os cafés.

 Café Brasilero

Terceiro dia – Montevidéu

Seguindo o planejamento do roteiro pelo Uruguai indicamos que em seu terceiro dia na cidade visite as atrações dos bairros mais distantes do centro. Elas são bem fáceis de localizar, sobretudo de carro.

Um ponto turístico bem legal é o o Palácio Legislativo, sede da Câmara dos Deputados e do Senado do Uruguai. A arquitetura do prédio é imponente e chama bastante atenção de quem passa por lá. Ele está no bairro Aguada, ao norte do centro, e possui visitas guiadas de segunda a sexta-feira.

Seguindo com os passeios mais distantes do centro da cidade, recomendamos que conheça a Fortaleza General Artigas. Ela é um marco histórico que remonta aos primórdios da cidade e foi construída no século XIX, com o intuito de proteger a cidade contra possíveis ataques marítimos e invasões.

Por lá você conhecerá a história militar do Uruguai, e verá a arquitetura militar preservada, canhões e outros elementos que remontam ao passado. Ademais, é possível contemplar as vistas panorâmicas do Rio da Prata.

 Fortaleza General Artigas

Ao anoitecer no bairro Carrasco está o restaurante Pasta & Pasta. É ótimo para quem procura uma boa comida italiana gastando pouco. Existem várias opções que vão desde pizzas e massas até peixes e saladas.

O ambiente é bastante familiar e aconchegante, possui uma decoração bem típica e funciona de terça a sábado, do meio-dia às 15h e das 19h30 à meia-noite, e aos sábados, do meio-dia às 15h30.

Quarto dia – Montevidéu e Buenos Aires

Para o seu quarto dia no Uruguai, sugerimos que faça um bate e volta de Montevidéu a Buenos Aires, na Argentina. Esse trajeto pode ser de ferry boat e dura em média quatro horas e quarenta e cinco minutos. Geralmente o serviço é ofertado pela cia Colonia Express.

O preço é bastante variável, mas abaixo dispomos de algumas dicas para fazer esse passeio de maneira bem mais econômica. Inclusive, recomendamos que você leia a matéria sobre o que fazer em Buenos Aires, já que o destino final desse passeio é lá.

Geralmente nós utilizamos esse site para reservar o ferry desse trajeto. Ele checa as datas, horários e os valores disponíveis no mercado.

Outra opção é através dessa agência, que também oferta esse passeio. Na plataforma também existem outras opções para atrações tanto em Montevidéu quanto em Buenos Aires. Vale a pena olhar os dois e escolher o que combinar melhor com sua viagem!

Casa Rosada

Você terá cerca de 4 horas em Buenos Aires, acima indicamos um link com o que fazer por lá. Mas sugerimos que conheça pontos famosos e próximos uns dos outros para aproveitar melhor o tempo.

Comece indo para a Casa Rosada, que fica na Plaza de Mayo, centro histórico de Buenos Aires. No mesmo local você também poderá conhecer a  “Casa do Governo” e o “Museu Bicentenário”, que são anexados a ela.  Além disso, é possível visitar o interior da Casa Rosada e ver toda a sua história e arquitetura.

Floralis Generica

Na sequência você pode conhecer uma obra que ganhou o nome de Floralis Generica porque homenageia todas as flores. É uma flor gigante feita de aço e que fecha durante à noite e abre pelo dia.

A escultura de flor fica em cima de um belíssimo espelho d’água na Plaza de las Naciones Unidas. O passeio é gratuito e também fica próximo do Museu Nacional de Artes Decorativas, Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires e do Jardín Japonés.

Quinto dia – Colônia del Sacramento

No roteiro pelo Uruguai, recomendamos que visite Colônia del Sacramento, uma das cidades mais antigas do país e que tem o centro histórico classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para chegar até lá, você pode ir direto de Buenos Aires, por meio do Ferry Boat, ou retornar para Montevidéu e ir de ônibus ou carro.

Caso prefira ir de Ferry Boat direto para Colônia del Sacramento, basta clicar aqui e conferir um serviço que sempre usamos nesse tipo de transporte. Ou ainda, por meio dessa agência aqui.

Colônia del Sacramento

Uma vez nessa cidade, nada melhor que conhecer a fundo as atrações locais através de um tour guiado. Inclusive você já pode conferir e reservar esse tour acessando aqui.

Geralmente, esse passeio é iniciado na Basílica do Santíssimo Sacramento e segue para o centro histórico, em que você verá as ruas de paralelepípedos, que refletem uma interessante fusão de arquitetura portuguesa, espanhola e pós-colonial.

Na sequência, você poderá conhecer a Plaza de Armas, o Portón del Campo, a Rua dos Suspiros e o farol do século XIX.

Portón del Campo

Na parte da tarde, você pode conhecer o Museu Municipal de Colonia del Sacramento, um espaço cultural que te levará para uma viagem ao passado. Situado em um edifício histórico, o museu abriga uma rica coleção de artefatos e exposições que retratam a história da região.

Será possível ver exposições dedicadas à colonização portuguesa e espanhola, bem como à influência cultural indígena. As salas do museu exibem uma variedade de objetos, desde utensílios domésticos até artefatos militares, proporcionando uma compreensão abrangente da evolução da cidade ao longo dos séculos.

Ademais, o museu oferece informações valiosas sobre a arquitetura colonial única de Colônia del Sacramento. Sendo este, um ótimo local para explorar em sua passagem pela cidade.

Museu em Colônia del Sacramento

Para encerrar um longo dia conhecendo a cidade, recomendamos que vá para o Charco Bistró. Situado com vistas para o Rio da Prata, esse espaço oferece pratos com carnes, frutos do mar frescos, além de uma seleção elaborada de vinhos uruguaios.

Esse é um ótimo local para aproveitar o final do dia e conhecer um pouco mais da gastronomia local, assim como os avanços que a cidade teve ao longo dos anos quando se fala em estabelecimentos.

Charco Bistró

Sexto dia – Colônia del Sacramento

O Centro Cultural Bastión del Carmen é um ponto cultural bastante conhecido e que não poderia faltar no roteiro pelo Uruguai. Esse espaço fica na parte histórica do Uruguai e você poderá ver exposições de arte contemporânea, participar de eventos culturais, e desfrutar de apresentações ao vivo que variam desde música até dança.

Ademais, o centro oferece workshops e atividades educacionais. Vale informar que ele fica perto de outras atrações como a Plaza Mayor, que mencionamos anteriormente.

Centro Cultural Bastión del Carmen

Na sequência você pode fazer uma degustação de queijos e vinhos na Vinoteca de la Colonia, que pode ser feito indo direto para lá ou mesmo através de uma agência.

Sempre recomendamos fazer com um guia que poderá falar com mais propriedade sobre os vinhos e comidas locais. Caso opte por um passeio mais completo e até mesmo com um sommelier acompanhando, basta clicar aqui e dar uma olhada nos valores e itinerário.

Vinoteca de la Colonia

Ao entardecer, vá para o bairro Real de San Carlos, onde está o homônimo anfiteatro construído no início do século XX com o intuito de expor touradas. Embora não seja mais usado com esta finalidade, esse espaço ainda recebe muitos turistas e locais.

Além disso, a Plaza de Toros Real de San Carlos está rodeada por jardins bem cuidados que vão proporcionar um passeio agradável. O local também é frequentemente palco de eventos culturais e festivais, e vale ficar atento para saber se haverá algo na sua ida.

Com a proximidade de outros pontos turísticos, como o Cassino de San Carlos e a Reserva Natural Colonia del Sacramento, a visita à Plaza de Toros é uma oportunidade para imergir na cultura, história e beleza natural que esta região uruguaia tem a oferecer.

Plaza de toros Real de San Carlos

Sétimo dia – Colonia del Sacramento e Carmelo

Carmelo fica a cerca de uma hora de Colonia del Sacramento e por isso super indicamos fazer um bate e volta para lá. É uma boa oportunidade de conhecer essa cidade que ficou muito conhecida pelas vinícolas da região.

Caso queira fazer essa viagem de maneira cômoda e segura, existe uma agência que sempre utilizamos. Para conferir basta clicar aqui e já saber como é o tour por Carmelo saindo de Colonia del Sacramento.

Carmelo no Uruguai

Nesse passeio é possível conhecer a Calera de las Huérfanas, uma construção jesuíta com uma história intrigante envolvendo cal e o antigo Colégio de Niñas Huérfanas de Buenos Aires; e logo na sequência o Arroyo de las Vacas, o primeiro viaduto desse tipo no Uruguai.

Ainda, será possível explorar as Pedreiras do Cerro ou relaxar nas praias de Zagarzazú ou Seré. Super recomendamos que conheça as vinícolas locais, que contam com uma gama de vinhos e paradas imperdíveis com produtos artesanais.

Carmelo

Oitavo dia – Punta del Este

Em seu oitavo dia de roteiro pelo Uruguai siga para a cidade de Punta del Este. Por lá você pode começar conhecendo o famoso monumento Los Dedos, uma escultura impressionante que se destaca ainda ao longe.

Ela foi criada pelo artista chileno Mario Irarrázabal em 1982, a escultura representa uma mão emergindo da areia, com os dedos parcialmente enterrados. Essa obra possui uma variedade de interpretações, desde a conexão do homem com a natureza até a busca pela liberdade e expressão.

Por lá você poderá fotografar ou interagir com a escultura, que é um marco da região. Além de apreciar a escultura, também é possível conhecer a Playa Brava e a Playa Mansa, duas das praias mais famosas de Punta del Este.

Los dedos no Uruguai

A Casapueblo, situada em Punta Ballena, será o segundo local para ir na sequência. Essa casa foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua casa e ateliê. A construção se assemelha a um labirinto branco e abriga um museu, assim como uma galeria de arte que exibem as criações do artista.

Lá você poderá apreciar a vista do Oceano Atlântico a partir das varandas da casa, além de ver as apresentações artísticas, workshops e eventos culturais que ocorrem na casa.

Localizada em uma área privilegiada, a Casa Pueblo é uma atração única que se destaca no cenário cultural da região, complementada pela proximidade com outras atrações locais, como a Playa de los Artistas e a Playa Portezuelo, ou seja, é um passeio imperdível.

Ainda, uma grande curiosidade é que o poema “A Casa”, do poeta brasileiro Vinícius de Morais, foi inspirado na construção. Você pode aproveitar o local para prestigiar o pôr do sol na Casapueblo, enquanto ouve uma gravação de um poema escrito e narrado pelo artista.

Nono dia – Punta del Este

Em uma área agradável e tranquila, em frente à igreja Nuestra Señora de la Candelaria, está o Farol de Punta del Este. Essa será a primeira atração de seu nono dia por lá.

Atualmente ele é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, tendo sido construído em 1860 para orientar as embarcações tanto no Oceano Atlântico quanto no Rio da Prata.

O local é perfeito para fazer boas fotos e aproveitar bastante a vista que ele proporciona.

Farol de Punta del Este

Na sequência indicamos o Museo Ralli, que possui obras de vários artistas da América Latina, inclusive do pintor espanhol Salvador Dalí.

O Museo Ralli dispõe de pinturas e esculturas muito bonitas, o que torna o passeio bastante atrativo. Vale ressaltar que a entrada é gratuita e ele abre aos sábados e domingos das 14h às 18h.

Outro lugar para conhecer é a Plazoleta Grã-Bretanha ou Plaza de los Ingleses, como também é conhecida. Ela é ótima para passear e admirar a vista, sendo um lugar imperdível em sua passagem pela cidade.

Ela ganhou esse nome em razão da Batalha do Rio da Prata, que aconteceu em 1939 e teve entre os participantes um navio alemão e cruzadores britânicos.

Além disso, no local você poderá ver o encontro entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico.

Décimo dia – Punta del Este

Um passeio muito interessante por lá é conhecer o Museo Paseo de Neruda, que fica exatamente na casa em que o poeta Pablo Neruda morou com a esposa durante um tempo.

No local estão expostos objetos pessoais e fotos do artista chileno. Ainda, você também poderá ver exposições temporárias, atividades e shows. Vale pontuar que a visitação é gratuita e ele fica aberto de segunda à sexta-feira das 11h às 13h.

Já na parte da tarde, uma boa indicação é conhecer a Fazenda Lapataia, que fica a 40 minutos de Punta del Este. Por lá você poderá andar a cavalo, de charrete ou mesmo admirar o arborismo e os animais é ir ao complexo Tambo Lapataia Punta del Este.

O local é cheio de atividades imperdíveis e tem entrada franca! E o mais legal é que você poderá ver a produção do doce de leite e provar as culinárias feitas com esse doce!

– Vai para o Uruguai com seu carro?

Uma boa dica, caso você for para o Uruguai com seu próprio carro, é sobre os documentos necessários. Além da sua identificação, carteira de motorista e identificação do carro, existe um documento que você precisa tirar, que é a Carta Verde.

Ele funciona como uma espécie de seguro e muita gente que mora perto das fronteiras já o conhece. A mesma agência que faz o seguro viagem para o Uruguai também tira esse documento para você de uma maneira super prática, rápida e barata.

Eles têm várias promoções e facilitam muito o processo de quem quer tirar a Carta Verde, que sai em poucas horas – é um serviço realmente muito bom! Quem precisar, pode conferir os preços e tudo o que oferecem no site deles da Carta Verde.

Economize ao máximo na sua viagem ao Uruguai:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para o Uruguai, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações do Uruguai da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pelo Uruguai, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro no Uruguai. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para o Uruguai, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Montevidéu para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!