Saiba tudo sobre as taxas de serviço e gorjetas em Roma! Aqui fornecemos todas as informações para que você viaje sabendo de tudo.
Quando dar gorjetas em Roma?
Apesar das gorjetas não serem obrigatórias em Roma, é corriqueiro que alguns prestadores de serviço fiquem aguardando essa cortesia.
Porém, caso não tenha gostado do atendimento ofertado e a gorjeta não for dada, você não ficará mal visto em razão disso.
Vale pontuar que os restaurantes JÁ INCLUEM taxas de serviço na conta, que é de 10%, assim como os do Brasil. Mas você também pode dar gorjeta para os garçons, caso queira.
Geralmente os italianos não pedem contribuições ou gorjetas, mas esse ato pode simboliar que você reconheceu o trabalho e está valorizando o serviço.
Quanto dar de gorjeta em Roma?
Não existe uma regra que defina quanto de gorjeta deve ser dado, essa ação será completamente optativa.
No entanto, é comum por lá que as gorjetas sejam de 3 a 5 euros. Mas caso você dê um valor menor não precisa se preocupar, a ação será bem vista de qualquer forma.
Economize ao máximo na sua viagem a Roma:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Roma, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Roma da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Roma. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Roma, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Roma para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!