Veneza em Junho: Dicas, clima e o que fazer!

Se você pensa em conhecer Veneza em junho, na chegada do verão, confira as dicas e saiba desde já como é o clima e o que você pode fazer por lá nessa época do ano!

Como é o clima de Veneza em junho?

O clima de Veneza em junho é bastante agradável e marca o início do verão europeu. As temperaturas variam entre 17°C e 26°C, com dias longos e ensolarados, ideais para quem quer explorar a cidade a pé ou curtir um passeio de gôndola pelos canais. As manhãs e noites podem ser um pouco mais frescas, por isso é sempre bom levar uma jaqueta leve, mas durante o dia, especialmente à tarde, o calor pode ser bem presente.

No entanto, é importante estar preparado para o aumento da umidade. A proximidade dos canais e da lagoa de Veneza traz umidade ao ambiente, tornando os dias mais quentes um pouco abafados. Apesar disso, é um clima perfeito para quem gosta de aproveitar o ar livre e se perder pelas vielas e pontes venezianas.

Chuvas podem ocorrer, mas são esparsas, com uma média de sete dias de chuva ao longo do mês. Mesmo quando chove, as tempestades tendem a ser rápidas e não atrapalham os passeios. Para se precaver, leve sempre um guarda-chuva compacto ou uma capa de chuva para não deixar que o clima interfira nos seus planos.

Gráfico com as temperaturas máximas e mínimas em Veneza
  • Não sabe quando viajar, para Veneza? Confira os melhores meses para viajar até a cidade!

Vale a pena viajar em junho?

Viajar para Veneza em junho definitivamente vale a pena, principalmente para aqueles que querem aproveitar a cidade em seu ápice de vida cultural e movimento. Embora seja o início da alta temporada, ainda não há o número esmagador de turistas que normalmente invade Veneza em julho e agosto. Dessa forma, é possível explorar as atrações principais sem se sentir sufocado pelas multidões.

O verão em Veneza traz uma atmosfera vibrante, com eventos culturais e festas que tornam a experiência ainda mais rica. Além disso, os dias longos proporcionam mais tempo para explorar a cidade, aproveitando a luz natural até tarde da noite. Isso significa que você pode visitar atrações durante o dia, como a Piazza San Marco, o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros, e ainda ter tempo para passeios mais relaxados ao cair da noite, como uma caminhada pelas margens do Canal Grande.

Em termos de preços, junho já começa a ter tarifas mais altas em comparação com os meses anteriores, especialmente em hospedagem. No entanto, com planejamento antecipado, é possível encontrar boas opções de hotéis, e a experiência de visitar Veneza no verão certamente justifica o investimento.

Verão em Veneza

Para quem gosta de atividades ao ar livre, junho é um dos melhores meses para caminhar por bairros como Dorsoduro e Cannaregio, ou até fazer passeios de barco até as ilhas vizinhas, como Murano e Burano, conhecidas por suas tradições de fabricação de vidro e renda, respectivamente.

Inclusive, adiantamos que a melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Veneza, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Dicas de feriados e eventos de junho em Veneza

1. Festa de San Giovanni (Festa de São João)

Embora não seja um evento exclusivamente veneziano, o Dia de São João Batista, celebrado em 24 de junho, é marcado por celebrações em várias partes da Itália, e Veneza não é exceção. Pequenos eventos exclusivamente religiosos e festas locais acontecem por toda a cidade, e as igrejas dedicadas a São João, como a Chiesa di San Giovanni Elemosinario, podem realizar missas e procissões especiais.

É um bom momento para observar a devoção religiosa dos venezianos e participar de eventos mais intimistas e menos turísticos, vivenciando a tradição local de forma autêntica.

 Festa de San Giovanni (Festa de São João)

2. Biennale de Veneza – Arte Contemporânea

A Biennale de Veneza é um dos eventos culturais mais importantes do mundo, e junho é o mês em que muitas das exposições estão em pleno andamento. Este evento bienal é uma celebração da arte contemporânea, com obras de artistas de todo o mundo. As exposições são espalhadas por toda a cidade, em locais como o Arsenale e os Giardini della Biennale.

Se você tem interesse por arte moderna e contemporânea, a Biennale é um evento imperdível. E mesmo para aqueles que não são apaixonados por esse estilo de arte, o evento oferece uma oportunidade de ver instalações criativas em alguns dos cenários mais belos e históricos de Veneza.

Interior do Museu Museu Ca’ d’Oro. Nota-se algumas pinturas e uma escultura em exposição.

3. Vogalonga

Ainda que ocorra no final de maio ou início de junho, a Vogalonga é um dos eventos mais icônicos de Veneza e pode coincidir com sua visita em junho. Essa regata de barcos a remo atrai participantes de todas as partes do mundo, que remam pelos canais de Veneza em um percurso de mais de 30 quilômetros.

    A Vogalonga nasceu como uma manifestação contra o uso excessivo de barcos a motor nos canais e é, hoje, uma celebração da tradição do remo veneziano. Mesmo que você não participe, assistir à regata das margens dos canais é uma experiência emocionante, com centenas de barcos decorados navegando pelas águas da cidade.

    Vogalonga

    4. Festa di Sant’Antonio di Padova

    Em 13 de junho, Veneza celebra Sant’Antonio di Padova, um dos santos mais venerados na Itália. Embora a principal celebração aconteça em Pádua, a cidade vizinha, algumas igrejas de Veneza realizam missas especiais e pequenas procissões em honra ao santo.

      Este evento religioso oferece uma oportunidade de testemunhar as tradições católicas locais e visitar algumas das belas igrejas da cidade, como a Chiesa di Sant’Antonio.

      Festa di Sant'Antonio di Padova

      5. Concertos de Música Clássica

      Junho também marca o início da temporada de concertos de música clássica ao ar livre em Veneza. Diversas igrejas e locais históricos, como o Teatro La Fenice, oferecem espetáculos de ópera e música clássica. Os concertos ao ar livre nas praças da cidade são uma forma maravilhosa de passar as noites de verão, aproveitando a combinação de música e arquitetura renascentista.

        Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:

        • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
        • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
        • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
        • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
        • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
        • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
        [publisher_disqus_chat]