Se você pretende conhecer Veneza em outubro, saiba as dicas para viajar neste mês em que, com a chegada do outono, as multidões diminuem, as temperaturas são mais amenas e há muito mais calma!
Como é o clima de Veneza em outubro?
Outubro marca a transição do outono em Veneza, com temperaturas que começam a cair gradualmente. Durante o dia, as temperaturas médias variam entre 10°C e 18°C, tornando-o um mês agradável para caminhar e explorar a cidade sem o calor sufocante do verão.
As noites, no entanto, podem ser bem mais frescas, então é uma boa ideia trazer casacos leves e camadas extras de roupa.
Outro ponto importante a se considerar em outubro é o aumento da possibilidade de chuva. Embora as chuvas não sejam constantes, é sempre bom estar preparado com um guarda-chuva ou capa de chuva na mala. Em algumas ocasiões, especialmente no final do mês, Veneza pode experimentar o fenômeno da Acqua Alta, marés altas que inundam algumas partes da cidade, incluindo a famosa Piazza San Marco.
Embora isso possa parecer um inconveniente, as inundações costumam durar poucas horas e, com a preparação adequada, é possível seguir com seus planos sem maiores transtornos.
Dica: Aproveite o vaporetto (transporte público aquático) durante dias de chuva. Ele oferece uma excelente alternativa para se locomover pela cidade e, ao mesmo tempo, apreciar as vistas sem se molhar.
- Não sabe quando viajar, para Veneza? Confira os melhores meses para viajar até a cidade!
Vale a pena viajar em outubro?
Sim, outubro pode ser uma excelente época para visitar Veneza, especialmente se você prefere evitar as multidões e não se importa com o clima um pouco mais fresco. A cidade, que no verão pode parecer sufocada pela quantidade de turistas, retoma um ritmo mais lento em outubro, permitindo uma experiência mais autêntica.
Outro ponto positivo de viajar neste mês é que os preços de hospedagem e voos costumam ser mais baixos do que durante a alta temporada de verão. Os hotéis, que durante os meses de junho e julho estão sempre lotados, oferecem tarifas mais acessíveis, e você tem maior flexibilidade para escolher opções de acomodação que se encaixem no seu orçamento.
Outro ponto a se considerar é o fato de que, mesmo com o risco de chuva, outubro ainda oferece muitos dias de céu claro e clima ameno. Com a cidade esvaziada de turistas, você pode aproveitar passeios de gôndola com mais calma e desfrutar de jantares em restaurantes locais sem a necessidade de fazer reservas com semanas de antecedência.
- Para evitar filas longas e perda de tempo, especialmente nas atrações mais populares, como a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal, é recomendável comprar ingressos online com antecedência. Muitas atrações oferecem a opção de ingressos com horário marcado, o que ajuda a evitar as multidões de turistas que chegam sem planejamento.
Inclusive, adiantamos que a melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações do Veneza, Itália e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.
Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!
Dicas de feriados e eventos de outubro em Veneza
1. Festa del Mosto
Uma das celebrações mais interessantes de outubro é a Festa del Mosto, realizada na ilha de Sant’Erasmo, que é conhecida como a “horta de Veneza” devido à produção agrícola local. A Festa del Mosto celebra o primeiro vinho da colheita do ano, e os visitantes podem participar de degustações de vinhos, além de provar pratos típicos da região. Esse é um ótimo evento para quem quer experimentar a vida local de Veneza fora das áreas turísticas.
2. Festa di San Francesco d’Assisi
No dia 4 de outubro, ocorre a Festa di San Francesco d’Assisi, em homenagem ao santo padroeiro da Itália. Embora a celebração seja relativamente discreta em Veneza, muitas igrejas realizam missas especiais em sua homenagem. A Igreja de San Francesco della Vigna é um local importante para esta celebração e vale a pena a visita para aqueles que têm interesse em arquitetura renascentista e história religiosa.
3. Bienal de Veneza (Arte e Arquitetura)
Embora a Bienal de Arte tenha começado em maio, em outubro ainda é possível visitar muitas exposições e eventos associados a essa prestigiosa mostra internacional. A Bienal de Veneza é uma das mais importantes exposições de arte contemporânea do mundo, atraindo artistas e visitantes globais. O evento se estende até novembro e inclui diversas atividades espalhadas pela cidade, com destaque para os Giardini e o Arsenale, onde ocorrem as principais exposições.
Economize ao máximo na sua viagem a Veneza:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Veneza, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Veneza da forma mais barata e segura.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Veneza, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Veneza para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer passeio. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.