Conheça a Torre de Belém em Lisboa

Conheça tudo sobre a belíssima Torre de Belém em Lisboa! Esse que é um dos cartões-postais principais da capital portuguesa.

Torre de Belém em Lisboa
Torre de Belém

Conheça tudo sobre a belíssima Torre de Belém em Lisboa! Esse que é um dos cartões-postais principais da capital portuguesa é um ponto obrigatório para todo mundo que pretende visitar Portugal. Nessa matéria, vamos te mostrar como fazer um um passeio inesquecível neste lugar.

A história da Torre de Belém

A Torre de Belém é, além de um monumento muito bonito, uma parte viva da história portuguesa! Ela foi construída entre os anos de 1514 e 1520 pelas mãos do escultor e arquiteto Francisco de Arruda.

Inicialmente, seu propósito era ficar no lugar de uma nau artilhada que estava nas margens do Rio Tejo, durante o reinado de D. João II. Seu nome seria Baluarte de São Vicente, em referência a São Vicente de Saragoça, que é o padroeiro da capital portuguesa.

Torre de Belém em Lisboa

Com o passar dos anos, a construção foi utilizada como aduaneiro, sinalização telegráfico e também como farol. Ainda, no reinado espanhol de Filipe II, Portugal utilizou a torre para aprisionar presos políticos, como uma masmorra.

Por fim, a torre foi reconhecida como Monumento Nacional, em 1907 e, somente em 1983, ela foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma dica é fazer um Free Tour por Belém, com um guia que vai explicando cada monumento da região. E, se quiser juntar dois passeios incríveis, recomendamos este que junta uma visita à Torre de Belém com um passeio de barco pelo Rio Tejo. Vale super a pena!

Arquitetura da Torre de Belém

A construção possui 30 metros de altura e, em sua arquitetura, podemos encontrar diversos brasões das armas de Portugal, além de uma decoração capaz de nos transportar para outras épocas. Um detalhe muito bonito e singular no estilo da torre é a presença de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas.

Interior da Torre de Belém com exposições de antiguidades

Em sua parte externa, podemos apreciar as influências islâmicas e o estilo manuelino na construção da torre, através de elementos que fazem alusão à época das navegações.

A Torre de Belém é composta por cinco andares que abrigam a sala do governador, sala dos reis, sala das audiências e capela. Por fim, você chega ao terraço da torre, de onde é possível ter uma vista inigualável de Lisboa.

Como ir à Torre de Belém

Segundo o próprio nome, a torre fica mais afastada do centro turístico de Lisboa, no bairro de Belém perto do rio Tejo, na Avenida Brasília.

Torre de Belém em Lisboa

Nossa dica, se você deseja chegar de ônibus até a torre, é pegar as linhas 727, 28, 729, 714 e 751. Mas você pode ir até o local de trem e de barco, basta sair na estação “Belém”, isso é para ambos os casos apesar de um ser fluvial e outro terrestre.

Outra alternativa é partir da Praça Rossio, pegando o elétrico para chegar até a Torre! Basta seguir pela linha 15A – Algés. E, por fim, você pode chegar até lá com um carro.

Nós recomendamos que você também aproveite o passeio visitando dois outros pontos turísticos que ficam ao lado: o Mosteiro dos Jerônimos e as tradicionais lojas dos famosos pastéis de Belém!

Horários, preços e dicas sobre a Torre de Belém

A torre recebe turistas de terças-feiras a domingos, com horários que variam bastante. Entre os meses de outubro a março, o local funciona das 10h às 17h30 (sendo que a última entrada é às 17h).

Torre de Belém

Já de abril a setembro, a Torre de Belém fica aberta das 10h às 18h30 (última entrada às 17h30). Entretanto, ela NÃO abre nos feriados de 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio, 13 de junho, e 24 e 25 de dezembro.

Para adquirir o ingresso para o passeio, saiba que o bilhete individual custa 6€ e pode ser pago em dinheiro ou cartão Visa. Algo bem interessante é que as crianças de até 12 anos não pagam ingresso, e que visitantes com idade igual ou superior a 65 anos têm 50% de desconto.

Nossa dica é que você seja antecipado e compre seu ingresso antes, via internet, principalmente se for viajar em alta temporada. Além disso, não deixe de programar sua visita para a manhã ou início da tarde, pois você não correrá o risco de ficar preso na fila de entrada e, por consequência, não poder entrar – mesmo que você já tenha o ingresso.

Torre de Belém em Lisboa

Nossa dica de ingressos e passeios mais baratos para todas as cidades de Portugal

Nós já viajamos o mundo todo, e com o tempo e experiência, sempre pesquisamos bastante sobre a questão dos ingressos. Até que encontramos nessas buscas uma ótima empresa que faz todos esses passeios e tours guiados a preços muito bons!

Esse site de Ingressos da Europa é o que nós utilizamos em nossas últimas visitas ao continente europeu. Nele, você encontra ingressos para os principais pontos turísticos e bate-voltas de Lisboa e todas as cidades de Portugal e Europa!

Esse, além de ser um dos maiores vendedores de ingressos do mundo, ele está todo em português, é seguro, e você já compra todos os seus ingressos em um único lugar! Lembramos que é muito mais barato comprar antes, pela internet, pois isso evita filas e a perda de tempo na viagem.

Interior da Torre de Belém

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!