Se quer saber como dirigir em Portugal e quais são as regras no país, confira abaixo os tópicos mais importantes sobre o assunto. Alugar um carro em Portugal é uma ótima opção, pois permite que você conheça cidades lindas, fazendo um roteiro pelo país.
Regras Brasil x Portugal, muda algo?
Em Portugal, assim como no Brasil, a circulação de veículos ocorre pelo lado direito da estrada. A maioria dos carros no país não é de caixa automática, sendo predominantemente os carros manuais. No entanto, costumam ser modelos bem modernos, com muitos deles dispensando chaves e funcionando por mecanismos automáticos.
Sinais de trânsito:
Algumas placas de trânsito diferem das do Brasil; por exemplo, o “PARE” é expresso como “STOP” (na linguagem internacional), e o sinal de “proibido” representa-se por um retângulo branco horizontal em fundo vermelho.
Respeitam as regras?
As normas de trânsito são estritamente respeitadas, por isso, é essencial a precaução ao consumir bebidas alcoólicas. O limite de álcool permitido no sangue para condutores é de 5g/l. O uso do cinto de segurança é obrigatório, mesmo em Lisboa, onde o trânsito é notavelmente organizado.
A faixa de pedestres é amplamente respeitada também, com os motoristas parando prontamente ao perceberem a intenção de travessia das pessoas. É comum que os carros reduzam a velocidade antes de chegar à faixa, indicando um respeito mútuo entre pedestres e motoristas.
O uso da buzina, especialmente em grandes cidades como Lisboa é comum e serve como um alerta aos outros motoristas. Não se surpreenda, pois é apenas um meio de chamar a atenção, igual ocorre em grandes cidades como São Paulo.
As estradas são boas?
Dirigir em Portugal é tranquilo: as estradas são boas (mesmo dentro das cidades) e há placas indicando todas as direções. Claro que é sempre recomendável usar GPS, principalmente para quem não conhece os locais. Os mapas do GPS estão sempre atualizados e informam também de trânsito e possíveis desvios.
Como é estacionar o carro em Portugal?
A maioria dos pontos turísticos pelas cidades portuguesas oferece estacionamento, mas estacionar na rua é igualmente tranquilo e seguro, inclusive sendo a prática mais habitual. Em cada rua costuma haver placas informando os horários e regras, nesse sentido, de estacionamento. Geralmente, o estacionamento público é tarifado entre as 8h e 20h nos dias úteis, e das 9h às 14h aos sábados, sendo gratuito nos demais horários. O pagamento é realizado por meio de uma máquina azul, identificada com um “P” de Parking, na calçada.
Com a máquina, efetue o pagamento e imprima um papel que serve como autorização de estacionamento. Coloque o papel visível no interior do carro, permitindo a fácil leitura de fora através do vidro. A máquina é programada para reconhecer os dias isentos de tarifa e os horários pagos, simplificando, assim, o processo.
Vale a pena alugar um carro em Portugal?
Devido à distância entre pontos turísticos, shoppings, outlets e cidades que vale a pena visitar ao longo do país, alugar um carro é uma excelente opção para otimizar sua viagem em Portugal. Além de facilitar compras e visitas, proporciona a oportunidade de explorar diversas cidades encantadoras no seu tempo e de ma forma mais rápida e confortável.
Abaixo, indicamos os comparadores de aluguel de carro que sempre utilizamos para escolher a melhor opção para as nossas viagens.
Comparadores eficazes de aluguel de carros em Portugal
Dada a variedade de locadoras de veículos e promoções frequentes, vale a pena pesquisar em todas elas para encontrar a melhor oferta. Felizmente, existem comparadores de preços de carros que realizam essa tarefa, exibindo opções de aluguel de carros em Lisboa e Portugal das principais empresas.
- Comparador de aluguel de carros: O site é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além do mais, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real.
- Comparador de preços de aluguel de carros: muito semelhante ao anterior, entretanto, por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Que documentos preciso para alugar um carro em Portugal?
Os únicos documentos exigidos para alugar um carro em Portugal são seu passaporte e a carteira de habilitação brasileira. Não é necessário obter a PID (Permissão Internacional para Dirigir), ao contrário do que muitos pensam. Embora sempre seja recomendado, pois algumas locadoras pedem! Além disso, as estradas em Lisboa e Portugal são excelentes, refletindo o alto padrão europeu. O sistema de tráfego é organizado, sem congestionamentos e fácil de navegar.
Dica sobre GPS no aluguel de carro na Europa
Uma dica para economizar ainda mais é em relação ao GPS. Ao alugar um carro, as locadoras oferecem a opção de incluir um GPS, por uma média de 10 euros por dia. No entanto, é mais econômico adquirir um chip pré-pago, proporcionando internet de alta velocidade para usar o GPS do celular, além de acesso às redes sociais. Esse chip é entregue no Brasil, eliminando a necessidade de alugar um GPS diretamente da locadora.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!