Saiba o que fazer em 3 dias em Portugal. Apesar de pouco tempo, daremos um roteiro conciso sobre o que aproveitar no país.
Como fazer um roteiro de apenas 3 dias em Portugal?
Em primeiro lugar, Portugal, apesar de seu tamanho compacto em comparação com as vastas dimensões do Brasil, é um país repleto de cidades fascinantes e encanto, demandando pelo menos uma semana para explorar de forma amis profunda seus principais destinos turísticos.
No entanto, se você dispõe apenas de três dias para dedicar a Portugal, a dica é focar na capital e realizar viagens curtas para cidades vizinhas, otimizando o tempo na estrada e permitindo uma experiência mais profunda em pelo menos uma cidade.
Dia 1 do roteiro de 3 dias em Portugal: Descobrindo Lisboa
Comece seu primeiro dia explorando a capital, Lisboa, uma cidade turística e repleta de história. Inicie seu passeio pelo centro histórico, explorando o barrio da Baixa. Mas, comece na Avenida da Liberdade, mais especificamente no MArquês de Pombal e vá descendo até à Praça do Rossio, admirando o movimento, monumentos e edifícios da região.
Depois, vá caminhando ao longo da Rua Augusta, uma das principais vias da cidade, repleta de lojas típicas e edifícios com fachadas antigas bem preservadas.
Essa rua conecta a Praça do Rossio à Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), onde encontrará um espaço enorme, igualmente bem movimentado e ao fundo, o Rio Tejo. Entre a Praça e a Rua Augusta fica o Arco da Rua Augusta, ao qual pode subir e admirar de perto as estátuas do arco e a vista da cidade.
Almoce pela região, que é cheia de restaurantes. Após o almoço, visite a tradicional igreja Sé de Lisboa, à direita da Praça do Comércio (estando de costas para o rio), e o majestoso Castelo de São Jorge, mais acima. Embora a subida até o castelo demande esforço, a vista panorâmica lá de cima, especialmente ao pôr do sol, torna a visita incrivelmente recompensadora! Pelo caminho passará pela Alfama e Mouraria, uma região de casinhas típicas e com ruas lindas.
Dia 2 do roteiro de 3 dias em Portugal: Explorando os bairros de Chiado e Bairro Alto
No segundo dia, pode começar pelo pitoresco bairro do Chiado, conhecido por suas livrarias, cafés e restaurantes típicos portugueses. Depois de entrar na Livraria Bertrand, a mais antiga da cidade, e reconhecida há alguns anos pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento, desfrute de um café na icônica A Brasileira, famosa por sua estátua de Fernando Pessoa.
Se ainda tiver tempo para umas comprinhas, logo ao lado da Livraria e do Café fica um shopping chamado “Armazéns do Chiado”. Lembre-se de pedir o Tax Free para que lhe devolvam o valor pago em impostos nas compras!
Almoce na região e passe a tarde explorando suas ruas, sem um itinerário específico. A Praça Luís de Camões, o Miradouro de Santa Catarina, a Igreja de Santa Catarina. E finalmente, desça pela Rua da Bica de Duarte Belo. Vista essa região de Lisboa, que tal ir até Belém?
Reserve assim algumas horas da tarde para explorar Belém, uma região famosa e um pouco mais afastada (a menos de 30 minutos de transporte, partindo do Cais do Sodré ou Santos, que serão as estações mais próximas da Rua da Bica). Visite a icônica Torre de Belém, o imponente Padrão dos Descobrimentos e o deslumbrante Mosteiro dos Jerónimos, além da tradicional Casa dos Pastéis de Belém.
- Dica: o pôr do sol é desse lado da cidade, por isso, se conseguir, termine o passeio ali perto do Rio, para apreciá-lo.
Dia 3 do roteiro de 3 dias em Portugal: Explorando os bairros de Chiado e Bairro Alto: Sintra e Cascais
Por fim, para finalizar os seus 3 dias em Portugal e ainda visitando outras cidades, vá até Sintra e Cascais. Esses locais ficam a uma curta distância um do outro, por isso não perderá muito tempo em deslocamentos. Em Sintra, visite o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. Por isso, vá cedinho, para dar tempo de conhecer todos sem pressa, e poder admirar todos os detalhes.
Depois de almoçar pela região e experimentar os doces típicos (como o travesseiro de Sintra), desça a serra até Cascais, que fica junto ao mar. Pelo caminho, pode parar no Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental do continente europeu. E depois, a Boca do Inferno, uma fascinante formação rochosa causada pela erosão do mar.
Continuando pela costa, verá a deslumbrante Praia do Guincho, uma das praias mais bonitas da região, atraindo entusiastas do surf e turistas. Por fim, faça um passeio pelo centro de Cascais, que é lindo e cheio de pessoas passeando por lá.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!