Portugal

O que fazer em 3 dias em Portugal?

Saiba o que fazer em 3 dias em Portugal. Apesar de pouco tempo, daremos um roteiro conciso sobre o que aproveitar no país.

Como ir do Porto para Lisboa?

Saiba o que fazer em 3 dias em Portugal. Apesar de pouco tempo, daremos um roteiro conciso sobre o que aproveitar no país.

Como fazer um roteiro de apenas 3 dias em Portugal?

Em primeiro lugar, Portugal, apesar de seu tamanho compacto em comparação com as vastas dimensões do Brasil, é um país repleto de cidades fascinantes e encanto, demandando pelo menos uma semana para explorar de forma amis profunda seus principais destinos turísticos.

Vista de Lisboa para o Rio Tejo

No entanto, se você dispõe apenas de três dias para dedicar a Portugal, a dica é focar na capital e realizar viagens curtas para cidades vizinhas, otimizando o tempo na estrada e permitindo uma experiência mais profunda em pelo menos uma cidade.

Dia 1 do roteiro de 3 dias em Portugal: Descobrindo Lisboa

Comece seu primeiro dia explorando a capital, Lisboa, uma cidade turística e repleta de história. Inicie seu passeio pelo centro histórico, explorando o barrio da Baixa. Mas, comece na Avenida da Liberdade, mais especificamente no MArquês de Pombal e vá descendo até à Praça do Rossio, admirando o movimento, monumentos e edifícios da região.

Depois, vá caminhando ao longo da Rua Augusta, uma das principais vias da cidade, repleta de lojas típicas e edifícios com fachadas antigas bem preservadas.

Praça do Rossio Lisboa

Essa rua conecta a Praça do Rossio à Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço), onde encontrará um espaço enorme, igualmente bem movimentado e ao fundo, o Rio Tejo. Entre a Praça e a Rua Augusta fica o Arco da Rua Augusta, ao qual pode subir e admirar de perto as estátuas do arco e a vista da cidade.

Arco da Rua Augusta na Praça do Comércio em Lisboa

Almoce pela região, que é cheia de restaurantes. Após o almoço, visite a tradicional igreja Sé de Lisboa, à direita da Praça do Comércio (estando de costas para o rio), e o majestoso Castelo de São Jorge, mais acima. Embora a subida até o castelo demande esforço, a vista panorâmica lá de cima, especialmente ao pôr do sol, torna a visita incrivelmente recompensadora! Pelo caminho passará pela Alfama e Mouraria, uma região de casinhas típicas e com ruas lindas.

Vista do Castelo de São Jorge acima das casas na cidade

Dia 2 do roteiro de 3 dias em Portugal: Explorando os bairros de Chiado e Bairro Alto

No segundo dia, pode começar pelo pitoresco bairro do Chiado, conhecido por suas livrarias, cafés e restaurantes típicos portugueses. Depois de entrar na Livraria Bertrand, a mais antiga da cidade, e reconhecida há alguns anos pelo Guinness World Records como a livraria mais antiga do mundo em funcionamento, desfrute de um café na icônica A Brasileira, famosa por sua estátua de Fernando Pessoa.

Bairro Chiado em Lisboa

Se ainda tiver tempo para umas comprinhas, logo ao lado da Livraria e do Café fica um shopping chamado “Armazéns do Chiado”. Lembre-se de pedir o Tax Free para que lhe devolvam o valor pago em impostos nas compras!

Armazéns do Chiado

Almoce na região e passe a tarde explorando suas ruas, sem um itinerário específico. A Praça Luís de Camões, o Miradouro de Santa Catarina, a Igreja de Santa Catarina. E finalmente, desça pela Rua da Bica de Duarte Belo. Vista essa região de Lisboa, que tal ir até Belém?

Rua da Bica em Lisboa

Reserve assim algumas horas da tarde para explorar Belém, uma região famosa e um pouco mais afastada (a menos de 30 minutos de transporte, partindo do Cais do Sodré ou Santos, que serão as estações mais próximas da Rua da Bica). Visite a icônica Torre de Belém, o imponente Padrão dos Descobrimentos e o deslumbrante Mosteiro dos Jerónimos, além da tradicional Casa dos Pastéis de Belém.

  • Dica: o pôr do sol é desse lado da cidade, por isso, se conseguir, termine o passeio ali perto do Rio, para apreciá-lo.
Torre de Belém em Lisboa

Dia 3 do roteiro de 3 dias em Portugal: Explorando os bairros de Chiado e Bairro Alto: Sintra e Cascais

Por fim, para finalizar os seus 3 dias em Portugal e ainda visitando outras cidades, vá até Sintra e Cascais. Esses locais ficam a uma curta distância um do outro, por isso não perderá muito tempo em deslocamentos. Em Sintra, visite o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros. Por isso, vá cedinho, para dar tempo de conhecer todos sem pressa, e poder admirar todos os detalhes.

Quinta da Regaleira em Sintra

Depois de almoçar pela região e experimentar os doces típicos (como o travesseiro de Sintra), desça a serra até Cascais, que fica junto ao mar. Pelo caminho, pode parar no Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental do continente europeu. E depois, a Boca do Inferno, uma fascinante formação rochosa causada pela erosão do mar.

Cabo da Roca

Continuando pela costa, verá a deslumbrante Praia do Guincho, uma das praias mais bonitas da região, atraindo entusiastas do surf e turistas. Por fim, faça um passeio pelo centro de Cascais, que é lindo e cheio de pessoas passeando por lá.

Vista de Cascais

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!
[publisher_disqus_chat]