
Quer saber como é Algarve em novembro? Confira informações sobre o clima e o que fazer por lá!
Como é o clima do Algarve em novembro?
Se a sua ideia é ir para o Algarve no mês de novembro, vale te informar que as temperaturas ficam mais amenas, oscilando entre 12°C e 20°C durante o dia, enquanto à noite os termômetros costumam ficar entre 8°C e 13°C.
Apesar do clima mais fresco, novembro ainda oferece dias ensolarados, especialmente nas primeiras semanas do mês. No entanto, as chuvas vão ficar mais frequentes, com pancadas intercaladas por períodos de sol. É bom estar preparado com roupas mais quentinhas e uma capa de chuva na mala.
Além disso, o mês de novembro marca a baixa temporada na região, o que significa que você encontrará o Algarve bem mais calmo, ideal para conhecer com tranquilidade as paisagens naturais, vilas e até fazer degustações em vinícolas locais, tudo com preços mais acessíveis e sem filas.
E não deixe de conferir o nosso guia completo de Algarve. É um guia atualizado, com tudo o que você precisa saber e um passo a passo completo para montar toda a sua viagem. E economizando ao máximo em TUDO.
IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.
Movimentação de turistas no mês de novembro
Em novembro, já é possível perceber que o ritmo do Algarve desacelera ainda mais, entrando definitivamente no período de baixa temporada. A quantidade de turistas diminui consideravelmente, o que transforma a região ideal para quem busca sossego.
Com menos movimento, vilas como Lagos, Silves e Aljezur se tornam ainda mais convidativas, perfeitas para caminhadas e visitas a pontos históricos com calma.
As hospedagens estão mais disponíveis e com preços mais atrativos, assim como restaurantes e cafés, que seguem abertos, mas com atendimento mais ágil.
Eventos locais, como feiras de outono e celebrações natalinas que começam a surgir, também ganham destaque e podem ser aproveitados com muito mais conforto.
1. Tour de trem turístico por Faro
Um passeio muito legal para fazer em novembro é um tour de trem por Faro. Essa é uma maneira confortável de conhecer os pontos mais famosos da cidade como a Igreja do Carmo e o Arco da Vila.
O trajeto inclui narração em português, oferecendo contexto histórico e curiosidades locais que enriquecem a visita.
Mesmo fora da alta temporada, a cidade mantém ótimas atrações. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer Faro em um ritmo mais sossegado. Clique aqui para conferir os detalhes e até ver os comentários de quem já foi!
2. Passeio de catamarã até as grutas de Benagil
Um dos passeios imperdíveis no Algarve é visitar a Gruta de Benagil, especialmente se você busca uma experiência mais tranquila e longe das multidões.
Apesar das temperaturas mais amenas e da possibilidade de dias nublados no mês de novembro, o clima costuma ser estável e o mar ainda pode permitir a navegação, principalmente nas primeiras semanas do mês.
Saindo de Portimão em um catamarã confortável, você poderá conhecer de perto essa beleza natural, além de conhecer outras grutas e praias isoladas que formam paisagens lindas ao longo da costa do Algarve.
Por ser um período mais sossegado, é possível encontrar vagas com mais facilidade, mas ainda assim é recomendável garantir sua reserva com uma empresa confiável para aproveitar ao máximo essa experiência. Caso tenha interesse, confira você mesmo!
3. Mina de sal de Loulé
Em novembro, uma ótima pedida para quem quer sair do roteiro tradicional é visitar a mina de sal de Loulé, localizada a 230 metros de profundidade.
A temperatura constante e o clima mais ameno da época tornam o passeio ainda mais confortável, enquanto você caminha por túneis históricos escavados ao longo de décadas, cercado por formações de sal com milhões de anos.
Durante a visita guiada, você vai conhecer detalhes sobre a geologia da região, a rotina dos mineiros e a importância econômica desse tesouro subterrâneo, tudo explicado de forma acessível e interessante.
A experiência também inclui obras de arte instaladas dentro da mina e referências históricas que enriquecem o passeio. Por isso, veja aqui essa opção de passeio por meio de uma plataforma segura e que garante toda a comodidade para reservas.
4. Passeio de catamarã ao entardecer na Ria Formosa
Navegar pela Ria Formosa em um final de tarde de novembro é de fato uma experiência que vale a pena.
Esse cenário natural único do Algarve oferece um espetáculo de tranquilidade, com águas calmas, paisagens que se transformam com a maré e uma rica variedade de aves que aproveitam o clima mais fresco da estação.
Em novembro, o clima ameno e os céus limpos criam condições ideais para um passeio contemplativo. A bordo de um catamarã confortável, você desliza por entre canais, salinas e ilhas que compõem uma das zonas mais encantadoras de Portugal.
Se quiser vivenciar esse momento especial e ver o sol se pôr sobre as águas da Ria Formosa, veja aqui para conferir fotos e mais detalhes com uma agência confiável.
5. Cidades históricas para conhecer no Algarve
Embora o Algarve seja muito procurado por causa das praias, a região também guarda tesouros históricos que merecem ser conhecidos com calma.
Assim, cidades como Tavira, Faro e Silves são perfeitas para quem deseja conhecer a história, a cultura e a arquitetura local.
Tavira encanta com as igrejas seculares, o castelo com vista panorâmica e a ponte romana sobre o Rio Gilão. Enquanto Faro, a capital da região, preserva um centro histórico super animado, repleto de ruas bonitas e o Arco da Vila.
Já Silves, antiga capital do Algarve durante o domínio mouro, tem um castelo de arenito vermelho incrível, que domina a paisagem e convida a passeios cheios de história e belas paisagens ao redor.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!