Se você está planejando para Portugal, é importante saber como levar dinheiro para o país. Existem várias formas de fazer isso, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Confira:
1. Dinheiro em espécie
A primeira forma de levar dinheiro para Portugal é em espécie. Esta é a forma mais tradicional de levar dinheiro para o exterior, mas também é a menos segura. Se você perder o dinheiro em espécie, será difícil recuperá-lo. Além disso, carregar muito dinheiro em espécie pode ser perigoso.
Vantagens:
- Não há cobrança de IOF
- Você pode negociar a taxa de câmbio
Desvantagens:
- Não é seguro
- Pode ser difícil carregar muito dinheiro
2. Conta digital global
Uma opção mais segura e econômica para levar dinheiro para Portugal é abrir uma conta digital global. Esta conta permite que você deposite e saque dinheiro em euros, além de fazer compras e pagamentos online, abrir e ter várias moedas para pagar com a que lhe convier e evitar taxas e um elevado IOF.
Vantagens:
- Pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem.
- Consegue usar o cartão em qualquer lugar do mundo, então em todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta.
- O atendimento e suporte é todo em português.
- Não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.
- Você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa!
- Assim que criar a conta, você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico.
- E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens.
Como faço para abrir a conta digital?
Para abrir a sua conta e começar a sua viagem da melhor forma possível à Irlanda ou a outro lugar do exterior, clique neste link e depois é só seguir o passo a passo. Verá que leva menos de 5 minutos e tudo o que precisa é so seu RG, Passaporte ou CNH.
Escolha a opção “abrir uma conta” e ative um saldo em uma nova moeda à sua escolha (neste caso, vala pena ser euro pois é a moeda utilizada na Irlanda, mas pode ser em dólar ou em qualquer outra). O processo envolve o fornecimento de dados e a verificação de documentos, seguido pelo envio de fundos para sua conta. Você enviará em reais, fazendo uma TED do seu banco no Brasil, para eles. O valor cairá na hora em sua conta e você verá ele em reais.
Depois, é só clicar na carteira da moeda que você quer, por exemplo o euro, e consegue já converter na hora esses reais para euro. É preciso fazer uma primeira remessa de no mínimo 100 reais para ativar a conta e poder solicitar o cartão sem taxa. Então recomendamos que já faça e já peça o quanto antes para que ele chegue antes da viagem.
Quando for abrir a sua conta, esse link aqui quando for abrir a conta, pois estamos tentando negociar condições especiais para nossos leitores e estará somente nesse link.
3. Cartão pré-pago internacional
Outra opção segura e conveniente para levar dinheiro para Portugal é usar um cartão pré-pago internacional. É só contratar o cartão em uma empresa de confiança e carregar ele com a moeda que quer, ainda no Brasil. Você transfere o valor em reais para a empresa de câmbio e eles colocam o valor em euros no cartão pré-pago. No entanto, o euro é o comercial e agora tem o IOF de 6%. Então em comparação à conta global, acaba sendo bem mais caro e desvantajoso.
Vantagens:
- Você paga a taxa cambial do dia e ela não varia mais
- É aceito em todos os lugares
- Pode fazer saques em euro ou na moeda local em caixas eletrônicos
Desvantagens:
- Tem o IOF de 6%
- Mais desvantajoso que a conta digital global
Onde comprar o cartão pré-pago?
Nós sempre compramos com uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E você consegue fazer tudo de uma vez, inclusive comprar pela internet já o dinheiro em espécie e o cartão pré-pago juntos, em uma compra só.
Se quiser, é só clicar aqui! Você já irá para o site deles, que tem a cotação atual para conferir quanto está o câmbio lá. Para fazer a compra, é só se cadastrar, escolher a quantia em espécie ou no cartão pré-pago, informar como será feito o pagamento (transferência ou cartão de crédito).
- Uma grande vantagem é que eles entregam na sua casa através de um portador, se você não quiser ir retirar em uma de suas lojas. É muito mais fácil e, principalmente, mais seguro.
4. Cartão de crédito
A opção mais conveniente para levar dinheiro para Portugal é usar um cartão de crédito. No entanto, esta é também a opção mais cara, pois você pagará IOF e a taxa de câmbio do dia do fechamento da fatura.
Vantagens:
- É conveniente
Desvantagens:
- Há cobrança de IOF
- A taxa de câmbio pode ser alta
O que recomendamos? Como levar dinheiro para Portugal?
A melhor forma de levar dinheiro para Portugal depende de suas necessidades e orçamento. Mas se está procurando a maneira mais segura e econômica, a conta digital global é a melhor opção. Outras dicas que damos para a viagem a Portugal é também levar um valor em espécie, que seja suficiente para gastos do dia a dia, como alimentação ou transporte.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!