Lisboa

Mapa Turístico de Lisboa: regiões principais

Veja como é o mapa turístico de Lisboa, com dicas das regiões principais para conhecer na capitla portuguesa e quais atrativos abrigam.

Bairro Chiado em Lisboa

Veja como é o mapa turístico de Lisboa, com dicas das regiões principais para conhecer na capitla portuguesa e quais atrativos abrigam.

Confira abaixo um mapa da cidade:

Como pode ver acima, no mapa, as regiões de Chiado, Bairro Alto, Rossio, Baixa, Terreiro do Paço e Cais do Sodré são o centro da cidade. Portanto, esses são os bairros e áreas mais moviementados e que vamos falar de cada abaixo:

Baixa e Chiado

No coração de Lisboa, temos algumas regiões turísticas como é o caso da Baixa (mais perto do rio e, como o nome diz, na parte baixa). A Baixa é o centro histórico e comercial da cidade, com ruas compridas, espaçosas e cheias de edifícios neoclássicos. Além disso, é lá que fica a Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço) e a Rua Augusta, uma rua cheia de lojas, cafés, restaurantes e muito movimento. Nessa região você pode subir ao Elevador de Santa Justa, que oferece uma vista panorâmica incrível da cidade.

Subindo, chegaremos ao Chiado, que é famoso por suas lojas elegantes, cafés históricos e teatros. Lá no alto fica a Praça de Camões e mais abaixo, ainda no Largo de Camões, uma pracinha muito fotografada pelo formato e beleza dos edifícios ao redor, onde fica a estátua a um poeta português (António Ribeiro).

Por lá, visite a Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo e que ainda funciona! Além disso, também pode fazer umas compras no shopping Armazéns do Chiado e, se quiser uma pausa nos passeios, pare no Café A Brasileira, um dos mais antigos da cidade, onde Fernando Pessoa (que tem lá uma estátua) costumava parar.

Armazéns do Chiado

Alfama / Santa Apolónia

Virados de frente para a Praça do Comércio e com as costas voltadas para o Rio Tejo, ao lado direito fica Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa (e próximo de onde diz “Santa Apolónia, no mapa acima). Conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas esta região conta com várias atrações, como o Castelo de São Jorge, que oferece vistas deslumbrantes sobre Lisboa.

Vista do Castelo de São Jorge acima das casas na cidade

Essa região também é famosa por seus mirantes. Por isso, faça um passeio pelo Miradouro de Santa Luzia e pelo Miradouro das Portas do Sol, dois pontos que proporcionam vistas lindas da cidade e do Rio.

À noite, desfrute de um jantar com fado, que pode reservar clicando no link. O fado é a música tradicional portuguesa e essa experiência é muito enriquecedora.

Belém

Um pouco afastado do centro da cidade, para o lado esquerdo dela, fica a região de Belém. Essa região é bastante turística, já que abriga monumentos como a Torre de Belém, um dos ícones mais reconhecíveis da cidade, que serviu como ponto de partida para muitas das grandes explorações marítimas de Portugal.

Além dela, poderá visitar o Mosteiro dos Jerónimos, uma obra-prima da arquitetura manuelina, e o Padrão dos Descobrimentos, um monumento que celebra a época das navegações portuguesas. Entretanto, não saia de Belém sem experimentar os famosos pastéis de nata da Pastelaria de Belém, uma doçaria histórica.

Parque das Nações

Por fim, outra região turística e também afastada de Lisboa, no sentido oposto a Belém, muito depois de Alfama, fica o moderno Parque das Nações, desenvolvido para a Expo 98. É uma área contemporânea, à beira-rio, com muitas atrações. Visite o Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários do mundo. Além dele, pode conhecer o Pavilhão do Conhecimento, um museu de ciência interativo, ideal para quem vai com crianças.

Oceanário de Lisboa

Aproveite a beleza e amplitude da região para passear pela orla do rio e admirar a arquitetura da cidade. Nela, fica também a estação de trem Gare do Oriente e a Torre Vasco da Gama. Sem esquecer do teleférico, que proporciona uma vista panorâmica do Tejo e da cidade.

Teleférico de Lisboa

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Lisboa!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Torre de Belém em Lisboa

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então, já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viajem. Assim, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!