Mapa Turístico de Lisboa: regiões principais

Veja como é o mapa turístico de Lisboa, com dicas das regiões principais para conhecer na capitla portuguesa e quais atrativos abrigam.

Bairro Chiado em Lisboa
Chiado

Veja como é o mapa turístico de Lisboa, com dicas das regiões principais para conhecer na capitla portuguesa e quais atrativos abrigam.

Confira abaixo um mapa da cidade:

Como pode ver acima, no mapa, as regiões de Chiado, Bairro Alto, Rossio, Baixa, Terreiro do Paço e Cais do Sodré são o centro da cidade. Portanto, esses são os bairros e áreas mais moviementados e que vamos falar de cada abaixo:

Baixa e Chiado

No coração de Lisboa, temos algumas regiões turísticas como é o caso da Baixa (mais perto do rio e, como o nome diz, na parte baixa). A Baixa é o centro histórico e comercial da cidade, com ruas compridas, espaçosas e cheias de edifícios neoclássicos.

Além disso, é lá que fica a Praça do Comércio (ou Terreiro do Paço) e a Rua Augusta, uma rua cheia de lojas, cafés, restaurantes e muito movimento. Nessa região você pode subir ao Elevador de Santa Justa, que oferece uma vista panorâmica incrível da cidade.

Subindo, chegaremos ao Chiado, que é famoso por suas lojas elegantes, cafés históricos e teatros. Lá no alto fica a Praça de Camões e mais abaixo, ainda no Largo de Camões, uma pracinha muito fotografada pelo formato e beleza dos edifícios ao redor, onde fica a estátua a um poeta português (António Ribeiro).

Por lá, visite a Livraria Bertrand, a mais antiga do mundo e que ainda funciona! Além disso, também pode fazer umas compras no shopping Armazéns do Chiado e, se quiser uma pausa nos passeios, pare no Café A Brasileira, um dos mais antigos da cidade, onde Fernando Pessoa (que tem lá uma estátua) costumava parar.

Armazéns do Chiado

Alfama / Santa Apolónia

Virados de frente para a Praça do Comércio e com as costas voltadas para o Rio Tejo, ao lado direito fica Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa (e próximo de onde diz “Santa Apolónia, no mapa acima). Conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas esta região conta com várias atrações, como o Castelo de São Jorge, que oferece vistas deslumbrantes sobre Lisboa.

Recomendamos que compre o ingresso do Tour por Alfama + Castelo de São Jorge, um passeio que vale muito a pena pela quantidade de informação que proporciona.

Vista do Castelo de São Jorge acima das casas na cidade

Essa região também é famosa por seus mirantes. Por isso, faça um passeio pelo Miradouro de Santa Luzia e pelo Miradouro das Portas do Sol, dois pontos que proporcionam vistas lindas da cidade e do Rio.

À noite, desfrute de um jantar com fado, que pode reservar clicando no link. O fado é a música tradicional portuguesa e essa experiência é muito enriquecedora.

Belém

Um pouco afastado do centro da cidade, para o lado esquerdo dela, fica a região de Belém. Essa região é bastante turística, já que abriga monumentos como a Torre de Belém, um dos ícones mais reconhecíveis da cidade, que serviu como ponto de partida para muitas das grandes explorações marítimas de Portugal.

Além dela, poderá visitar o Mosteiro dos Jerónimos, uma obra-prima da arquitetura manuelina, e o Padrão dos Descobrimentos, um monumento que celebra a época das navegações portuguesas. Entretanto, não saia de Belém sem experimentar os famosos pastéis de nata da Pastelaria de Belém, uma doçaria histórica.

Para aproveitar ainda mais a região, recomendamos este ingresso que junta um passeio de barco em Belém + Tour por Belém.

Parque das Nações

Por fim, outra região turística e também afastada de Lisboa, no sentido oposto a Belém, muito depois de Alfama, fica o moderno Parque das Nações, desenvolvido para a Expo 98. É uma área contemporânea, à beira-rio, com muitas atrações. Visite o Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários do mundo. Além dele, pode conhecer o Pavilhão do Conhecimento, um museu de ciência interativo, ideal para quem vai com crianças.

Oceanário de Lisboa

Aproveite a beleza e amplitude da região para passear pela orla do rio e admirar a arquitetura da cidade. Nela, fica também a estação de trem Gare do Oriente e a Torre Vasco da Gama. Sem esquecer do teleférico, que proporciona uma vista panorâmica do Tejo e da cidade.

Teleférico de Lisboa

Nossa dica para adquirir ingressos para as atrações de Lisboa!

A melhor forma de comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa e todo continente europeu é pela internet. Afinal, esse processo, quando feito com antecedência, te poupa tempo nas filas e permite que você encontre os menores preços.

Uma boa dica é o Site de Ingressos da Europa que nós gostamos muito e recomendamos aqui no blog. Para usá-lo é bem simples: comece acessando a página e escolhendo a cidade e o passeio desejado. A partir disso, selecione a quantia de ingressos que quer comprar e efetue o pagamento. Agora é só aguardar a confirmação no seu e-mail!

Torre de Belém em Lisboa

Os ingressos vêm sempre com o nome do titular do cartão usado na compra. Não precisa se preocupar quanto aos nomes de cada ingresso comprado, pois não é necessário colocar o de cada pessoa da família.

Ainda assim, é importante levar o cartão usado na compra e o documento do titular do cartão no dia e local da utilização do ingresso, apenas para o caso de você precisar de comprovar a compra.

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Então, já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Assim, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!