Confira como fazer uma viagem de carro por Portugal no verão, com dicas de diversos itinerários pelas estradas portuguesas e de cidades a visitar.
Por que fazer um roteiro de carro pelo país?
Portugal é um destino ideal para explorar de carro, destacando-se pela pequena distância entre as principais cidades, excelentes condições das estradas e paisagens que cativam qualquer pessoa. Para você ter uma noção da dimensão do país, de norte a sul, em linha reta, são 561km. Isso somado às excelentes condições das estradas, faz com que seja um país ideal para trajetos de carro.
Quanto às cidades, cada região do país tem as suas belezas e tradições, o que torna ainda mais interessante viajar de carro pelo país. Até porque dessa forma, consegue parar onde quiser e fazendo o seu próprio horário. Sendo assim, veja abaixo como alugar um carro, e posteriormente, como fazer um roteiro pelo país com ele:
Como alugar um carro em Portugal?
A maneira mais fácil e econômica de alugar um carro em Portugal é fazer a reserva online no Brasil, garantindo seu veículo e o melhor preço. Porque ao reservar online, e com antecedência, o preço final é significativamente mais baixo em comparação com alugar no momento.
Além disso, existe um excelente comparador de preços de carros, que será apresentado a seguir, realizando buscas em todas as locadoras de Portugal e encontrando as melhores tarifas e promoções.
Dada a variedade de locadoras de veículos e promoções frequentes, vale a pena pesquisar em todas elas para encontrar a melhor oferta. Felizmente, existem comparadores de preços de carros que realizam essa tarefa, exibindo opções de aluguel de carros em Portugal das principais empresas.
- Comparador de aluguel de carros: O site é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além do mais, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e você não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em real.
- Comparador de preços de aluguel de carros: muito semelhante ao anterior, entretanto, por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Itinerário de carro pelo país: por onde começar?
Muitos viajantes optam por percorrer Portugal de norte a sul, aproveitando a pequena extensão do país. Para isso, pode-se iniciar a jornada no norte e descer, ou começar pelo sul e subir, claro. E ao longo do trajeto, fazer paradas nas cidades mais turísticas de Portugal. No entanto, dado que a maioria dos voos do Brasil chega a Lisboa, é aconselhável começar pela capital.
Itinerário de carro pelo país: em que época o fazer?
Outra questão que pode lhe surgir é quando fazer esse roteiro de carro e quais cidades incluir, dependendo da época. Por isso, dividimos este roteiro em verão e inverno. No verão, incluimos cidades mais costeiras para conseguir aproveitar as praias e vistas lindas do Oceano Atlântico. E no inverno, cidades mais do interior, já que o clima fica mais convidativo para as visitar.
Roteiro de carro por Portugal no verão:
Lisboa – Algarve
Ao chegar de avião em Lisboa, reserve dois ou três dias para explorar a cidade e conhecer seus pontos mais interessantes. Depois disso, siga rumo a sul, parando em algumas cidades mas tendo como destino final a região do Algarve e desfrutar uns dias de suas praias e cidades pescatórias.
Lisboa – Setúbal: 47km
Dirija de Lisboa até Setúbal, atravessando a Ponte 25 de Abril ou a Ponte Vasco da Gama (conforme o GPS lhe sugira no momento). São apenas 47 km de distância, então a nossa sugestão é que saia de Lisboa cedinho para conseguir aproveitar o dia inteiro a conhecer cidades de praia. Mas, caso não saia tão cedo, não perca a oportunidade de almoçar em Setúbal e experimentar o delicioso prato típico: choco frito.
Setúbal – Sines: 125km
Depois de Setúbal, faça uma viagem de cerca de 1h até Sines. A cidade já da Costa Alentejana é linda. Lá poderá visitar o Monumento a Vasco da Gama, o Castelo de Sines e ir até Porto Côvo, que é lindo!
Sines – Vila Nova de Mil Fontes: 34,8km
Depois de conhecer a região de Sines, faça uma rápida viagem até Vila Nova de Mil Fontes. É uma região que está muito na moda para os turistas e estrangeiros que vêm morar no país e trabalhar remotamente. A Vila é atravessada pelo Rio Mira e lhe dá paisagens lindas. Você ficará encantado.
Vila Nova de Mil Fontes – Sagres: 101km
Depois de Vila Nova de Mil Fontes, é hora de sair da região do Alentejo e passar para o Algarve, que é a região mais ao sul do país. Para chegar até à pontinha do Algarve, Sagres, são 101 km de distância, o que se traduz em 1h de viagem, aproximadamente. Terá vistas lindas lá da ponta do país. Só tome atenção porque costuma ser uma área bastante ventosa.
Sagres – Albufeira: 84km
Já no sul do país, agora em vez de rumo a sul, terá de ir rumo a este, no sentido de Espanha. Ao longo da costa algarvia, poderá parar em várias cidades lindas. Todas com praia e com formações rochosas diferentes. Sendo assim, qualquer ponto em que parar vai valer a pena. Mas, na nossa opinião, vale ir de Sagres até Albufeira e ficar lá uma noite, para também sentir a vida noturna do local.
Albufeira – Olhão: 53km
No dia seguinte, acorde em Albufeira e faça uma viagem curta até Olhão. Mas, novamente, se quiser ir parando entre essas cidades, recomendamos que o faça, pois realmente são todas lindas. E depois de Olhão, vale também a pena continuar até Tavira.
Lisboa – Porto
Depois de ir até ao Algarve, pode subir até ao Porto. Ou, optar por fazer um roteiro apenas de Lisboa-Porto, conhecendo igualmente a costa, mas rumo ao norte.
Lisboa – Cascais: 32km
Comece indo de Lisboa a Cascais, uma região muito querida pelos portugueses, pois além de contar com praias deslumbrantes, tem um clima agradável e com poucas chuvas, além de um centro aconchegante.
E um dos grandes destaques de Cascais é o ecoturismo, já que lá você encontra 17 praias, falésias, dunas, parques e reservas naturais! Por sua tranquilidade, o lugar sempre foi um destino de passeio durante o verão e residência de muitos portugueses que trabalham em Lisboa.
Cascais – Ericeira: 46km
Depois de conhecer Cascais, passe por Sintra (e visite pelo menos algum palácio, como o Palácio da Pena) e siga para Ericeira. É famosa pelas praias e surf, sendo um destino muito famoso para surfistas e fãs do esporte, sendo conhecida como a única Reserva Mundial de Surf na Europa.
Ericeira – Peniche: 96km
Seguindo por mais 96km a norte de Ericeira, encontrará Peniche. Outro destino muito famoso pelo surf, tendo a Praia dos Supertubos como anfitriã de importantes campeonatos. Mas, além do surf, Peniche também tem um ótimo peixe e marisco! Por isso, a dica é que consiga almoçar ou jantar por lá, vale muito a pena.
Peniche – Nazaré: 63km
De Penicha até Nazaré é mais um saltinho. Novamente, mais um destino famoso pelo surf e, em comparação aos demais, por suas ondas gigantes! No verão, a verdade é que o mar é mais calmo. Mas no inverno, a cidada dá show no que toca a ondas e ambiente de surf.
A vila da Nazaré é linda, com suas casinhas brancas à beira do mar e população pescatória. As mulheres das 7 saias são típicas de Nazaré, que reza a lenda que, antigamente, as usavam para se protegerem do frio enquanto esperavam os maridos que iam pescar.
Nazaré – Aveiro: 147km
Depois de todo um percurso pelo surf e praias deslumbrantes, faça uma parada em Aveiro. A cidade é conhecida pelos barquinhos do estilo gôndola (sendo muitas vezes considerada, por isso, a Veneza portuguesa) e também pelas salinas e seu doce típico: os ovos moles. Não deixe de comprar uma caixa deles para seguir viagem!
Aveiro – Porto: 74km
Depois de conhecer toda a costa centro-norte portuguesa, chegue ao Porto, onde poderá ficar uns dois dias, mínimo, para conhecer bem seus pontos turísticos. A cidade é linda, cheia de romanticismo e paisagens lindas, tendo o magnífico Rio Douro como protagonista.
Faça um passeio pela Ribeira, deguste o Vinho do Porto nas caves de Gaia, suba à Torre dos Clérigos para admirar a cidade do alto e visite a Livraria Lello e Irmão, famosa por ter servido de inspiração para os livros e filmes do Harry Potter.
Dicas sobre os pedágios e estradas em Portugal
Ao alugar um carro para poder fazer a sua viagem por Portugal, não se esqueça de solicitar o “Via Verde”, equivalente ao “Sem Parar” no Brasil. Isso permite economizar tempo e facilita o pagamento – ao devolver o carro, você receberá uma lista dos pedágios percorridos e poderá efetuar o pagamento diretamente no seu cartão.
Vale notar que, em Portugal, os pedágios estão presentes apenas em estradas privadas, desde que haja uma alternativa gratuita. Portanto, vale a pena explorar rotas alternativas para economizar, as chamadas “estradas nacionais” mas que costumam ser mais demoradas. Além disso, os postos de gasolina estão localizados em áreas de serviço, que também oferecem restaurantes, banheiros e lojas.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!