Saiba o que fazer em 5 dias em Portugal. Com esse tempo, poderá focar na capital, ir à cidade do Porto e conhecer algumas cidades portuguesas pelo trajeto.
Como escolher as cidades a visitar num roteiro de 5 dias em Portugal?
Apesar de Portugal não ser muito grande, principalmente se comparado com as vastas dimensões do Brasil, é um país repleto de cidades fascinantes e encanto. Por isso, o ideal é ficar pelo menos uma semana para conseguir conhecer cada cidade e seus pontos turísticos.
Se tem 5 dias para explorar o país, recomendamos Lisboa, fazer um bate e volta a Sintra, e ir até ao Porto, parando antes em Óbidos e Fátima.
Para fazer esses trajetos da forma mais confortável e fácil possível, recomendamos que alugue um carro. E se tiver viajando com a família ou amigos, compensa ainda mais. Pois assim, pode fazer os seus roteiros à vontade, parando onde quer, sem depender de horários e trajetos específicos.
No entanto, se estiver viajando a solo, então o ideal é que leia a nossa matéria sobre viagens de trens em Portugal, pois assim consegue reservar apenas 1 bilhete (ida e volta fica sempre mais barato) e economizar nos trajetos.
Dia 1 do roteiro de 5 dias em Portugal: Comece por Lisboa
O mais provável é que se vier do Brasil, vá desembarcar em Lisboa. Por isso, dedique logo os dois primeiros dias a conhecer as maravilhas desta cidade vibrante. No primeiro dia, pode começar pelo centro da cidade, fazendo um passeio no elétrico 28. O trajeto é lindo e passa por todos os pontos turísticos da capital portuguesa.
Estes destinos já preencherão grande parte do seu dia. Almoce pelo centro e à tarde, pegue o trem (ou o seu carro alugado) e vá até o Bairro de Belém. Recomendamos a tarde, pois é desse lado que se põe o sol, o que garante umas cores lindíssimas ao entardecer.
Assim, comece a sua visita pelo Mosteiro dos Jerónimos, siga para o Padrão dos Descobrimentos e deixe a icônica Torre de Belém para o final. Entre um momumento e outro, não se esqueça de degustar os deliciosos Pastéis de Belém, um dos melhores lugares para comer o pastel de nata português.
Dia 2 do roteiro de 5 dias em Portugal: Sintra e Lisboa
Enquanto estiver em Lisboa, pode aproveitar para ir até Sintra, uma cidade encantadora nas proximidades da capital. A dica é ir cedinho, para dar tempo de conhecer os palácios sem pressa, como Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira.
Depois dos palácios, aproveite para ir até ao Castelo dos Mouros, mas se tiver vertinges tome mais cuidado pois a muralha do castelo não é muito alta. Antes do regresso a Lisboa, não se esqueça de parar no centro histórico de Sintra e experimentar o doce típico: os deliciosos Travesseiros de Sintra.
De volta à Lisboa, dedique-se a explorar a Baixa. Comece pela Praça do Rossio, desça e vá passeando e observando as vitrines da Rua Augusta e acabará no Arco da Rua Augusta, onde começa a Praça do Comércio. Uma vez na praça, contemple a vista do Rio Tejo e aproveite a oportunidade para tomar um cafézinho em um dos diversos locais que ficam ao redor dela. Esta experiência garantirá momentos memoráveis em meio aos encantos da capital portuguesa!
Dia 3 do roteiro de 5 dias em Portugal: Óbidos e Fátima
Depois de conhecer a capital e a vila encantada de Sintra e ter visitado os pontos turísticos da capital, parta de Lisboa rumo a norte e faça duas paragens durante a viagem: uma em Óbidos, que é uma pequena cidade próxima a Lisboa, repleta de charme e história; e outro em Fátima. Em Óbidos, explore o centro histórico e as muralhas de Óbidos e não se esqueça de experimentar a Ginja, um licor típico servido em copos de chocolate.
Após Óbidos, siga para Fátima, lar do renomado Santuário de Fátima, um ponto de peregrinação de importância mundial. Independentemente da sua religião, o local impressiona por sua beleza e significado histórico, por isso, sempre recomendamos que vá conhecer.
Dia 4 do roteiro de 5 dias em Portugal: Porto
Ao chegar ao Porto, a segunda maior cidade de Portugal, terá diversos pontos turísticos imperdíveis para visitar, como o Rio Douro e a Ribeira. Por isso, a dica é reservar um dia para explorar esta região da cidade. Para aproveitá-la ainda mais, faça um passeio de barco pelo Rio Douro, que oferece uma experiência única, permitindo que aprecie também a região de Vila Nova de Gaia.
Na Baixa do Porto, descubra a Igreja do Carmo, decorada com azulejos típicos de Portugal, bem como a Igreja de Santo Ildefonso, e a imponente Torre dos Clérigos, oferecendo uma vista espetacular da cidade.
Ainda, explore os Jardins do Palácio de Cristal para uma vista panorâmica do Porto, com a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro ao fundo. Termine o dia saboreando a autêntica francesinha no renomado restaurante Brasão, uma experiência culinária única.
Último dia do roteiro de 5 dias em Portugal: Porto
O segundo dia no Porto e último dia de roteiro em Portugal, você pode continuar pelo centro histórico da cidade, que é uma região muito rica em monumentos, igrejas e lugares com muita cultura e história. Assim, passe pelo Terreiro da Sé, que como o nome já indica, é onde fica a Sé (Catedral) do Porto.
Após explorar esse monumento, prossiga em direção à Praça de Almeida Garret, onde encontra-se a estação São Bento. Esta estação é notória pela sua deslumbrante decoração de azulejos em seu interior, que narram a história dos reis e dos eventos ocorridos no norte de Portugal.
Ao lado da estação, passeie pela Praça da Liberdade, na qual se destaca o monumento de Dom Pedro IV a cavalo (Dom Pedro I, no Brasil). Enquanto está pela região, aproveite para percorrer a Avenida dos Aliados, uma das avenidas mais significativas da cidade, palco de diversos eventos e celebrações, como Natal e Réveillon.
Nessa avenida, também encontrará o bonito edifício da Prefeitura do Porto, juntamente com a Igreja da Trindade, uma construção que se desdobrou ao longo do século XIX, agregando beleza à paisagem.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!