O que fazer em 6 dias em Portugal

Saiba o que fazer em 6 dias em Portugal. Com esse tempo, poderá conhecer a capital, Lisboa, a segunda maior cidade do país, Porto e mais.

Rio Tejo em Lisboa

Saiba o que fazer em 6 dias em Portugal. Com esse tempo, poderá conhecer a capital, Lisboa, a segunda maior cidade do país, Porto, e ainda conhecer algumas cidades portuguesas pelo trajeto.

Como escolher as cidades a visitar num roteiro de 6 dias em Portugal?

Apesar de Portugal não ser muito grande, principalmente se comparado com as vastas dimensões do Brasil, é um país repleto de cidades fascinantes e encanto. Por isso, o ideal é ficar pelo menos uma semana para conseguir conhecer cada cidade e seus pontos turísticos.

Ter 6 dias para explorar o país é ótimo, pois dará tempo de conhecer bem a capital, o Porto, Coimbra, Óbidos, Fátima e ainda fazer bate e voltas pelo caminho.

Lisboa

Para fazer esses trajetos da forma mais confortável e fácil possível, recomendamos que alugue um carro. E se tiver viajando com a família ou amigos, compensa ainda mais. Pois assim, pode fazer os seus roteiros à vontade, parando onde quer, sem depender de horários e trajetos específicos.

No entanto, se estiver viajando a solo, então o ideal é que leia a nossa matéria sobre viagens de trens em Portugal, pois assim consegue reservar apenas 1 bilhete (ida e volta fica sempre mais barato) e economizar nos trajetos.

Viajar de trem em Portugal

Dia 1 do roteiro de 6 dias em Portugal: Comece por Porto

Comece sua jornada na segunda maior cidade de Portugal, o Porto. Desfrute logo no primeiro dia das margens do Rio Douro, passeando pela Ribeira, cartões postais da cidade. Um passeio de barco pelo Rio Douro oferece uma perspectiva única, mostrando vistas deslumbrantes do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Vista da Ponte D. Luís no Porto

Depois, faça um passeio a pé pela Baixa do Porto: descubra a Igreja do Carmo, decorada com azulejos típicos de Portugal, bem como a Igreja de Santo Ildefonso, e a imponente Torre dos Clérigos, que oferece uma vista espetacular da cidade.

Vista da Torre e Igreja dos Clérigos em Porto

À tarde, explore os Jardins do Palácio de Cristal para uma vista panorâmica do Porto, com a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro ao fundo. Termine o dia saboreando a autêntica francesinha no renomado restaurante Brasão, uma experiência culinária única.

Prato francesinha no restaurante Brasão

Dia 2 do roteiro de 6 dias em Portugal: Coimbra

Dirija-se a Coimbra (117 km do Porto) e visite a Sé Velha, antiga Catedral de Coimbra, seguida pela Biblioteca Joanina e a encantadora Capela S. Miguel. São visitas imperdíveis e que refletem a história e cultura da cidade.

Coimbra - largo da Universidade

Almoce pela região, não sem antes conhecer a Universidade de Coimbra, visitando lugares imperdíveis como a Sala das Armas, Sala dos Capelos e Sala do Exame Privado.

À tarde, e principalmente se for viajar com crianças, divirta-se no “Portugal dos Pequenitos”, um espaço cativante para visitar com crianças e que recria várias cidades e pontos turísticos de Portugal, antes de passar a noite na cidade, que é pura animação!

Portugal dos Pequenitos em Coimbra

Dia 3 do roteiro de 6 dias em Portugal: Fátima e Óbidos

Após conhecer a cidade universitária, dirja no dia a seguir por 85km, para conhecer Fátima. Apesar de ser um local muito famoso de culto religioso, vale muito a pena porque foi lá que ocorreram as aparições da Nossa Senhora de Fátima. Por isso, comece logo pelo local mais sagrado, o Santuário de Fátima, onde poderá explorar as basílicas e a sala das velas.

Santuário de Fátima

Dirija depois até Óbidos (mais 88 km), uma cidade encantadora, ideal para um passeio pelas ruas amuralhadas e visite o Castelo. Para quem não tiver vertigens, saiba que também pode subir à muralha e passear por ela. No entanto, o muro dela é bem baixinho e pode dar um certo medo a muitas pessoas. Ao final do passeio, deguste a “ginja de Óbidos” um licor típico de lá, feito à base de ginja (uma espécie de cereja). Se ainda conseguir, vá até Lisboa e durma por lá.

Óbidos: vista do Castelo

Dia 4 do roteiro de 6 dias em Portugal: Lisboa

Se optou por dormir em Lisboa, ótimo! Comece o dia cedinho e vá até Belém, onde poderá visitar o Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém. Faça uma pausa entre as visitas para se deliciar com os famosos Pastéis de Belém.

Pastelaria de Belém

Depois, vá para o centro, onde poderá fazer um passeio de bonde, o elétrico 28, que é o mais turístico e que percorre todas as regiões turísticas da cidade! Visite o Castelo de São Jorge e descça pela Mouraria até à Sé de Lisboa (catedral). Continue descendo até ao Campo das Cebolas, onde fica a Fundação José Saramago, escritor e prêmio nobel português.

Fundação José Saramago em Lisboa

Vá andando pelo Rio Tejo até chegar à Praça do Comércio (também chamado Terreiro do Paço). Para finalizar o seu dia, suba ao Arco da Rua Augusta, que fica em frente e do qual poderá ver vistas panorâmicas da cidade.

Arco da Rua Augusta na Praça do Comércio em Lisboa

Dia 5 do roteiro de 6 dias em Portugal: Sintra

No quinto dia da viagem, faça um bate e volta até Sintra, dedicando um dia inteiro aos seus palácios. Visite o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Montserrate, o Palácio Nacional de Sintra e a Quinta da Regaleira. São muitos, mas vale a pena o esforço! Desfrute da atmosfera única desta cidade histórica e das paisagens incríveis, mas não vá embora sem antes experimentar os “travesseiros de Sintra” um doce típico de dar água na boa.

Quinta da Regaleira em Sintra

Último dia do roteiro de 6 dias em Portugal: Lisboa

No último dia do seu roteiro em Portugal, explore a área moderna de Lisboa, o Parque das Nações, que fica a este do centro de Lisboa.

Parque das Nações em Lisboa

Estando nessa região, indicamos que suba ao Teleférico, para admirar o Rio Tejo. Depois, visite o incrível Oceanário de Lisboa, um local de muita informação e espécies variadas do mundo aquático.

Peixe nadando em um aquário do Oceanário

À tarde, retorne ao centro de Lisboa para explorar outros bairros típicos como o Bairro Alto, Príncipe Real e dar um passeio no Marquês do Pombal. No Marquês, poderá ainda visitar o Parque Eduardo VII (acima da rotunda) e depois descer pela Avenida da Liberdade, que tem as lojas mais chiques da cidade.

Parque Eduardo VII em Lisboa

Ao final do dia, passe pela “rua cor de rosa”, que fica no Cais do Sodré e encerre sua jornada no Mercado da Ribeira (também conhecido como Time Out Market), um local imperdível para petiscar.

Rua Cor-de-Rosa no Cais do Sodré - Lisboa

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!