O que fazer em Faro: 12 passeios e pontos turísticos!

Saiba o que fazer em Faro com os 12 melhores passeios e pontos turísticos!

1. Centro histórico de Faro

Entre os 12 centro melhores passeios e pontos turísticos não poderíamos iniciar sem fala do centro histórico de Faro, conhecido como “Cidade Velha”.

Ao passar pelo Arco da Vila, você entra em uma área murada com ruas de paralelepípedos e construções antigas que de fato impressionam.

Uma vez no centro, é super válido conhecer o Museu Municipal, localizado em um antigo convento e ver peças arqueológicas e obras de arte locais.

Centro histórico de Faro

IMPORTANTE: Compre os ingressos dos passeios SEMPRE com antecedência. Na hora é sempre mais caro é muitos se esgotam. Nós sempre utilizamos esse site para comprar tudo, inclusive o transfer pro hotel. Ele tem sempre o menor preço e é o único com o pagamento já em reais, evitando o IOF de 6% de pagamentos internacionais. Sem falar nos tours gratuitos, que são ótimos.

2. Parque Natural da Ria Formosa

A Ria Formosa é uma área protegida de grande importância ecológica, composta por canais, ilhotas e salinas. Você pode caminhar pelas trilhas do parque, observando aves e outros animais que habitam essa zona úmida.

O parque tem vários pontos de acesso, mas o Centro de Educação Ambiental de Marim, em Olhão, é um bom ponto de partida. Inclusive, você pode fazer esse passeio de maneira segura e guiada aqui!

Parque Natural da Ria Formosa

3. Passeio de lancha até a Ilha Deserta

Um dos passeios mais recomendados em Faro é o de lancha até a Ilha Deserta. Por lá, você verá a paisagem natural da região, com águas calmas e canais estreitos. A travessia é rápida e agradável.

Na ilha, você pode caminhar pela praia, tomar banho de mar ou simplesmente descansar longe do movimento agitado. Também existe um restaurante local com pratos à base de frutos do mar.

Se quiser fazer esse passeio através de uma agência e verificar os depoimentos de quem já foi, basta clicar aqui.

Passeio de lancha até a Ilha Deserta

4. Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

Se você tem interesse por história naval e cultura marítima, o Museu Marítimo é uma parada interessante.

Ele reúne documentos, maquetes de barcos, instrumentos de navegação e objetos ligados à pesca tradicional do Algarve.

É um passeio que pode ser feito em menos de uma hora, sendo ideal para quem quer conhecer mais sobre a ligação de Faro com o mar. A visita é tranquila e autoguiada, com informações em português e inglês.

Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão

IMPORTANTE: Para uma viagem a Portugal, o seguro viagem e o chip de celular, são dois itens indispensáveis. Existem duas empresas, que vendem eles muito mais baratos e são ótimas. Nós sempre compramos por lá e além de economizar, nunca tivemos problemas. Vamos deixar os sites para quem quiser conferir: chip e seguro viagem.

5. Trem turístico por Faro

Uma forma prática de conhecer os principais pontos turísticos da cidade é o trem turístico de Faro. Ele passa por lugares como o centro histórico, a marina e pontos próximos à Ria Formosa.

O trajeto é feito com comentários gravados em diferentes idiomas, explicando a história e curiosidades dos locais.

Esse passeio é ideal se você estiver com pouco tempo ou quiser uma introdução rápida à cidade antes de explorar por conta própria. Para mais detalhes e fotos, veja aqui.

Trem turístico por Faro

6. Igreja do Carmo e sua Capela dos Ossos

A Igreja do Carmo é uma das construções mais impactantes de Faro, tanto pela sua fachada barroca quanto pela Capela dos Ossos localizada nos fundos.

A capela foi construída com ossos de mais de mil monges com o objetivo de lembrar da transitoriedade da vida.

A visita é rápida, mas bastante simbólica. A igreja ainda está ativa, então pode haver celebrações acontecendo. Além da parte histórica, o interior do templo é decorado com talha dourada e detalhes artísticos que merecem atenção.

Igreja do Carmo e sua Capela dos Ossos

7. Excursão às grutas de Benagil

Saindo de Faro, você pode fazer uma excursão até as famosas grutas de Benagil, na região de Lagoa. O passeio é feito de barco e inclui outras formações rochosas ao longo da costa, com paradas para fotos e, em alguns casos, mergulho.

O trajeto até lá pode levar cerca de uma hora, mas o esforço vale a pena pela paisagem. Se você quiser garantir sua vaga no passeio, basta ver aqui.

Gruta de Benagil

8. Marina de Faro

Outro bom passeio para fazer em Faro é conhecer a Marina, uma área agradável para caminhar, com vista para os barcos e cercada por restaurantes e cafés. Fica próxima ao centro histórico, então é fácil incluir no seu roteiro diário.

O lugar é bem movimentado, principalmente no fim da tarde, quando moradores e turistas aproveitam o pôr do sol.

Além de caminhar, você pode pegar um barco para passeios na Ria Formosa ou até para travessias até as ilhas próximas.

Marina de Faro

9. Passeio para avistar golfinhos no Algarve

E que tal sair dos passeios convencionais? Avistar golfinhos nas águas do Algarve é uma boa opção. Os barcos partem da costa e seguem em direção a áreas onde é comum encontrar grupos de golfinhos.

A observação é feita com respeito aos animais e em rotas definidas. Além dos golfinhos, você pode ver outras espécies marinhas e aproveitar o visual do litoral.

O passeio tem duração média de duas horas e você pode ver mais informações ou reservas, aqui.

Passeio para avistar golfinhos no Algarve

10. Ilha da Culatra

A Ilha da Culatra é uma das ilhas-barreira da Ria Formosa e abriga uma vila de pescadores. Você pode chegar lá de barco e conhecer a vila a pé. O local mantém um estilo de vida simples, com casas baixas, ruas de areia e um clima tranquilo.

Na parte leste da ilha, há uma praia extensa e pouco movimentada, ideal para quem quer sossego. Também é possível almoçar em restaurantes locais com pratos locais da região. O passeio combina bem com quem quer fugir do turismo mais agitado

Ilha da Culatra

11. Palácio de Estoi

Pertinho de Faro, o Palácio de Estoi é um edifício do século XIX com belos jardins e uma arquitetura imponente.

Atualmente, funciona como uma pousada, mas os jardins e áreas externas estão abertos à visitação. Próximo dali, estão as ruínas romanas de Milreu, que também merecem atenção.

Você pode fazer os dois passeios no mesmo dia, já que ficam próximos. É uma boa forma de conhecer mais sobre a história da região e ver exemplos da ocupação romana no Algarve.

Palácio de Estoi

12. Catedral da Sé

A Sé de Faro, também conhecida como Catedral da Sé, é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade.

Localizada no Largo da Sé, dentro das muralhas da Cidade Velha, ela foi construída no século XIII sobre os restos de uma mesquita moura. A catedral combina estilos gótico, renascentista e barroco, resultado de várias reformas ao longo dos séculos.

No interior, você encontra capelas decoradas com talha dourada, um órgão histórico e detalhes arquitetônicos que mostram a longa trajetória do templo.

Subindo até o topo da torre, você tem uma das melhores vistas panorâmicas da cidade e da Ria Formosa. É um passeio que oferece tanto riqueza histórica quanto um belo cenário para fotos, e portanto, não pode faltar no seu itinerário!

Sé Catedral

Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:

Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!

Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!

Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.

Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.

Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!

Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!

Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.

Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.