Faça um roteiro por Portugal e Espanha de 15 dias e aproveite ao máximo esses dois países europeus, conhecendo as principais cidades e seus pontos turísticos.
Quais cidades escolher?
Se você está planejando uma viagem de 15 dias entre esses dois destinos, pode escolher fazer uma viagem pelo sul dos países, visitando cidades em Portugal como: Lagos, Portimão, Albufeira, Faro e Tavira no Algarve; e em Espanha: Sevilha, Cádiz, Gibraltar, Marbella, Ronda, Málaga, Granada e Córdoba na Andaluzia.
Faça esse roteiro de carro, viajando entre Portugal e Espanha
Para aproveitar ao máximo esse roteiro de 15 dias por Portugal e Espanha, alugar um carro é a melhor opção. As distâncias entre as cidades podem variar, mas em média, os trechos entre as cidades que sugerimos acima, raramente ultrapassam 2 horas dirigindo.
Documentos necessários para alugar um carro
Para alugar um carro em Portugal ou Espanha, basta ter seu passaporte e carteira de habilitação do Brasil. Não é necessário obter a Carteira Internacional para Dirigir (PID). E recomendamos reservar online, e com antecedência, porque assim o preço final é significativamente mais baixo em comparação a alugar no momento.
Comparadores eficazes de aluguel de carros em Portugal
Dada a variedade de locadoras de veículos e promoções frequentes, vale a pena pesquisar em todas elas para encontrar a melhor oferta. Felizmente, existem comparadores de preços de carros que realizam essa tarefa, porque exibem opções de aluguel de carros em Lisboa e Portugal das principais empresas.
- Comparador de aluguel de carros: O site é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além do mais, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e você não paga o IOF de 5,38%, pois o pagamento é feito em real.
- Comparador de preços de aluguel de carros: muito semelhante ao anterior, entretanto, por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Dia 1: Lagos
Já com carro, comece seu roteiro indo até Lagos, onde você pode desfrutar de suas belas praias e paisagens costeiras. Por lá, vale conhecer a Praia da Dona Ana e a Praia do Camilo, que são as mais bonitas.
Mas há várias outras incríveis para ver, como a Praia dos Estudantes e a Praia do Pinhão. Escolha uma ou duas praias para visitar, e passe o resto do dia em Lagos. No dia seguinte, dirija até Portimão.
Dia 2: Portimão
Em Portimão há muito o que conhecer também! Almoce no restaurante Dona Barca, muito famoso e com ambiente de praia. Por isso, aproveite o local e prove os pratos à base de frutos do mar. Visite a Praia do Vau, a Praia dos Três Irmãos e a Praia da Rocha, sendo esta última bastante conhecida.
Dia 3: Albufeira e Faro
No terceiro dia do roteiro de 15 dias por Portugal e Espanha, dirija por meia hora até Albufeira. Pois é lá que você vai conhcer a famosa Praia da Marinha, valendo muito a pena a visita. Mas, não fique só pela praia! Aproveite para visitar os mirantes da cidade e ver a beleza dela.
À tarde, siga por mais 40 minutos de carro até Faro. Na capital do Algarve, poderá desfrutar do seu centro histórico, que conta com muitas lojinhas e restaurantes.
Dia 4: Tavira
Saia de Faro e vá até Tavira, uma ilha de 11lkm. Famosa por suas ilhas, poderá aproveitar um dia inteiro por aqui. A qualidade ambiental das praias e da água é excelente, qualificada com Bandeira Azul e atestada todos os anos! Entretanto, as principais praias de Tavira são: Praia da Terra Estreira, Praia do Barril, Praia de Tavira e Praia do Homem Nu (onde se pratica naturismo).
À tarde, faça uma viagem de pouco menos de 2 horas de carro para Sevilha, a primeira paragem em cidade espanhola, onde poderá dormir.
Dia 5 – Sevilha
No quinto dia de roteiro, amanheça cedinho em Sevilha para aproveitar bem o seu dia por lá e conhecer a maior parte de pontos turísticos. Assim, inclua em seu passeio: o complexo do Real Alcázar, a Plaza de España e a torre La Giralda.
Depois, faça uma pause entre esses passeios para almoçar, experimentando as deliciosas tapas. Em seguida, siga para a Catedral de Sevilha e o Parque de María Luísa. Descanse, pois no dia seguinte irá até Cádiz.
Dia 6 – Cádiz
Em pouco mais de uma hora de carro você estará em Cádiz, uma bela cidade e capital da província de Cádiz. Por isso, aproveite para visitar: a Plaza de San Juan de Dios, o Teatro Romano antigo, a Catedral de Cadiz, o castelo de San Sebastian, Alameda Apodaca Park e praia de La Caleta.
Uma dica de restaurante em Cáfiz é a “Taberna Almarcén”, com ótima qualidade-preço. Depois, decida ficar em Cádiz ou seguir viagem até Gibraltar.
Dia 7 – Gibraltar
Saia de Cádiz e dirija até Gibraltar, cerca e 1h20minutos de carro. O local tem paisagens bem inusitadas e você pode subir ao penhão de Gibraltar, visitar a Caverna Saint Michael e passear pelos túneis de Great Siege. Durma na cidade para poder aproveitar os bares de estilo inglês e se sentir na Inglaterra.
Dia 8 – Marbella
Para começar a segunda semana de seu roteiro, vá descobrir a maravilhosa Marbella, outra cidade incrível na costa do sul da Espanha. Conta com um centro antigo muito charmoso e dá para ser explorada a pé. No quesito praias, recomendamos a Playa de la Levante e a Playa de Cabopino. Visite também Puerto Bonus e as montanhas de La Concha.
Dia 9 – Ronda
Depois de Marbella, continue até Ronda, uma cidade montanhosa que fica na na província espanhola de Málaga. Ronda conta com uma beleza de tirar o fôlego, já que fica no alto de um grande desiladeiro que separa a cidade antiga (desde a época dos mouros) da cidade nova (do século XV).
Visite também a ponte “Puente Nuevo”, construída em pedra e que atravessa esse desfiladeiro. Depois de passar pela cidade e conhecer suas paisagens, parta para Málaga em uma viagem de mais 1h30, e durma por lá.
Dia 10 – Málaga
No décimo dia de roteiro você pode conhecer Málaga, que é uma cidade linda e uma das favoritas do sul da Espanha. Por lá, visite a fortaleza de Alcazaba, o castelo Gibalfaro, o Teatro Romano e a Santa Igreja Catedral Basília da Encarnação. Faça um passeio pelas ruas do centrinho (não são poucas!) e siga os bares de tapas e cerveja a 2 euros.
Dia 11 – Málaga
Neste outro dia em Málaga, se for verão, desfrute a manhã toda na praia La Malagueta. À tarde, vá até uma região mais modernista em Málaga, o Muelle Uno. Essa área é cheia de lojas, locais para almoçar e também o museu de arte contemporânea Centro Pompidou (o úhnico fora da França).
Dia 12 – Granada
Indo já para o fim do roteiro, dedique o 12º dia a Granada, uma cidade incrível e que atrai muito turismo no sul de Espanha. O ponto turístico mais famoso, e o qual você não pode perder, é a Alhambra. A dica é começar o passeio cedinho por lá, e garantir seu ingresso com antecedência, pois você passará algumas boas horas no local.
Depois de visitar a Alhambra, dedique um tempo à Catedral de Granada, onde poderá visitar a Capela Real. É nessa capela que ficam os túmulos dos Reis Católicos da Espanha. Um monumento imperdível! Durma mais uma noite na cidade.
Dia 13 – Granada
No segundo dia por Granada, comece por conhecer o Bairro Albaicín, o bairro árabe da cidade e que se tornou um lugar muito turístico, por suas casinhas brancas umas em cima das outras e ruas estreitas. Ou seja, aqui, a dica é passear sem roteiro, apenas conhecendo a região e se perdendo pelas ruas.
Para finalizar o seu dia na cidade, vá até ao Mirador de San Nicolás, um dos mirantes mais famosos e que tem uma vista linda para a Alhambra. Siga para Córdoba, a 2h de Granada.
Dia 14 – Córdoba
Comece seu penúltimo dia do roteiro de 15 dias por Portugal e Espanha em Córdoba. É outra cidade encantadora na Andaluzia e que conta com um famoso bairro judeu, declarado patrimônio pela UNESCO. Córdoba é uma das cidades mais queridas pelos turistas na Espanha, com casinhas e ruas charmosas.
Neste primeiro dia, faça um passeio pelas praças de Córdoba, que são uns dos seus grandes atrativos. Exemplos: Plaza de Tendillas, Plaza de Corredera e a Plaza del Potro. Por fim, termine a noite saboreando deliciosas tapas nos bares da região.
Dia 15 – Córdoba
Comece cedo o seu último dia de roteiro e vá direto à Mezquita-Catedral de Córdoba, que tem entrada gratuita entre as 08h30 e as 09h30 todos os dias, exceto domingo. O interior da mesquita é lindo, por isso prepare a câmera fotográfica! Depois, vá até a Torre do Sino para ter uma vista incrível do monumento e da cidade.
À tarde, para finalizar o tour, conheça os Pátios San Basilio. Eles são um charme e permitem que conheça as tradições da vida e dos páticos andaluzes.
Escolha bem a sua hospedagem ao longo do roteiro:
Ao decidir onde ficar, concentre-se na melhor região, como o centro das cidades, que oferece proximidade aos principais pontos turísticos. Por outro lado, algo que influencia e muito no custo da viagem é a escolha do tipo de hospedagem. Considere o que prefere: como hotéis, hostels, hotéis de luxo ou até mesmo casas de Airbnb.
A nossa dica é sempre utilizar o Pesquisador de Hotéis em Portugal que é o maior site de reservas de hotéis do mundo. Seus preços são imbatíveis e lá você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis. Esse buscador, também, tem uma grande parceria com os estabelecimentos e oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis, caso você mude de ideia.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!