Saiba como organizar uma viagem de carro por Portugal e Espanha, com dicas de um roteiro para conhecer cidades ao longo dos dois países.
Como organizar uma viagem de carro pela Península Ibérica?
Para fazer uma viagem de carro por Portugal e Espanha é preciso primeiro definir quantos dias você tem para esse roteiro. Depois, escolher as cidades que pretende visitar ao longo do trajeto e em quais vale mais tempo despender, para saber as noites em que precisará de hospedagem. Por fim, leia também a matéria sobre como dirigir em Portugal, com dicas sobre regras de trânsito e tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Como alugar um carro para fazer essa viagem?
Viajar de carro oferece a vantagem de economizar tempo com deslocamentos para os aeroportos e a liberdade de fazer tudo no seu próprio tempo, sem depender de horários de trem ou ônibus. Além de proporcionar belas paisagens pelas estradas desses dois países, permitindo que você pare onde quiser.
A forma mais fácil e econômica de alugar um carro em Portugal é fazer a reserva pela internet aqui do Brasil, garantindo assim o veículo desejado e o melhor preço. Assim, ao fazer a reserva com antecedência pela internet, o preço final tende a ser muito mais acessível do que alugar diretamente no local.
Comparadores eficazes de aluguel de carros em Portugal
Dada a variedade de locadoras de veículos e promoções frequentes, vale a pena pesquisar em todas elas para encontrar a melhor oferta. Felizmente, existem comparadores de preços de carros que realizam essa tarefa, porque exibem opções de aluguel de carros em Lisboa e Portugal das principais empresas.
- Comparador de aluguel de carros: O site é brasileiro, tem parcerias fortíssimas com as locadoras de carro e por isso consegue preços imbatíveis. Além do mais, eles parcelam em até 12 vezes sem juros e você não paga o IOF de 5,38%, pois o pagamento é feito em real.
- Comparador de preços de aluguel de carros: muito semelhante ao anterior, entretanto, por ser o maior comparador do mundo, ele tem mais empresas na sua busca, mas não é possível parcelar o valor.
Documentos necessários para alugar um carro
Para alugar um carro em Portugal ou Espanha, basta ter seu passaporte e carteira de habilitação do Brasil. Não é necessário obter a Carteira Internacional para Dirigir (PID).
Quais cidades visitar durante a viagem?
Durante um roteiro de carro pela Península Ibérica recomendamos as seguintes cidades: Lisboa, Sintra, Coimbra, Aveiro, Porto, Guimarães e Braga em Portugal; e Salamanca, Madri, Toledo, Valência e Barcelona na Espanha.
Podem parecer muitas ou poucas cidades, pois tudo dependerá de quantos dias você tem. Por isso, adapte o roteiro às suas necessidades e vontades. Se tiver pouco tempo, poderá excluir Braga, Guimarães e Salamanca. Sobrando mais tempo para as demais. E, se fizer a viagem durante o verão, confira também o roteiro pelo sul de Portugal e de Espanha.
Como encontrar hotéis para esse roteiro entre Portugal e Espanha?
Ao decidir onde ficar em cada cidade, concentre-se na melhor região, como o centro das cidades, que oferecem proximidade aos principais pontos turísticos.
A nossa dica é sempre utilizar o Pesquisador de Hotéis em Portugal que é o maior site de reservas de hotéis do mundo. Seus preços são imbatíveis e lá você pode conferir a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis. Esse buscador, também, tem uma grande parceria com os estabelecimentos e oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis, caso você mude de ideia.
Dica extra do cancelamento grátis
Opte por hotéis que oferecem cancelamento gratuito, disponível em parceria com o buscador de hotéis. Porque isso permite que tenha maior flexibilidade caso mude de ideia a meio do roteiro ou queira ficar mais tempo em alguma cidade que tenha gostado. Faça a reserva com antecedência para garantir os preços mais baixos e cancele se encontrar melhores opções posteriormente.
Itinerário de carro entre Portugal e Espanha:
Dia 1 – Lisboa
Ao desembarcar em Portugal, a cidade de chegada é quase sempre Lisboa, a deslumbrante capital portuguesa. Então, como tem 7 dias pela frente de roteiro, recomendamos dedicar três dias a Lisboa, uma cidade ampla e cheia de pontos turísticos a visitar.
No primeiro dia, explore Belém, uma região famosa da cidade e onde ficam alguns pontos turísticos que poderá visitar no mesmo dia. Entre eles: a Torre de Belém, o Padrão do Descobrimento e o Mosteiro dos Jerónimos, assim como a tradicional casa de pastéis de Belém. Esses locais podem ser visitados a pé, pois estão próximos, sendo o Mosteiro uma parada especial devido à sua grandiosidade!
Depois de visitá-los, regresse ao centro da cidade e faça um passeio pelo Parque Eduardo VII. Ele não é enorme, mas dentro, poderá visitar ainda a Estufa Fria, que vale muito a pena. Após a visita, vá descendo, passando pelo Marquês do Pombal e iniciando o passeio pela Avenida da Liberdade.
Essa avenida é bastante ampla e está cheia de lojas de luxo em ambos lados. Além das lojas, conta também com restaurantes e cafés, perfeitos para uma pausa. Continue descendo e passará pelo Cinema de São Jorge, até chegar à Praça dos Restauradores. Depois, estará perto da Estação de trens do Rossio, que chama a atenção por sua fachada.
Se ainda tiver pique nesse primeiro dia de roteiro, aproveite a noite na capital, indo até uma de suas famosas baladas.
Dia 2 – Lisboa
No segundo dia em Lisboa, comece o seu dia explorando o centro histórico de Lisboa. Para isso, vá até à Baixa Lisboeta, ao nível do mar, na Praça do Comércio e percorra a Rua Augusta, uma rua tradicional repleta de lojas típicas, cafés e muito movimento. Vá subindo e admirando as paisagens ao redor, até chegar à Praça do Rossio. Lá, poderá descer por outra rua paralela à Rua Augusta, como a Rua da Madalena e continuar admirando a cidade.
Depois, visite a Sé de Lisboa e aqui a dica é esperar o elétrico passar! Posicione-se no final da rua para ter uma vista ainda melhor, já que o bondinho sobe em direção à Sé e depois faz a curva, o que rende ótimoas fotos.
Depois da Sé de Lisboa, suba pelo Largo de São Martinho, descanse da subida no Miradouro Santa Luzia e no das Portas do Sol e continue subindo até chegar ao imponente Castelo de São Jorge, apreciando a cidade do alto. Depois de tanto esforço, um bom jantar típico português é mais do que merecido! Por isso, confira a matéria sobre restaurantes em Lisboa, para ter uma ideia dos mais típicos.
Dia 3 – Sintra
No terceiro dia, faça um bate e volta a Sintra, uma encantadora vila que fica a 30 km de Lisboa. A Serra de Sintra abriga a maioria dos pontos turísticos, incluindo o imponente Palácio da Pena, um cartão postal da cidade.
Mas, além desse palácio, aproveite para explorar outros bastante notáveis, como o Palácio de Montserrate e a mística Quinta da Regaleira. Experimente ainda os doces típicos, como a queijada e os travesseiros de Sintra.
À noite, retorne a Lisboa e desfrute da vida noturna na região do Príncipe Real, que fica perto do Bairro Alto, mas que conta com um público mais maduro.
Dia 4 – Coimbra
No quarto dia da sua viagem de carro por Portugal e Espanha, vá para Coimbra. Por lá conheça a Sé Velha e a Sé Nova, duas catedrais. Ao lado encontrará a Universidade de Coimbra. Não ache estranho visitar o recinto, pois é lá que fica a Biblioteca Joanina, um ponto turístico imperdível. Passe a manhã toda explore a Universidade, incluindo a Sala das Armas, a Sala dos Capelos e a Sala do Exame Privado.
Almoce perto das margens do rio, principalmente se estiver um dia ensolarado e descanse um pouco. À tarde, vá até um recinto chamado “Portugal dos Pequnitos”, que fica no outro lado do rio Mondego. Trata-se de um parque temático incrível que recria alguns momunmentos e cidades portuguesas, em tamanho para os pequenos! Por isso, se for viajar para Portugal com as crianças, não se esqueça de adicionar este local ao roteiro. Elas vão amar!
Dia 5 – Aveiro
Já ouviu falar da “Veneza de Portugal”? A cidade de Aveiro é um encanto e muitas vezes comparada a Veneza por conta de seus canais e embarcações que lembram as gôndolas. As embarcações de Aveiro são os moliceiros, que se refere à pesca desse vegetal nas rias da cidade.
No centro histórico, admire a beleza dos edifícios e casas de estilo art nouveau. Visite o Museu de Aveiro, localizado dentro do Mosteiro de Jesus. Trata-se de um museu de arte religiosa integrado num convento do século XV e onde fica o túmulo de Santa Joana.
Depois, comece a pensar em seguir viagem para o Porto. Mas não deixe a cidade sem experimentar os “Ovos Moles”, um doce típico vendido também nas lojas próximas ao canal central. A dica é comprar uma caixa e levar para comer durante a viagem até ao próximo destino.
Saia de Aveiro no final do quinto dia de roteiro. A distância até o Porto é de 116 km, o que dá, aproximadamente, uma hora de carro. Comece a visita pelas margens do Rio Douro, passeando pela Ribeira, cartão postal da cidade, onde poderá jantar.
Dia 6 – Porto
Comece então por conhecer o centro histórico da cidade, visitando locais como a Igreja de São Lourenço, a Sé e a estação São Bento.
Suba até à Torre dos Clérigos e encare os mais de 200 degraus! O esforço vale a pena, pois lá de cima tem uma vista panorâmica da cidade do Porto. Almoce pela região, fugindo àqueles restaurantes colados aos locais turísticos, que praticam preços mais elevados. (Temos uma lista de bons restaurantes para comer no Porto que pode ajudar!)
Depois, desça pela Rua das Flores, pelo Mercado Ferreira Borges até chegar à Rua da Bolsa, com uma praça cheia de edifícios importantes e turísticos, como o Palácio da Bolsa e a Igreja de São Francisco.
Dia 7 – Porto
No último dia pelo Porto, explore a a região da Ribeira, visitando o Mosteiro de Santa Clara, fazendo uma visita às caves do vinho do Porto, para perceber como é a produção do vinho e até uma degustação, e finalize com um passeio de barco pelo Rio Douro, para ver a cidade com outra perspectiva.
À tarde, explore os Jardins do Palácio de Cristal para uma vista panorâmica do Porto, com a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro ao fundo. Termine o dia saboreando a autêntica francesinha no renomado restaurante Brasão, uma experiência culinária única.
Dia 8 – Guimarães e Braga
Acorde cedinho e dirija até Braga, a 56 km do Porto. Descubra o centro histórico, visitando a Catedral da Sé de Braga, o Tesouro da Sé e o Santuário do Bom Jesus do Monte. São os principais pontos turísticos da cidade.
À tarde, vá até Guimarães para explore a parte alta da cidade, visitando o Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel e o Paço dos Duques de Bragança. A distância entre Braga e Guimarães é de apenas 15km, por isso dá fácilmente para visitar as duas cidades no mesmo dia.
O próximo destino será Salamanca, na Espanha. Para isso, terá de percorrer cerca de 360km de carro, cerca de 3h30min. Por isso, escolha se prefere sair à tarde de Guimarães e dormir em Salamanca ou ficar essa noite em Guimarães e acordar cedinho no dia seguinte para seguir viagem.
Dia 9 – Salamanca
Salananca será a sua primeira cidade espanhola do roteiro desta viagem. Por isso, vai ficar com certeza encantado! E não é para menos, afinal, a cidade é conhecida pelo seu ambiente universitário e por seus pontos turísticos, muitos de origem celta. Sendo assim, comece pelo centro da Ciudad Vieja, passeando pela Plaza Mayor e visitando a Catedral antiga, a Catedral nova, a Casa de las Conchas e o Convento de St Stephen.
Depois de curtir um passeio de dia todo em Salamanca, dirija por mais 2h20 com destino a Madri, onde você dormirá nesta noite da sua viagem de carro por Portugal e Espanha.
Dia 10 – Madri
No 10º dia do seu roteiro por Portugal e Espanha já estará na capital espanhola, o que significa que terá muitos pontos turísticos para descobrir. Com calma, dedique pelo menos dois dias a esta cidade incrível. Comece então o seu dia visitando o Museu do Prado, um dos mais fascinantes museus de arte antiga do mundo, repleto de obras de mestres como Goya e Velázquez. O museu é grande, por isso umas 2h serão necessárias.
Depois de ver tantas obras de artes, descanse dando um passeio no Parque del Retiro, que fica ao lado do museu. É lá que fica uma famosa estátua do “anjo caído” e o deslumbrante Palácio de Cristal. Para complementar sua visita, explore a Plaza de España e o Templo de Debod, um templo egípcio do século II a.C, onde poderá admirar o pôr do sol. À noite, se desejar, desfrute de um autêntico espetáculo de música flamenca.
Dia 11 – Madri
No segundo dia na capital espanhola, acorde novamente cedo para aproveitar bem o dia. Vá então ao Museu Reina Sofia, uma instituição dedicada à arte moderna que abriga a icônica obra de Picasso, Guernica. Este quadro é de dimensões impressionantes, portanto esteja preparado para passar toda a manhã imerso em sua visita.
À tarde, dirija-se à majestosa Catedral de Madri, seguindo pela Calle Mayor. A catedral é também conhecida como Catedral de Almudena, e se destaca por sua vibrante arquitetura. Aproveite para subir à cúpula, onde poderá admirar a cidade do alto! Em seguida, explore o imponente Palácio Real, localizado em frente à catedral, dedicando algumas horas para sua visita, incluindo um passeio pelos exuberantes jardins, perfeitos para fotografias.
Por fim, termine o roteiro por Madri conehcendo a Plaza Mayor, uma praça repleta de bares e restaurantes para desfrutar de um jantar agradável.
Dia 12 – Toledo
Acorde cedinho no dia 12 para seguir a sua viagem de carro por Portugal e Espanha. O próximo destino é Toledo, a apenas 50 minutos de carro de Madri. Em Toledo, você pode passear por suas antigas ruas e explorar os pontos históricos como a Ponte San Martin, a Catedral de Toledo, o Monasterio de San Juan de los Reyes, o Alcázar de Toledo, a Sinagoga de Santa María La Blanca e o Museu del Greco, proporcionando uma experiência imersiva na história e na cultura da região.
Depois dessa visita, pode continuar viagem até Valência! Como são 390km, tente sair ainda de dia, para ir admirando a paisagem enquanto viaja. Estará saindo do interior do país em direção à costa, por isso a vegetação e paisagem muda bastante.
Dia 13 – Valência
Já estamos na penúltima cidade do roteiro de carro por Portugal e Espanha. Depois destes 12 dias, é provável que esteja mais cansado de tantas visitas e viagens. Sendo assim, dedique 2 dias a Valência e o restante a Barcelona, o que permite que descanse mais.
Aproveite para explorar o centro histórico, conhecido como Barrio del Carmen, lar da deslumbrante Catedral de Valência, que apresenta uma mistura de estilos gótico, barroco e neoclássico. E não deixe de visitar o Palacio de Comunicaciones, conhecido como Edificio de Correos, e a Lonja de la Seda, um mercado de seda gótico.
Dia 14 – Valência
No dia seguinte, explore mais de Valência antes de seguir viagem para Barcelona, uma jornada que levará aproximadamente 3h30min, oferecendo vistas deslumbrantes ao longo da costa. Assim, passe esse dia na parte moderna da cidade: a Cidade das Artes e Ciências.
Por lá poderá conhecer os pontos de interesse mais futuristas e modernos de Valência, como o Museu das Ciências; o Hemisfèric (um prédio em formato de olho); e o Oceanogràfic, que é o aquário da cidade, perfeito para quem vai viajar com as crianças.
Dia 15 – Barcelona
Por fim em Barcelona, passe a manhã no Parc Güell, uma magnífica obra de Antoni Gaudí, conhecida por suas cores vibrantes e sua rica flora, além de oferecer vistas panorâmicas da cidade. Depois, vá até à Plaça de Catalunya, que serve como ponto de acesso a duas das ruas mais famosas de Barcelona, Las Ramblas e Passeig de Gràcia.
Assim, continue por Las Ramblas, uma avenida bem arborizada repleta de cafés, barracas de souvenirs e artistas de rua. Faça uma pausa no Mercado La Boqueria, para experimentar iguarias típicas da cidade e da Catalunha. No Bairro Gótico, visite a Basílica de Santa Maria del Mar e o Museu Picasso e sem esquecer da Catedral de Barcelona!
- Veja onde ficar em Barcelona, com dicas das melhores regiões para se hospedar!
Dia 16 – Barcelona
No último dia da sua jornada, que tal visitar o Estádio Camp Nou do Barcelona? Lá poderá explorar o Museu do FC Barcelona e aprender sobre a rica história de um dos times mais famosos do mundo!
À tarde, visite a Plaça Espanya, onde encontrará o Museu Nacional de Arte da Catalunha. E depois, finalize a sua visita na região do Montjuic, onde poderá visitar o Castelo de Montjuic, construído para os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, passear no teleférico e ver a fonte mágica que se ilumina e dá um verdadeiro show de luzes.
Economize ao máximo na sua viagem a Portugal:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Então, não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa e Portugal, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Por isso, se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Portugal. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Portugal, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e assim, como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer destino. Por isso, veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!