O que fazer de graça em Lisboa

Veja o que fazer de graça em Lisboa! Separamos lugares que você pode visitar e atividades de lazer que não vão te custar nada.

Praça do Comércio em Lisboa

Veja o que fazer de graça em Lisboa! Separamos lugares que você pode visitar e atividades de lazer que não vão te custar nada em sua próxima viagem. Confira:

1. Tirar muitas fotos na Praça do Comércio

Este belíssimo cartão-postal da capital portuguesa é a praça mais famosa da Baixa Lisboa. A Praça do Comércio, também chamada de Praça Terreiro do Paço fica localizada bem ao lado do Rio Tejo.

O lugar conta como um pedaço da história do país, já que era lá onde ficava o antigo palácio dos reis de Portugal, entre eles o rei Manuel I. A praça é, também, uma das maiores de toda a Europa, medindo 180 m x 200 m.

Praça do comércio em Lisboa

2. Conhecer a Torre de Belém

Outra dica de atração para fazer de graça em Lisboa é visitar a Torre de Belém, que foi construída há mais de 500 anos e fica situada às margens do Rio Tejo. Ela já serviu como forte, prisão, alfândega e farol tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados de Portugal.

Nossa dica para você que não quer gastar para conhecer e Torre é ir no primeiro domingo de cada mês, pois a entrada é franca. Mas fique atento: chegue cedo, pois o local é muito concorrido nesse dia!

Você pode aproveitar e ir até o Mosteiro dos Jerônimos, também, ele possui a entrada paga, mas é belíssimo no seu exterior, e abriga uma igrejinha (a Igreja de Santa Maria), cujo acesso é livre.

Torre de Belém em Lisboa

3. Ir até os miradouros de Lisboa

Lisboa está repleta de miradouros, que nada mais são do que pontos mais altos

da cidade, em que você pode apreciar belíssimas vistas. Ainda que seu tempo de viagem seja curto, vale a pena visitar ao menos um deles!
Os mais populares são o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro de Santa Catarina em Lisboa, eles sempre têm gente, mas você pode procurar por outras opções como o Miradouro da Senhora do Monte em Lisboa e os vários outros da região de Alfama.

Você também pode conhecer o Panorâmico de Monsanto, mirante que tem se destacado muito na cidade, ele possui uma vista 360º da cidade, localizado no Alto da Serafina. O lugar é um antigo restaurante abandonado, e por isso tem uma estética bem “street”, cheio de grafites.

Miradouro em Lisboa

4. Andar pelo Parque Eduardo VII

O Parque Eduardo VII foi construído em 1903 como uma homenagem ao Rei Eduardo VII da Inglaterra, que ter visitado Lisboa para criar uma aliança entre os dois países. Além de ser muito bonito, este é um dos mais famosos parques de Lisboa.

Em seu topo, há um miradouro, de onde se tiram a maior parte das fotografias do parque e onde podemos ver a bandeira portuguesa.

Parque Eduardo VII em Lisboa

5. Ir até o bairro Chiado

Em sua ida a Lisboa, não deixe de separar um tempo especial para caminhar pelo belo Bairro Chiado, considerado um dos bairros mais boêmios da capital portuguesa por ser um reduto de artistas, poetas, escritores e intelectuais. O Bairro Chiado fica repleto de bares, restaurantes, cafés, lugares históricos e prédios belíssimos.

O Chiado fica entre os bairros da Baixa Pombalina e Bairro Alto, bem no coração de Lisboa.

Bairro Chiado em Lisboa
  • Se você vai para terras lusitanas, já anote tudo o que há para fazer na capital com a nossa lista de o que fazer em Lisboa.

6. Andar pelo LX Factory

Esse passeio vai agradar a todos, principalmente aos que gostam de estar em contato com diferentes espaços cultuais: o Lx Factory fica na região da Alcântara e foi, no passado, um complexo industrial.
Hoje, o Lx Factory tem a sua estrutura mantida, entretanto, o espaço tornou-se uma grande área de lazer! O lugar a céu aberto recebe muitos turístas, pois lá você tem um vista incrível para o Rio Tejo.

Além disso, dá pra aproveitar diversas feirinhas, artesanato, livrarias e MUITAS opções de lugares para comer e beber.

LX Factory em Lisboa

7. Conhecer a Casa do Alentejo

O lugar que mistura a cultura árabe e portuguesa vai te proporcionar uma experiência belíssima e inesquecível. Visitando a Casa do Alentejo, em Lisboa, você terá fotos memoráveis do lugar cuja arquitetura é deslubrante!
Ainda, no interior do lugar, existe um restaurante muito fino, além de uma taberna mais descolada, que serve o melhor da comida alentajana.

Casa do Alentejo em Lisboa

8. Ir ao Parque das Nações

Esta outra dica de o que fazer de graça em Lisboa é o Parque das Nações, que foi uma antiga área industrial que acabou se modernizando para virar a sede da grande Expo Mundial de 1998, que ocorreu na cidade naquele ano.

Hoje, o Parque das Nações é um dos lugares mais visitados da capital portuguesa. Caminhando por lá, você encontrará a Estação do Oriente, além do Oceanário de Lisboa e o teleférico. Sem contar que existe uma variedade de bares, restaurantes e lojas para você conferir.

Parque das Nações em Lisboa

9. Andar pela Rua Cor-de-Rosa à noite

Essa rua ficou famosa, antigamente, por ser uma rua de “casas de luz vermelha”. A “Pink Street” tinha muitos prostíbulos e que costumava ser evitada pelas pessoas por ter envolvido muita droga.

No entanto, a prefeitura de Lisboa quis mudar essa imagem do lugar e fez uma grande intervenção artística no local, transformando-a na “Rua Cor-de-rosa”. Hoje, a rua além de transformar a sua imagem, é um grande ponto turístico. Sendo uma das ruas mais legais da noite na cidade, cheia de bares modernos e gente bebendo na rua em um clima descontraído.

Rua Cor-de-Rosa em Lisboa

10. Ir aos museus gratuitamente

Na cidade, a grande maioria dos museus possuem a entrada paga, PORÉM eles costumam ser grátis em Lisboa um único dia da semana! Desse modo, se você deseja conferir os museus de Lisboa, entre nos sites oficiais daqueles que mais gostar e confira o dia de gratuidade deles – em geral costuma ser aos domingos.

Mas fique atento e chegue no horário de abertura do museu, na maioria das vezes é às 10h.

Museu do Chiado em Lisboa

11. Visitar a vila de Sintra

A vila de Sintra é uma das mais belas de Portugal, ela está repleta de pontos turísticos que nos transportam para outra época da história. Nela, você encontrará esplêndidos palácios e castelos, cujas entradas são pagas, mas valem a pena. Ainda, você andará por um centrinho turístico simpático e com muitas casas antigas.

Por ser localizada próxima à capital portuguesa, é muito fácil fazer um bate volta de Lisboa a Sintra.

Palácio da Penha em Sintra

12. Passear pela praia de Cascais

Este lugar é outra opção de o que fazer de graça em Lisboa, ele está a somente 30 minutos de carro da cidade e possui um centrinho lindo com praias maravilhosas. A cidade, além ter sido um local visitado pela família real portuguesa, é ótima para praticar esportes, ver fortificações e edifícios antigos lindos, e, claro, curtir a praia!

Praia de Cascais em Portugal

13. Realizar um “free tour” em Lisboa

Uma dica nossa super legal para fazer de graça em Lisboa é o “Free Tour”. Nesses passeios, oferecidos por algumas empresas, um guia faz uma excursão pela cidade e explicando tudo sobre a capital.

Apesar de o tour ser gratuito, no final, quase todo mundo dá uma gorjeta para o guia. Nós usamos sempre um site para comprar os passeios e ingressos de Lisboa e, nele, há mais de DEZ tours nesse estilo “free”:

  • Free tour por Lisboa (2h45, que é o tour mais geral)
  • Free tour noturno por Lisboa (2h30)
  • Free tour por Belém (2h30, que é focado na região de Belém)
  • Free tour pela Mouraria e Graça (2h30, que foca em dois bairros super charmosos e fora do comum em Lisboa)
  • Free tour pelo bairro de Alfama (2h30)
  • Free tour pelo Bairro Alto e Chiado (2h30)
  • Free tour do fado por Lisboa (2h30)
  • Free tour pela Lisboa alternativa (2h)
  • Free tour das mulheres ilustres de Lisboa (2h30)
  • Free tour da Inquisição e da escravidão (2h15)
  • Free tour dos mistérios e lendas de Lisboa (2h30)
Rua em Portugal

Economize ao máximo na sua viagem a Lisboa:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Lisboa, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Lisboa da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem por Portugal e até Espanha. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Lisboa. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Lisboa, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Lisboa para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem para qualquer viagem. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!