O que fazer de graça em Florença

Quer passear por Florença economizando bastante? Os passeios gratuitos são a melhor opção! E nessa matéria listamos os principais pontos turísticos que vão fazer você economizar muito. Veja: 1. Passeios pelas praças de Florença – Piazza del Duomo A Praça da Catedral, como o próprio nome diz, é a praça onde fica a Catedral de […]

O que fazer de graça em Florença

Quer passear por Florença economizando bastante? Os passeios gratuitos são a melhor opção! E nessa matéria listamos os principais pontos turísticos que vão fazer você economizar muito. Veja:

1. Passeios pelas praças de Florença

– Piazza del Duomo

A Praça da Catedral, como o próprio nome diz, é a praça onde fica a Catedral de Florença. Ela é uma das mais visitadas do país e conta com outros pontos turísticos muito interessantes, como o Campanário de Giotto e o Museo dell’Opera del Duomo, que possui obras da Basilica di Santa Maria del Fiore além de obras do artista Donatello.

Vista da Piazza del Duomo com muitas pessoas andando por lá.

– Piazza della Signoria

Essa praça é a mais importante de toda Florença e guarda um pouco da história e cultura da cidade. Por lá você encontrará monumentos incríveis como a Estátua equestre de Cosme I, o Palazzo Vecchio e a Fonte de Netuno.

Piazza della Signoria em Veneza

– Piazzale Michelangelo 

A Piazzale Michelangelo é outra praça na cidade que se tornou um importante ponto turístico, isso porque ela está localizada em uma região alta da cidade e, por isso, proporciona vistas incríveis. Nossa dica é que você vá para a praça ao final da tarde para pegar o pôr do sol, isso renderá fotos impressionantes!

Vista da Piazzale Michelangelo em Florença ao pôr do sol.

2. Passear pela Ponte Vecchio

Construída no ano de 1345, a Ponte Vecchio é uma das mais famosas do continente europeu. Ela é parte viva da história da cidade, pois preserva construções ao redor que datam do século XVI. Esse é um daqueles lugares que não podem ficar de fora em seu roteiro de viagem pela cidade e não se esqueça de tirar muitas fotos quando for até lá!



Ponte Vecchio em Florença

3. Visitar os parques e jardins de Florença

– Parque Le Cascine

Esta primeira opção de parque em Florença é um pouco mais afastado do centro histórico da cidade, mas vale muito a pena a visita. O parque, que abriga mais de 200 espécies de vida botânica, é perfeito para quem quer passear e descansar entre um passeio e outro.

Vista do Parque Le Cascine em Florença.

– Giardino dell’Orticultura

Este jardim encantador em Florença foi criado em 1859 pela Società Toscana dell’Orticultura e hoje é aberto ao público. Passeando por lá, você terá uma vista muito bonita da cidade e poderá admirar os canteiros de flores e levar as crianças para se divertirem em áreas próprias para elas.

Outra característica muito legal desse lugar é que no final de abril e no primeiro fim de semana de outubro o jardim oferece uma exposição/mercado de flores e plantas.

Giardino dell'Orticultura em Florença na Itália.

– Jardim delle Rose

Esta última sugestão de jardim para visitar em Florença é ideal para quem quer uma vista inesquecível da cidade. O Jardim delle Rose fica numa encosta próxima à Piazzale Michelangelo e é ponto de encontro de muitos moradores e turistas que descansam pelos gramados floridos do lugar. Vale a pena conferir!

Jardim delle Rose em Florença na Itália.

4. Igrejas com entrada gratuita em Florença

– Basílica San Miniato Al Monte

Essa igreja belíssima fica situada na Piazzale Michelangelo, bem no topo de uma colina na cidade. Erguida sobre o túmulo do mártir São Minias, a igreja teve sua construção finalizada em 1207 e até hoje encanta com sua arquitetura romântica.

Fachada da Basílica San Miniato Al Monte em Florença.

– Igreja Santa Maria Novella

Outra igreja com entrada franca para conhecer na cidade é a Santa Maria Novella. Ela começou a ser construída no século XIII, em 1279, e foi a primeira grande basílica de Florença. Uma das características mais incríveis desse lugar é a sua riqueza em tesouros artísticos, que está presente tanto no exterior quanto no interior do templo.


  • Quer descobrir mais dicas para a sua viagem a Florença e toda Itália? Confira mais conteúdos como este em nosso canal do YouTube!

Fachada da Igreja Santa Maria Novella em Florença

– Basílica Santa Maria del Fiore

Ao contrário do que muita gente pensa, a lindíssima Basílica – também conhecida como Catedral de Florença ou Duomo de Florença – tem a entrada gratuita, sendo paga apenas a subida para o mirante do lugar. A igreja possui o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e sua arquitetura é cheia de detalhes encantadores da arte gótica.

Basilica di Santa Maria del Fiore em Florença.

5. Visitar os museus gratuitos de Florença

– Casa Martelli

Este museu está localizado em uma casa onde viveu a antiga e importante família Martelli. Situada próxima ao Duomo, o museu preserva a antiga decoração e as pinturas de artistas como Piero de Cosimo, Luca Giordano e Salvador Rosa. Com certeza é um dos melhores museus para visitar sem pagar nada na cidade.

Interior do museu Casa Martelli. Nota-se uma exposição de quadros numa sala vermelha.

– Casa Guidi

Essa é outra casa-museu que você pode conhecer gratuitamente em Florença. A Casa Guidi pertenceu ao antigo casal de poetas Robert Browning e Elizabeth Barrett Browning e abriga livros, obras de arte, móveis que perteceram ao casal e uma pintura de Robert e Elizabeth.

Interior da Casa Guidi em Florença. Nota-se uma sala de paredes verdes com móveis e pinturas que pertenceram ao casal.

6. Admirar os Cenáculos de Florença

Para quem não sabe, o Cenáculo é, para os cristãos, o lugar onde Jesus Cristo realizou a Última Ceia com seus discípulos, e que está localizado em Jerusalém. Em Florença há muitas representações em pinturas desse momento e algumas podem ser admiradas de forma gratuita.

Cenacolo di San Salvi em Florença.

Os chamados “Cenáculos de Florença” estão localizados em monastérios e conventos pela cidade e são bastante antigos, alguns datam do século XIV! Aqui vai uma pequena lista de Cenáculos em Florença que você pode ver sem precisar pagar algum ingresso:

  • Cenacolo di San Salvi – localizado no Museu da Última Ceia de Andrea del Sarto.
  • Cenacolo di Santa Apollonia – localizado no Monastério Benedetino feminino de Santa Apollonia.
  • Cenacolo del Carmine – localizado no Convento del Carmine.
Cenacolo di Santa Apollonia em Florença.

7. Fazer tours gratuitos por Florença

Essa última dica é bem legal para quem gosta de fazer excursões guiadas e descobrir detalhes e curiosidades da cidade que poderiam passar despercebidos sem um guia ao longo do trajeto.

Há muitas opções de agências que oferecem tours gratuitos pela cidade e o negócio é pesquisar mesmo! Ainda assim, nós gostamos muito e sempre usamos os tours encontrados nesse site aqui, são uma ótima opção para quem quer desbravar Florença sem gastar muito.

Vista do Bairro Piazzale Michelangelo em Florença ao anoitecer.

Economize ao máximo na sua viagem a Florença:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Florença, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para os passeios de Florença da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Itália e toda Europa. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Florença. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Euros: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Florença, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip europeu, ainda no Brasil, clicando aqui. É fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar hospedado em Florença para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior é caríssimo, e é super importante fazer um seguro viagem ao viajar. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar pelo menor preço!