Confira ótimas dicas do Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires. Com uma impressionante coleção de arte que abrange séculos, ele é perfeito para quem deseja explorar a riqueza artística e histórica da Argentina e do mundo.
História do Museu Nacional de Belas Artes
Fundado em 1895, o Museu Nacional de Belas Artes surgiu com o objetivo de promover e preservar a arte nacional e internacional.
Inicialmente localizado em outro prédio, o museu foi transferido para sua atual sede em 1933, um edifício projetado por Alejandro Bustillo, originalmente concebido como uma estação de bombeamento de água.
Sobre a arquitetura, ela foi adaptada para abrigar uma das coleções mais importantes da América Latina.
Estrutura do Museu Nacional de Belas Artes
O MNBA possui mais de 30 salas de exposição distribuídas em d2 andares. O edifício combina uma arquitetura clássica com espaços amplos e bem iluminados, permitindo que os visitantes desfrutem das obras com tranquilidade.
O andar térreo abriga a coleção permanente, com obras de artistas europeus e argentinos renomados. Já o andar superior, é dedicado à exposições temporárias e eventos especiais.
O museu também conta com:
- Biblioteca especializada em arte: Uma das mais completas da Argentina.
- Loja do museu: Ideal para comprar lembranças artísticas.
- Auditório: Espaço para palestras e eventos culturais.
O que encontrar no Museu Nacional de Belas Artes
O MNBA abriga mais de 12.000 obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e artefatos. Alguns destaques incluem:
- Obras de Leonardo da Vinci, El Greco, Rembrandt, Goya, Monet e Rodin.
- Artistas argentinos como Antonio Berni, Benito Quinquela Martín e Xul Solar.
O legal é que o museu constantemente renova suas exposições temporárias, trazendo mostras que vão da arte clássica à contemporânea.
Por fim, uma das principais atrações do MNBA é sua coleção dedicada à arte latino-americana, que celebra a riqueza e diversidade cultural da região.
Dicas para visitar o Museu Nacional de Belas Artes
O museu abre de terça a sexta, das 11h às 19h30. Já aos sábados e domingos, ele abre mais cedo, às 10h. E, às segundas-feiras, ele permanece fechado. Mas, é sempre bom verificar os horários no site oficial antes da visita.
Uma das grandes vantagens do MNBA é que a entrada é gratuita, tornando-o acessível para todos. Além disso, para aproveitar a visita com mais tranquilidade, recomendamos ir durante a semana e evitar os horários de pico, como finais de tarde e fins de semana.
Quanto à localização, ele pode ser facilmente encontrado na Av. Del Libertador 1473. Para chegar lá de transporte público, existe os ônibus coletivos, linhas 17, 61, 62, 67, 92, 93, 110, 124 e 130. Já para quem for de metro, é só acessar a linha H, estação Facultad de Derecho.
Um ponto bem interessante, também, a saber é que o Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires possui acessibilidade. Ele está composto por: elevador, rampas, instalações sanitárias para pessoas com necessidades especiais e eles aceitam cães-guia.
E, para concluir as dicas do Museu Nacional de Belas Artes, saiba que é permitido fotografar nele, mas sem o uso de flash, para preservar as obras.
Sobre a visita guiada pelo Museu Nacional de Belas Artes
Existe uma visita guiada pelo Museu Nacional de Belas Artes que é incrível. Nós já fizemos e recomendamos a todos os nossos leitores. O itinerário dela funciona assim:
- No horário marcado, você começará a visita.
- Haverá uma guia formada em História da Arte, que irá mostrar a coleção permanente do museu, com obras-primas de artistas argentinos e criadores estrangeiros.
- Após 1h30, você finalizará o tour, podendo visitar por conta própria salas da coleção permanente que mais gostou.
- O preço para este passeio costuma ficar em torno de 122 reais por pessoa.
O que fazer nos arredores do Museu Nacional de Belas Artes
O MNBA está localizado no bairro da Recoleta, uma das regiões mais elegantes de Buenos Aires. Após a visita ao museu, você pode explorar:
- Cemitério da Recoleta: Famoso por sua arquitetura e por abrigar o túmulo de Eva Perón.
- Centro Cultural Recoleta: Um espaço dinâmico com exposições e eventos.
- Plaza Francia: Ótima para um passeio ao ar livre.
- Rosedal de Palermo: Um lindo jardim repleto de flores, perfeito para relaxar.
Curiosidades sobre o Museu Nacional de Belas Artes
Algumas curiosidades do Museu Nacional de Belas Artes são:
- O MNBA possui a maior coleção de arte pública da Argentina.
- Muitas das obras europeias foram adquiridas no início do século XX, quando Buenos Aires vivia seu auge econômico.
- O museu é um dos mais visitados da América Latina, recebendo milhares de turistas todos os anos.
Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:
- Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
- Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
- Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
- Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
- Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
- Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
- Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
- Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!