Dicas do Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires

Confira ótimas dicas do Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires. Com uma impressionante coleção de arte que abrange séculos, ele é perfeito para quem deseja explorar a riqueza artística e histórica da Argentina e do mundo.

História do Museu Nacional de Belas Artes

Fundado em 1895, o Museu Nacional de Belas Artes surgiu com o objetivo de promover e preservar a arte nacional e internacional.

Inicialmente localizado em outro prédio, o museu foi transferido para sua atual sede em 1933, um edifício projetado por Alejandro Bustillo, originalmente concebido como uma estação de bombeamento de água.

Sobre a arquitetura, ela foi adaptada para abrigar uma das coleções mais importantes da América Latina.

Estrutura do Museu Nacional de Belas Artes

O MNBA possui mais de 30 salas de exposição distribuídas em d2 andares. O edifício combina uma arquitetura clássica com espaços amplos e bem iluminados, permitindo que os visitantes desfrutem das obras com tranquilidade.

O andar térreo abriga a coleção permanente, com obras de artistas europeus e argentinos renomados. Já o andar superior, é dedicado à exposições temporárias e eventos especiais.

O museu também conta com:

  • Biblioteca especializada em arte: Uma das mais completas da Argentina.
  • Loja do museu: Ideal para comprar lembranças artísticas.
  • Auditório: Espaço para palestras e eventos culturais.
Fachada do Museu Nacional de Belas Artes

O que encontrar no Museu Nacional de Belas Artes

O MNBA abriga mais de 12.000 obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, desenhos e artefatos. Alguns destaques incluem:

  • Obras de Leonardo da Vinci, El Greco, Rembrandt, Goya, Monet e Rodin.
  • Artistas argentinos como Antonio Berni, Benito Quinquela Martín e Xul Solar.

O legal é que o museu constantemente renova suas exposições temporárias, trazendo mostras que vão da arte clássica à contemporânea.

Por fim, uma das principais atrações do MNBA é sua coleção dedicada à arte latino-americana, que celebra a riqueza e diversidade cultural da região.

Dicas para visitar o Museu Nacional de Belas Artes

O museu abre de terça a sexta, das 11h às 19h30. Já aos sábados e domingos, ele abre mais cedo, às 10h. E, às segundas-feiras, ele permanece fechado. Mas, é sempre bom verificar os horários no site oficial antes da visita.

Uma das grandes vantagens do MNBA é que a entrada é gratuita, tornando-o acessível para todos. Além disso, para aproveitar a visita com mais tranquilidade, recomendamos ir durante a semana e evitar os horários de pico, como finais de tarde e fins de semana.

Quanto à localização, ele pode ser facilmente encontrado na Av. Del Libertador 1473. Para chegar lá de transporte público, existe os ônibus coletivos, linhas 17, 61, 62, 67, 92, 93, 110, 124 e 130. Já para quem for de metro, é só acessar a linha H, estação Facultad de Derecho.

Um ponto bem interessante, também, a saber é que o Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires possui acessibilidade. Ele está composto por: elevador, rampas, instalações sanitárias para pessoas com necessidades especiais e eles aceitam cães-guia.

E, para concluir as dicas do Museu Nacional de Belas Artes, saiba que é permitido fotografar nele, mas sem o uso de flash, para preservar as obras.

Obras no Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires

Sobre a visita guiada pelo Museu Nacional de Belas Artes

Existe uma visita guiada pelo Museu Nacional de Belas Artes que é incrível. Nós já fizemos e recomendamos a todos os nossos leitores. O itinerário dela funciona assim:

  • No horário marcado, você começará a visita.
  • Haverá uma guia formada em História da Arte, que irá mostrar a coleção permanente do museu, com obras-primas de artistas argentinos e criadores estrangeiros.
  • Após 1h30, você finalizará o tour, podendo visitar por conta própria salas da coleção permanente que mais gostou.
  • O preço para este passeio costuma ficar em torno de 122 reais por pessoa.

O que fazer nos arredores do Museu Nacional de Belas Artes

O MNBA está localizado no bairro da Recoleta, uma das regiões mais elegantes de Buenos Aires. Após a visita ao museu, você pode explorar:

  • Cemitério da Recoleta: Famoso por sua arquitetura e por abrigar o túmulo de Eva Perón.
  • Centro Cultural Recoleta: Um espaço dinâmico com exposições e eventos.
  • Plaza Francia: Ótima para um passeio ao ar livre.
  • Rosedal de Palermo: Um lindo jardim repleto de flores, perfeito para relaxar.
Recoleta em Buenos Aires

Curiosidades sobre o Museu Nacional de Belas Artes

Algumas curiosidades do Museu Nacional de Belas Artes são:

  • O MNBA possui a maior coleção de arte pública da Argentina.
  • Muitas das obras europeias foram adquiridas no início do século XX, quando Buenos Aires vivia seu auge econômico.
  • O museu é um dos mais visitados da América Latina, recebendo milhares de turistas todos os anos.

Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!