Obelisco: Cartão-postal de Buenos Aires

Confira tudo sobre o Obelisco. Este cartão-postal de Buenos Aires é parada obrigatória para qualquer roteiro na cidade.

História do Obelisco de Buenos Aires

Inaugurado em 23 de maio de 1936, o Obelisco foi construído para comemorar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires. O projeto foi assinado pelo arquiteto argentino Alberto Prebisch, que também projetou o famoso Teatro Gran Rex. Sua construção foi concluída em apenas 31 dias, uma verdadeira façanha para a época.

O Obelisco não é apenas um monumento, mas um símbolo da identidade portenha e da história argentina. Ele representa a modernidade e o dinamismo de Buenos Aires, além de ser um excelente ponto de partida para explorar a cidade. Visitar o Obelisco é como sentir o coração pulsante dessa metrópole vibrante.

Como é a arquitetura do Obelisco?

Com 67,5 metros de altura e feito em concreto e pedra calcária branca, o Obelisco é um marco imponente que se destaca na paisagem urbana. Em cada um de seus lados, há inscrições que narram momentos importantes da história argentina, como a primeira vez que a bandeira nacional foi hasteada em Buenos Aires.

Ele está situado no cruzamento da Avenida 9 de Julio, considerada a mais larga do mundo, com a Avenida Corrientes, um ponto central e de grande movimento.

Obelisco em Buenos Aires

Existem vários passeios em Buenos Aires que fazem uma parada para a contemplação do Obelisco. Nossa sugestão é para que você adquira o seu ingresso para um dos tours com antecedência, para ficar despreocupado com este item da viagem e só curtir quando estiver por lá.

Algumas atividades que incluem a visita ao monumento são:

O que encontrar no Obelisco e nos arredores?

O Obelisco é impressionante à luz do dia, mas à noite, ele ganha uma iluminação especial, muitas vezes personalizada para datas comemorativas ou eventos especiais. Esse ponto é frequentemente usado para eventos culturais, shows ao ar livre e celebrações esportivas, especialmente quando o time nacional conquista vitórias.

Ao redor do Obelisco, você encontra pequenas praças e áreas verdes, como a Plaza de la República, onde pode descansar, tirar fotos e apreciar o movimento da cidade. Além disso, a poucos passos do monumento é possível encontrar teatros famosos, como o Teatro Colón, cafés, como o Café Tortoni, e a movimentada Avenida Corrientes, conhecida por suas livrarias e restaurantes.

Como visitar o Obelisco?

Embora não seja possível entrar no Obelisco, ele é facilmente acessível para fotos e visitas ao seu entorno. Uma dica é aproveitar a localização central para incluí-lo no roteiro junto com outros pontos turísticos.

  • Metrô: As linhas B, C e D têm estações próximas. Desça na estação Carlos Pellegrini ou 9 de Julio.
  • Ônibus: Várias linhas de ônibus passam pelo Obelisco, dada sua localização central.
  • A pé: Se estiver hospedado no centro, uma caminhada até o Obelisco é uma ótima maneira de explorar a região.

Você pode visitar o Obelisco a qualquer hora do dia, mas ele é especialmente encantador ao entardecer e à noite, quando as luzes da cidade criam um cenário mágico.

Dicas para aproveitar ao máximo

Para capturar fotos incríveis, sugerimos visitá-lo bem cedo ou ao pôr do sol, quando o movimento é menor e a iluminação é mais suave.

Além disso, aproveite para explorar a Avenida Corrientes, conhecida como a “Broadway de Buenos Aires”, com seus teatros e cafés tradicionais. E, um alerta é para ficar atento ao trânsito. A área ao redor do Obelisco é muito movimentada. Portanto, tenha atenção ao cruzar as avenidas e prefira usar as faixas de pedestres.

Região do Obelisco em Buenos Aires

Curiosidades sobre o Obelisco

Quando foi erguido, o Obelisco foi alvo de críticas e até mesmo de tentativas de demolição por parte de alguns setores da sociedade. E, outra curiosidade interessante é que, em diversas ocasiões, o Obelisco recebe iluminações coloridas que simbolizam causas importantes, como o Outubro Rosa e o Dia da Independência.

Economize ao máximo na sua viagem a Buenos Aires:

  • Economizando: quer planejar sua viagem aproveitando melhor o seu orçamento? Não deixe de ler nossa matéria de como viajar barato para Buenos Aires, com todas as dicas para economizar ao máximo, sem deixar de aproveitar!
  • Ingressos: saiba onde comprar seus ingressos para as atrações de Buenos Aires da forma mais barata e segura.
  • Carro: esse é um item que facilita muito a viagem pela Argentina, de norte a sul. Se você estiver pensando em alugar um, não deixe de ler como alugar um carro em Buenos Aires. São dicas de como alugar o carro pelo menor preço possível.
  • Pesos: conheça qual a melhor forma de levar seu dinheiro para Buenos Aires, com os prós e contras de cada opção. Existe uma nova forma que é muito mais barata!
  • Celular: quer usar o celular durante toda a viagem, sem preocupações? Já garanta um chip internacional, ainda no Brasil, clicando aqui. É mais fácil e barato!
  • Hospedagem: veja nossa matéria de onde ficar em Buenos Aires para saber qual é a melhor localização e como economizar muito no hotel.
  • Seguro viagem: o atendimento médico no exterior pode sair caro, e é super importante fazer um seguro viagem para estar coberto contra imprevistos. Veja aqui as dicas de como conseguir o melhor (e mais barato) seguro viagem.
  • Transfer: precisa de um para ir do aeroporto ao hotel? Saiba aqui como reservar e pelo menor preço!